Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Tópicos interessantes anotadas por leigos no escotismo.


Conversa ao pé do fogo.
Tópicos interessantes anotadas por leigos no escotismo.

Alguns tópicos interessantes do escotismo visto por olhos de leigos e que anotaram do que escreveu Lord Baden-Powell.

Primeiro:
- Ele (B.P) dedicou-se aos problemas da educação como observador lucido. Em toda a parte, na Africa, na Índia, na Inglaterra, ele descobriu o que há de extraordinariamente semelhante em todas as crianças do mundo. Como diria Claude Bernard, segundo a qual os indivíduos constroem a sim próprios. Para Baden-Powell, que não fez filosofia, a natureza é uma realidade experimental. Daqui resulta para ele, um humanismo mais profundo que as diferenças de raça e classe.

Segundo:
- O que, em primeiro lugar, ele pede ao educador é que seja um companheiro alegre e que saiba distinguir a coragem, a necessidade de ser tomado a sério, o gosto do movimento, a boa vontade e lealdade que são, quase sempre, o apanágio dos rapazes. Este conhecimento da infância e da adolescência a simpatia que lhe merecem, resume-se no grande principio que fazem do saber descobrir as qualidades adormecidas sob os efeitos, a chave para o sucesso da educação. O ar livre é por excelência a escola da observação e compreensão das maravilhas deste grandioso Universo. Ele abre o espírito, ensinado a apreciar a beleza que está diariamente diante de nossos olhos e que não vemos. Ele revela aos jovens das cidades esse mundo de estrelas que se escondem atrás dos arranha-céus, e que as luzes das cidades e as fumaças das fábricas não permitem admirar. Ele proporciona a visão das nuvens vermelhas do pôr do sol, resplandecendo em sua glória, muito além do telhado do cinema.

- Ele fará, por si só, muitas coisas no campo e dará também “uma mão” em muitos trabalhos de pioneirismo (pinguelas, pontes, picadas e caminhos). Sua companhia será sua própria “turma” conduzida pelo seu próprio líder. Ele pode ser um dos da “turma”, mas terá sua própria personalidade. Ele conhecerá a “alegria de viver” pela vida ao ar livre. E isto tem uma grande importância espiritual.

Terceiro.
- Pela palavra Escotismo devem ser subentendidas as características da vida e dos trabalhos dos grandes exploradores e colonizadores, dos bandeirantes e sertanistas, dos descobridores e velhos lobos do mar, e dos pioneiros da aeronáutica, juntamente com algumas dessas vidas, rijas e aventureiras, nós oferecemos aos jovens, um sistema de jogos e práticas que correspondem a seus desejos, instintivos e aspirações e que ao mesmo tempo educativos.

Quarto.
- Até o dia em que começou a exigir. Este dia ele obteve para as crianças espaço e vergonha nossa – Ordenou qual um general, que se os deixassem correr e viver aventuras alegres no seio de uma comunidade fraternal onde se discute uma vida mais honesta ao redor de um fogo sob o céu estrelado.

Quinto.
- Numerosos educadores e profissionais, desde Montessori a Freinet, através de Claparède e Bovet, haviam, separadamente, descoberto as vantagens da autoeducação em oposição aos métodos convencionais de ensino. Entretanto, B.P foi o primeiro a traduzir alguns aspectos de sua própria vida e experiências para um modelo pedagógico e apresenta-los em uma maneira simples, prática e acessível a todos, especialmente aos jovens.


Bem, nada mais a comentar a não ser dizer... Perfeito!

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