Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Levem-nos aos paredões! Eles não sabem o que falam. Palavras do Senhor!


Levem-nos aos paredões!
Eles não sabem o que falam. Palavras do Senhor!

"Dê o primeiro passo na fé. Você não precisa ver a escada inteira. Apenas dê o primeiro passo."

Escotismo amado, escotismo sem igual, escotismo que me deu outra forma de viver, escotismo que fez de mim alguém que acredita na força dos jovens do Brasil do amanhã. Louvemos o escotismo que amamos. Gritemos aos quatro ventos que para nós não existe nada que nos forneça uma filosofia de vida como o escotismo. Deixem as nuvens levarem nossas mensagens aos quatro cantos da terra. Uma vez Escoteiro sempre Escoteiro.

Lindo de montão. Eu mesmo repito isto todas as noites e as manhãs de sol chuva ou de inverno. Mas minha voz alcança até onde? Meus amigos? Meus familiares? Até onde ela alcança? Os vizinhos do bairro? Da minha cidade e da minha nação? Sei que não. Sei que nosso movimento amado não vai tão longe. Ele é um completo desconhecido. Preocupam-se os gigantes da terra do Nunca em alterar, em mudar e nós subservientes mortais Escoteiros aceitamos sem saber se o caminho é o certo e aplaudindo e justificando.
Quantas vezes já desfizeram do nosso querido movimento? Para mim dezenas de vezes. Sei que a revolta foi nossa só nossa, pois o público ou os leitores se divertiram com o acontecido. Eles reconhecem o Escoteiro por aquele menino ou menina que ajuda a velhinha a atravessar a rua e mais nada. Agora eu pergunto de quem é a culpa? Deles o público ou nossa? Dirão – Nem pensar Chefe, a culpa é deles. Será? Afinal eles nem sabem o que é escotismo, para que serve, qual a sua finalidade, pois desconhecem completamente as vantagens de um movimento de jovens reconhecidamente com altos valores em outros países.

Culpa nossa? Sempre somos os culpados? Até que sim, pois desconhecemos a nossa presença nos atos públicos, bem uniformizados e fazendo o proselitismo que se faria necessário. Mas isto basta? Onde está aquele marketing agressivo? Aquele marketing mostrando o que somos e para que servimos? Estamos mendigando favores de políticos que nada fazem por nós. Colocamos lenços em autoridades que se comprazem em sorrir para as massas do seu partido e visando eleições futuras. Mas Chefe – diriam – Eu não posso fazer isto, não tenho como. – Concordo você não, mas se foram eleitos lideres Escoteiros eles não seriam os responsáveis? Sei que você ou alguns de vocês dirão – Mas Chefe! Eu não votei em ninguém. As normas votaram. Eu não tenho direito a voz e voto. E agora José?

Quantos Pedro Bial da vida precisamos para aumentar nossa revolta? Risos. Eles nem sabem o que é isto. Não entendem nada de escotismo. Fazer uma nota de pesar ou pedir desculpas não ajuda, e o gigante Globo não está nem aí.  Somos uns eternos conformados. Fazemos nosso trabalho acreditando que os outros também o farão. Depois lamentamos as injurias as performance de atores, de repórteres e de outros tantos que estão aí levando nosso nome à panaceia de um programa global. Bial não foi o primeiro e até acredito que ele nem sabia do resultado. Mas os verdadeiros culpados ficarão impunes sempre. Eles foram eleitos para mostrar ao nosso Brasil que o escotismo é tudo para uma nação. Ele poderia ser a salvaguarda de uma juventude que precisa de orientação, Mas enquanto formos subservientes em uma Lei e Promessa que eles nos impingem a cada momento, nos jogando sem nos perguntarem em alterações de normas, distintivos, uniformes ou como o chamam de vestimenta, acredito que não temos o direito da revolta, apesar de que ela dói e machuca muito.

Como fazer quando fazer ou fazer o que, é uma pergunta que faço sempre. Afinal somos ou não um movimento democrático? Ou a primeira lei de uma democracia seria votar e ser votado, e exigir a transparência que não nos é dada. O mote de vá a Assembleia, de se preocupar com nossos jovens entre outros é muito lindo, mas não é real quando vemos que nos desconhecem como um movimento sério e formação de caráter. Enquanto os meios educacionais não nos respeitarem como um movimento de jovens que pode dar dividendos enormes ao país, enquanto autoridades não nos reconhecerem com a responsabilidade de falar de igual para igual, seremos isto que todos estão vendo. Uma preocupação de alterações de uniforme, distintivos e programas não vai resolver. Esquecem o mais importante. Um marketing agressivo em órgãos da imprensa falada, escrita e televisada. Quem no passado viu este marketing na CNN em espanhol sabe o que é.

Aguentem, pois o Pedro Bial mesmo que suas desculpas não satisfez a massa escoteira. Lembremos que passaram anos e anos e continuamos os mesmos. E querem saber? Acredito que a culpa é nossa e de mais ninguém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários