Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sábado, 10 de janeiro de 2015

Você vai ao Jamboree?


Crônicas de um Velho Escoteiro
Você vai ao Jamboree?

                  Há alegria no ar. Comentários do norte ao sul. Estou embarcando! Natal me espere! Sorrisos mil. Alguns já estão lá se refrescando nas maravilhosas praias do Rio Grande do Norte – Fotos de jovens e adultos, ops, a maioria adultos sorrindo em ônibus, aviões, automóveis e até motos. Soube de uns que estão indo a pé. Desta turma eu gosto. Escotismo é assim, ou vai ou racha. Alguns me escreveram comentando o trabalho que deu para conseguir os meios financeiros para a viagens. Quermesses, rifas, fila de espera para falar com autoridades sem contar as eternas ”vaquinhas” entre chefes. Como se diz por aí, Escoteiro se vira, ele não é quadrado nem redondo. Para ele a palavra impossível não existe. Outros um dia me disseram que quem quer anda e não manda. Cada um tendo na ponta da língua sua explicação para tudo. Um deles me garantiu que vai com toda a tropa e olhe Chefe disse ele – A maioria classe média sem dinheiro sobrando. Eu acredito. Afinal são chefes Escoteiros do mais alto gabarito.

              - Chefe! Qualquer um pode ir! Dizem-me por aí. Verdade. Qualquer um, mas precisamos ensinar os demais que não vão. Afinal somos quase 85.000 membros da UEB. Ela não admite a presença das outras associações – Ela é daquelas que dizem façam o que eu mando e não o que faço – Sexto artigo da lei? Dizem que o mundo é assim, quem pode, pode que não pode se sacode. Verdade? Eu já escrevi muitas histórias de meninos e meninas que sonhavam em participar de um e nunca puderam ir a um Jamboree. – Chefe! Disse-me um deles. A UEB não poderia facilitar mais? Ajudar aqueles que se esforçaram para ser um Lis de Ouro, uma Escoteira da Pátria? – Não sei digo a eles. Cada um com seus “pobremas”! Sempre me bati em defesa de quem não tem. Afinal não aceito que fazer escotismo é só para ricos. Quando escrevo artigos assim dezenas de chefes se sentem magoados. Acham que me dirijo a eles. Never! Eu sempre pensei assim, fui de outra época, fui ao Rio em um Ajuri de bicicleta. Quase 800 quilômetros de distancia e cheguei lá duro sem “Money”.

                  Eu sei que não existe almoço grátis. Tem um Chefe que sempre fica me dizendo isto. Ele tem razão. Grátis só mesmo rezar na igreja e pedir a Deus uma passagem e o dinheiro da taxa.  Mas cuidado quando pedirem a você o dízimo do dia. Como não entendo da estrutura, dos gastos, do corre, corre para se montar um “bicho” destes, melhor é me calar. Eu precisava saber quanto deu de lucro, isto se deu e claro. Mas e o marketing? Dos refrigerantes, dos picolés, das lembranças, das fotos de empresas A e B. Se a UEB pode gastar com processos aqui e ali contra os que de lança em punho se erguem em seus cavalos brancos contra ela, este rico dinheirinho não podia ser canalizado para isto? Quando terminou o Jamboree do Rio de Janeiro me martelei a procura da prestação de contas. Nunca vi. Uns dizem que deu um rio de dinheiro e outros que deu prejuízos. Prejuízos? Interessante, depois deste jamboree cada estado queria tirar sua casquinha. Cada um fez o que pode para seu Jamborizinho. Contaram-me e não posso provar que o caixa aumentou e muito em todos eles.  

                  O duro mesmo é ver alguns grupos aonde uns poucos da tropa vão e os demais não. Explicações? Sei não, podem me dar milhares, mas para mim é difícil entender. Sou meio “burro” para isto. Hoje temos muitos colaboradores voluntários que tem condições para ir a qualquer ponto do Brasil. Tem até aqueles que vão para o Jamboree Mundial. Um sonho para o escoteirinho de Brejo Seco? “Pobrema” dele irmão, dirão. Mas caramba, ele não acreditou um dia que somos todos irmãos? Ai aparece aquele sabido a dizer – Irmãos sim, mas quem mandou ele ser pobre? Não vou dizer que estão derramando lágrimas porque não estarão em Natal. Natal? Onde Jesus nasceu? Nada disto meu amigo, é aonde vai se realizar o Jamboree. Lá dos 5.000 teremos quase 2.300 só de adultos. Muitos vão para ser “Staff” pagam uma pequena parcela para ajudar. Espírito Escoteiro é assim. Afinal os chefes sempre pagam nos grupos. Mensalidades, taxas de curso, taxas mensais e tem aqueles que esquecem suas famílias e estão sempre a ajudar um escoteirinho ou uma escoteirinha mais pobre.

                 O sonho de todo Escoteiro e Escoteira é estar em um Jamboree. Sonhos de uma noite de verão? Mas convenhamos, já pensou Dona Dilma dizendo: - Que a Força aérea leve todo mundo para natal. – Ela complementa: Doutor Joaquim Levy, separe uma verba para todos os jovens Escoteiros do Brasil ir participar. Será que o Congresso Nacional não iria pedir para ir também? Uma boquinha desta ninguém despreza, ainda mais alguns deles que não perdem uma na Petrobrás. “Moço o petróleo é nosso”! Kkkkk. Melhor rir. Mas cá prá nós, temos estrutura e know-how para fazer um Jamboree com 55.000 mil Escoteiros? E se por um acaso sem acaso os “home” da UEB resolvessem convidar as demais associações Escoteiras do Brasil? Afinal nem as bandeirantes são convidadas, ou são? Mas isto são estrelas brilhantes. Só dá para ver e não pisar em estrelas espalhadas pelo céu nesta fantástica via láctea.

                  Putz grila! Que tema danado de espinhoso. Alegria para uns tristezas para outros. O duro é ver um ou outro aparecendo aqui e ali e dizendo: Amanhã eu vou! Amanhã? Não Chefe, no próximo! – Boa viagem. Isto me faz lembrar um pássaro que quando eu era pequeno a gente acampado na mata o ouvia cantar – “Amanhã eu vou”. E não parava de dizer “Amanhã eu vou”. Tentei me lembrar do nome mas me disseram ser o Curiango quem canta assim. Zé Ramalho escreveu uma musiquinha com o título - Amanhã eu vou.  Para ele o pássaro era uma Carimbamba. Como não sou um expert nisto, melhor é dizer que meu Jamboree é meu sonho de ver dezenas de milhares, bandeiras ao vento, de Chapelão ou bolsões na camisa solta, chegando para o acampamento dos Escoteiros do Brasil é um eterno Amanhã eu Vou! Puxa! Seria batuta de lá estivesse a AEBP, a FET, as Bandeirantes, Os tradicionais, os Florestais e porque não os Desbravadores? – Chefe! Calma! O senhor está querendo muito! Fique na sua. Lembre-se sonhar é bom mas por favor, mantenha os pés no chão! E não encha a paciência, ora pois, pois!
             

 Amanhã eu Vou - Zé Ramalho

Era uma certa vez um lago mal assombrado, a noite sempre se ouvia a carimbamba cantando assim: Amanhã eu vou, amanhã eu vou, amanhã eu vou, amanhã eu vou.
A carimbamba, ave da noite cantava triste lá na lagoa amanhã eu vou, amanhã eu vou


E Rosabela, linda donzela ouviu seu canto e foi pra lagoa a taboa laçou a donzela, caboclo d'água ela levou, A carimbamba vive cantando Mas Rosabela nunca mais voltou. Amanhã eu vou amanhã eu vou Amanhã eu vou, amanhã eu vou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários