Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

terça-feira, 15 de julho de 2014

Ainda bem que não posso mais ser Chefe Escoteiro.


Conversa ao pé do fogo.
Ainda bem que não posso mais ser Chefe Escoteiro.

        Que a moçada fique contente. Eu não posso mais ser um Chefe Escoteiro. Não iam gostar de mim. Por um lado aprenderiam coisas incríveis, artimanhas, engenhocas, fazer doze nós com uma só mão nas costas, amarrado pela perna em uma árvore, duas linhas na boca, De cabeça para baixo por quinze minutos, puxa! E transmissão de semáforos? Iam aprender a transmitir mais de 45 letras por minuto. Pouco? Iam aprender a dormir em montanhas, em picos altos, no alto de uma arvore, em cima de pedras, mas tendo tempo iam aprender a fazer um colchão tão gostoso que não iam lembrar mais dos seus. Iam aprender a atravessar um rio pequeno com uma ponte pênsil, e se estivessem acampados uma ponte elevadiça onde ninguém nos surpreenderia a noite. Iriam aprender a fazer poltronas móveis no campo, mesa de diversos tipos, cinco amarras, quatro costura de arremate, laçar uma corda e esticar somente com uma mão.

          Bem isto é só para adoçar, pois seria um Chefe exigente, mas um grande amigo. Nem pense em andar mal uniformizado em minha frente. Dizem que meu olhar fazia uma fogueira sem fósforos. Esqueçam esta de andar com o lenço mal colocado. Nem pensei em se uniformizar sem meião. E todos os dias de campo eu iria ver se você tomou um bom banho, se lavou suas roupas sujas, pois afinal levar para a mamãe é coisa de gente mole que eu chamo Pata Tenra. Você é um Pata Tenra? Se for e estiver em minha tropa vai aprender a ser Escoteiro de verdade. Ou acha que ser Escoteiro é ir para o campo com seu celular e ficar de lá postando no facebook: - Estou cozinhando, vou me lavar, o sol tá quente, a lua chegou. Ias levar um quiproquó que nunca mais ia esquecer. Uma lavada você ia receber. Não dou colher de chá!

           Mas você ia ser um Monitor respeitado, aceito como líder, ia ter uma patrulha que dariam a vida por você. Um dia iriamos fazer um ninho de águia há pelo menos oito metros de altura. Faríamos uma casa de João de Barro e você iria aprender com ele por aonde vai e vem o vento, quando vai chover, ia ficar um bamba na orientação noturna. Nunca ia se perder. Mas eu seria duro com você. Seu amigo sim, amigo em todas as horas, se precisasse de mim era só me chamar. Eu iria ouvir você, não iria tirar sua razão, quem sabe mostrar outro caminho isto se me pedisse. Mas iria exigir de você. Palavras chulas nem pensar. Afinal o Escoteiro é ou não um cavalheiro? Ele não tem como herói um Sir Lancelot? Respeitador, honesto, trabalhador, sincero, ético e teria honra, uma honra que daria sua vida para não perdê-la.

           Mas eu não posso mais ser um Chefe Escoteiro. Não vou conseguir levar você para as grandes aventuras que sonho em fazer. Quem sabe explorar uma selva inóspita? Eu e você e as patrulhas da tropa iriamos seguir as pegadas de Borba Gato. Sabe quem é? Ou então iriamos procurar diamantes em Diamantina, ou ouro em Ouro Preto, entrar em minas velhas, seguir por quilômetros e sair proximo a Nova Lima já pensou? Tudo por baixo da terra. Uma semana dentro de uma mina de ouro? Já pensou em seguir as pegadas de uma onça parda e dar de cara com ela? Que susto eim? Que tal uma armadilha para pegar uma jaguatirica e depois soltar? Que história daria para você contar aos seus amigos. Claro que iria mostrar quem são seus amigos de verdade. Iria mostrar que seguir para o oeste não significa que você vai para o céu. E as noites eu e você andando ao léu, a procura de um lugar, uma chuva torrencial, você iria aprender a se defender, não chorar feito pata tenras afinal você é um Escoteiro e o Escoteiro não se dobra as adversidades. Pena que não posso ser mais um Chefe Escoteiro. Iria ter uma tropa amiga, respeitadora, com os melhores acampadores e sapadores, tropa exímia em tudo na arte de se defender e atacar. Tropa que monta um campo em duas horas e está pronta para partir em trinta minutos.

       È meu amigo, você tem sorte ou azar. Eu não posso mais ser um Chefe Escoteiro. Se você fosse Escoteiro ou Escoteira da minha tropa não diria que colocando um lenço Escoteiro você representa a organização. Não representa, para mim não. Para os outros talvez, aqueles que não se preocupam com a patrulha, que correm de Jamboree em Jamboree, que vão atrás destas aventuras Escoteiras regionais e nem dá bola para os seus maiores amigos da patrulha. Afinal você não tem orgulho deles? Você vai e eles ficam? E lá, você vai conhecer um mundão de gente e quando voltar o que dirá a eles? Que você foi e eles não? Falar ou dizer o que? Não precisa? Pendure seu lenço pelas pontas, é moda. A Europa Escoteira faz assim. Lenço é lenço, representa seu grupo, conta sua história, mas não diz que você é um Escoteiro, o que diz ao público é seu uniforme, limpo, bem passado, bem postado e você se mostrando ser digno dele.

         Ainda bem que não posso mais ser um Chefe Escoteiro. Não posso mesmo. Nunca iria fazer o que fiz quando fui um. - Olá moço da estrada de ferro, passagens para 28 meninos Escoteiros. – Vão para onde Chefe? – Alguma parada onde só tem uma estação e uma trilha que nos leve para longe quem sabe para uma floresta mal assombrada? Quero ir com eles conhecer novos caminhos, explorar vales e campinas, subir em escarpas e descer em cavernas profundas. Quero com eles fazer novas trilhas, acampar onde o homem nunca pisou. Quero mostrar a eles que podemos percorrer quilômetros sorrindo, que podemos passar horas sem beber e comer. Mas quero chegar onde uma bela cachoeira deixa no ar um bruma linda, que molha nossos rostos, que iremos maravilhar com os peixes pulando a procura de um local para sua desova. Mas eu não posso mesmo. Não sou mais aquele que tinha um sorriso nos lábios, que fincava seu chapéu na cabeça e partia para grandes atividades aventureiras. Vais para onde Chefe com seus Escoteiros? Nòs? Vamos para onde o vento nos levar!


         Bom para você, ruim para mim. Pois é. Para você que não vai me seguir, e eu por não poder mostrar como se forja um Escoteiro de verdade. Como se faz um homem de caráter. Mas você já tem seu Chefe. Ele vai lhe dar tudo isto. Ele não vai ser como eu. Ele é liberal, aceita a modernidade e se preocupa muito com você. Ele é um bom Chefe, quem sabe melhor do que eu. Espero mesmo que ele seja assim. Um exemplo para você seguir e se por acaso ele não saber tomar o rumo do oeste diga a ele para seguir o sol. Aprenda com ele o quanto ele tem de experiência. Conte para ele sua vida e o conselho que ele lhe dar aceite. Ele só pensa em seu próprio bem. Espero que ele seja como eu. Sem dar colher de chá, sem sopa, sem moleza, fazer fazendo, marchando correndo acampando neste mundo de Deus. Infelizmente agora vou esperar outra vida, nesta não dá mais. Uma pena que eu não posso mais ser seu Chefe Escoteiro! Mas aproveite o seu. Ele vai dar tudo que eu agora não posso mais.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários