Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O tesouro do condor – Um jogo inesquecível.


Conversa ao pé do fogo.
A Carta Prego em ação.
O tesouro do condor – Um jogo inesquecível.

(- Carta prego são instruções dadas a uma patrulha com determinações e programas a cumprir. Tem hora certa para começar e terminar. Os patrulheiros não sabem do que se trata e nenhum deles sabem o que vão encontrar. Jogo gostoso, sempre com uma pitada de quero mais).

                      Faltava pouco menos de meia hora para o encerramento da reunião de tropa. A patrulha, a pedido do conselho de monitores se reunia, para discutir, sugerir e ver como deveria ser o Grande Jogo cujo programa anual marcava a sua execução para o próximo mês de outubro. Era uma tradição e nunca deixaram de realizar. Olhos de Peixe havia sido transferido para a patrulha há menos de cinco meses, ele tinha vindo de um grupo da capital do estado, e se incorporara como se fosse o mais antigo. Enquanto discutiam ele deu uma sugestão que acharam excelente. Toda a patrulha votou a favor. Na reunião da Corte de Honra ficaram sabendo que ela havia aprovado e foi uma alegria geral. A patrulha tinha uma ideia do jogo, e sabiam que o Chefe Polenta iria melhorar, e claro, dar uma grande “pitada” de aventura. Uma semana antes da atividade, receberam duas cartas pregos, uma para ser aberta no dia do jogo, as 06 as da manhã e a outra no campo, após o inicio do jogo, que seria sinalizado por grandes rolos de fumaça que avistariam na base central.

                      Todos sabiam que era ponto de honra só abrir as Cartas Pregos no dia e horário determinado. Isto não tinha discussão e nem era discutido! Receberam também quatro bandeirolas amarelas e a lista de materiais: – lanche para um dia, cantil, um par de bandeirolas de semáforas, uma bússola silva, quatro bastão, uma machadinha, um facão com bainha, uma faca mateira. No roda pé pedia que não levassem celulares. Solicitava também não se esquecer de levar três lenços sobressalentes (lenços do grupo), estojo de primeiros socorros, uma lona para chuva, meias reservas, dinheiro para passagens de ônibus ida e volta. O bastão era obrigatório. Todos deveriam estar preparados para uma atividade movimentada e deveriam estar calçados fortes e macios. Disseram-me que muitos patrulheiros passaram a semana sonhando a espera deste grande jogo, que seria o primeiro de muitos na patrulha. Dormiam e acordavam
pensando no grande dia. Às seis horas da manhã em ponto, a patrulha estava a postos, na praça próximo ao ponto de ônibus e abriram a primeira carta prego.

                   A Patrulha Águia era composta de sete escoteiros, Zé bolinha, Pinga Fogo, Zé Colmeia o monitor, Fu Manchu, Olhos de Peixe, Picolé o sub e Pé de Bode (só apelidos para preservar os nomes). Todos primeiras e segundas classes, ou seja, uma patrulha bem “escolada”.

Dizia: (a Carta Prego)
1)     – Tomar o ônibus de Cariri, que irá passar as 06h25min, descer no ponto final. Pegar a Rua das Flores, ir ao seu final. Lá encontrarão uma estrada carroçável, segui-la por 2 km (deve ser marcado com o passo duplo). Após orientar pela bússola e tomar o rumo ENE, mais ou menos 67,5 graus, percorrer mais 800 metros, atravessar um pequeno córrego com águas límpidas e boa para beber.
2)     Segui-lo no sentido nascente por 200 metros e montar o campo assim especificado: - Em forma de pontos cardeais (um x) com mais ou menos 15 metros de uma ponta a outra e vice versa. Colocar em cada ponto um bastão com uma bandeirola amarela, (o bastão deverá ser fincado no máximo com um palmo de fundo). No meio do x, ficará o totem de patrulha, colocado na mesma maneira. Devem fazer um pequeno cercado de 2 x 2 metros usando madeira do campo e cipó. Mais tarde saberão para que.
3)     – Ao inicio do jogo, as demais patrulhas também estarão como vocês, como o campo armado e idêntico em algum lugar próximo. Fora da vista.
4)     – Aguardem o inicio do jogo, que pode demorar de uma a duas horas. Fiquei em posição de alerta e mantenha um escoteiro de vigia.
5) - Nada mais dizia. Sabiam que as outras patrulhas estavam nesta hora fazendo o mesmo. Aguardaram uns bons setenta minutos e eis que viram de um morro próximo, rolos de fumaça, com o sinais de “O jogo já começou – guerra”. Abriram imediatamente a segunda carta prego e ela dizia:

1)     - Vocês devem colocar os lenços presos pelo cinto, (proibido amarrar) somente dois palmos para dentro da calça, e defenderem como puderem as quatro bandeirolas em volta (amarelas) e principalmente o totem que se for tomado todos serão considerados prisioneiros perdendo o jogo.
2)     – Se defendam das outras patrulhas para não perderem o lenço, os que perderem devem receber ordens do “matador” que irá conduzi-lo para o campo de prisioneiros.
3)     – Cada patrulha tem um campo próprio e cercado que fica no centro próximo do bastão totem, para no caso de fazerem prisioneiros.
4)     – O objetivo do jogo é defender as bandeirolas e principalmente o totem e ao mesmo tempo ir aos demais campos de patrulha e fazerem o que eles vem fazer com vocês.
5)     – A patrulha que conseguir mais vidas (tirar os lenços), tomar as bandeirolas ou ter o maior numero de bastão totem, é a ganhadora.
6)     É proibido: Lutas, brigas, palavrões (olhem a lei escoteira) e discussões inúteis;
7)     É aceito: Qualquer tipo de truque, força (sem denegrir imagem), ou qualquer situação a ser criada para ganhar o jogo.
8)     O jogo terá a duração de seis (seis) horas, a contar do sinal de o Jogo já começou – guerra. O sinal de fumaça “O jogo já terminou – paz” determina a paralisação imediata do jogo.
9)     Lembrem-se, vocês devem proteger o seu campo e também atacar os demais. Como fazer e o que fazer fica para o conselho de patrulha resolver.
10)  Estaremos toda a chefia em local privilegiado, vendo vocês através de potentes binóculos. Onde veremos qual a patrulha mais esperta e a mais não tão honesta!
12 - Boa sorte Patrulhas da Tropa Mafeking!

Começaram o jogo. Seu desenrolar foi o esperado. Muitas surpresas, muitas alegrias e até um pouco de confraternização.
COMPLEMENTO
Foi um jogo de carta prego idealizado para patrulhas escoteiras. Divertiram-se, correram e lutaram e muitos têm boas histórias para contar um dia em Fogo de Conselho.

Soube que fizeram um para a Tropa Sênior, bem diferente. Apenas sugestões:
1)     – O jogo foi aplicado em dois dias. Cada patrulha ficou acampada junto a sua base, portanto o material levado foi acrescido de 3 refeições e barracas. Levado pelos seniores em mochila e saco próprio.
2)     – Foi preparado um mapa do tesouro com sua localização e cada patrulha recebeu uma cópia. O mapa foi picotado em tantas partes quanto forem os bastão com bandeirolas e colocado em sacola própria amarrado a estes.
3)     – Para se localizar o tesouro, era necessário pelo menos que 3 bandeirolas fossem tomadas. Assim pode-se ver onde está escondido. Só a chefia sabia onde estava. Estiveram lá antes do jogo.
4)     – No primeiro dia, a tomada de bandeirolas durou até as 18 hs. A partir deste horário até 08 horas da manhã seguinte, o jogo foi interrompido para o tempo livre de cada patrulha. Tudo foi conduzido à noite por Morse e ao dia por semáforas ou sinal de fumaça.
5)     – O segundo dia foi reservado para a busca do tesouro. Só para as patrulhas que conseguiram o mapa ou parte deste. As que não conseguiram ficaram em seu campo até o final do jogo. Uma programação especial foi preparada com antecedência pela chefia. Não ouve ociosidade no campo.
Bom mesmo é quando todos ou quase todos conseguem parte do mapa. O tesouro sempre é uma surpresa. Quem sabe canivetes suíços para cada um e para o segundo lugar um belo corte de picanha e um lombo de porco para um churrasco. Uma Tropa Sênior que uma patrulha abocanhou o segundo lugar fizeram um belo e delicioso churrasco o que atrasou em mais de 3 horas o retorno à sede, mas com grande confraternização.

Se ainda não fez, faça. Vale a pena e o sucesso é garantido.

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