Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Ele era apenas o cozinheiro, mas um cozinheiro feliz.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Ele era apenas o cozinheiro, mas um cozinheiro feliz.

                       Maquidonalde era cozinheiro da Patrulha Raposa. Não perdia oportunidade para mostrar seus conhecimentos culinários e suas qualidades de poeta de cozinha. Varapau o monitor o adorava. Dizia calmamente que sem um bom cozinheiro uma patrulha não era nada. – Turma vai com calma, deixe-o a vontade. Não critiquem. É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos!

                     – Maquidonalde sorria e enquanto fazia aquela macarronada deliciosa deixava a turma do prato saborear suas palavras: - Patrulheiros, qualquer um pode fazer vocês se deleitarem com a primeira garfada de um prato, mas só um cozinheiro de verdade pode fazer você sentir prazer até no último! A patrulha esfomeada ouvia sem dizer nada. – Sabem que o melhor tempero da comida é a fome? E quando ele dizia: - A boia tá pronta era uma algazarra um bater de pratos e caneca com sorrisos incontáveis.

Hoje me lembrei de Maquidonalde. Perdi a conta dos tempos que saboreei suas iguarias. Sabia de tudo, a cozinha no campo para ele não tinha segredo. Fritava peixes que se desmanchavam na boca de tão saborosos. Fazia sopas incríveis com Lobrobô do mato, com Mandioca e até mesmo com maxixe e mamão do mato. Era uma época que ainda podíamos caçar um quati, um tatu e fritar umas rolinhas na vara do fogão de barro. Tudo hoje mudou, para melhor é claro. Mas eu ainda dou valor a um bom cozinheiro. Aquele que além de bom mateiro sabe cativar seus escoteiros com um manjar gostoso demais!


Belos tempos... Tempos que não voltam mais!

Nota: - Acampar... Excursionar... Dormir sob as estrelas... Uma bela atividade aventureira! Bom demais, melhor que tudo, quem já faz e experimentou não esqueceu jamais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários