Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 17 de agosto de 2014

Saudades do meu chapéu Escoteiro.


Saudades do meu chapéu Escoteiro.

O CHAPÉU DE TRES BICOS
♪♪O meu chapéu tem três pontas,
Tem três pontas o meu chapéu!
O meu chapéu tem três bicos,
Tem três bicos o meu chapéu. ♪♪

“Velha canção escoteira do nosso chapéu de abas largas”

                  Uma das principais caraterísticas do nosso uniforme e porque não dizer do escotismo é o chapéu de abas largas. Sempre foi conhecido por todos aqueles que admiravam o movimento Escoteiro em qualquer lugar do mundo. Hoje ele está sendo esquecido no Brasil. Alguns ainda o usam, mas até para comprar é difícil. Nossos dirigentes em nome da modernidade o colocaram na clandestinidade. Dizem que devemos agora ter nova roupagem nova imagem para crescermos. Acredito que eles mesmos nunca usam o chapéu e se usaram um dia não souberam manter uma tradição tão querida. Sinceramente quando vejo fotos de acampamentos, jornadas e afins, sem o chapéu não sinto ali escotismo. Esta vestimenta nunca vai me lembrar do meu passado e o passado de tantos que viveram o escotismo. Saudosista? Sou sim. Afinal quem não tem passado não tem futuro.

Escrevi muitas histórias Escoteiras dizendo as vantagens do chapéu. Uma delas “O Meu chapéu tem três bicos” bateu recordes de leituras. Significa que o chapéu ainda tem lembranças, sonhos e pensamentos dos tempos bons que se foram. Vejam algumas partes do conto:

                 - Existiu e existe na minha mente a história de um Chapéu Escoteiro com três bicos. Foi ele quem me contou. Estão rindo? Chapéu não fala? Este falava. E muitas vezes eu notei lagrimas derramando de sua aba reta.  Teve três donos e cada um a sua maneira o tratou como tal. Não tinha mágoas, pois suas lembranças o fizeram um grande chapéu de aventuras ao lado dos seus donos escoteiros. Esteve em locais que nunca poderia imaginar. Caiu em um despenhadeiro e quase não foi encontrado. Ele enfrentou borrascas, chuvas intermitentes, ventanias que pareciam vendavais e ele sempre se safando. Quer conhecer a história? Fácil, está aqui a disposição em PDF. Posso enviar via e-mail.  É só pedir no meu e-mail elioso@terra.com.br. Mas não esqueçam se gostarem da história comentem, pois só assim direi a ele que muitos hoje conhecem sua saga de grande Escoteiro. Nós ainda conversamos em OF. Não acreditam? Alguns trechos da história:

               - Vadinho voltava de um acampamento de tropa. Cansado, (voltavam a pé), ajudou sua patrulha a guardar a tralha que estava estocada na carrocinha. Quando conseguiram comprá-la todos foram tomados por uma satisfação imensa, pois agora levar e trazer o material de acampamento ficaria bem mais fácil. Da sede até sua casa ainda tinha uma boa jornada. Ele estava acostumado. Sempre fazia este caminho e os passantes e moradores já o conheciam de longa data. Ao avistar sua residência, viu no portão da cerca de madeira, suas irmãs, seu pai e sua mãe, e ficou intrigado.

Quando entrou em casa, viu em cima da sua cama, o seu novo Chapéu de Três Bicos. Incrível! Extraordinário! Ria, cantava e abraçava a toda a sua família. O Chapéu de Três Bicos também sorria. Gostou de Vadinho. Achou que seria muito útil e dalí em diante, também iria pertencer àquela família tão simpática. No dia seguinte Vadinho procurou um marceneiro, para saber quanto seria para fazer um porta chapéu. Tinha visto o Chefe com um, e viu que seria ótimo para guardá-lo mantendo sempre as abas retas durante anos e anos. Combinaram o preço e Vadinho trabalhou mais e mais engraxando sapatos para pagar sua encomenda. Continua...


Obs. Será que daqui a muitos anos teremos fotos como as do passado com a nova vestimenta e chapéus de todos os tipos, calça curta, comprida, camisa para dentro camisa para fora, lenço amarrado nas pontas, fazendo a alegria dos novos Escoteiros? Será que a figura da patrulha de chapéu, na chuva, nas montanhas, nas grandes aventuras irá desaparecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários