Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 23 de novembro de 2017


Rastros do fundador.
Definição do Escotismo.

                  Como dizia Baden-Powell, o Espírito Escoteiro é a essência do Movimento. – “Não há nada como estar “Sempre Alerta”, para que possa parecer possível, ainda que possa não parecer provável”!

                  Pelo termo “Escotismo” designa-se o serviço e atribuições dos escoteiros, exploradores, caçadores, marinheiros, aviadores, pioneiros e fronteiros. O Escotismo é uma escola de cidadania por meio da arte da vida nos bosques. O Escotismo é uma sugestão para uma alegre diversão ao ar livre, lançada por acaso, e que acabou por revelar-se também um contributo prático para a educação.

Eis algumas das coisas que o Escotismo não é:
- Não é uma organização de caridade para ser dirigida por pessoas da alta sociedade para benefício das crianças pobres;

- Não é uma escola com programas definidos e critérios de exame;

- Não é uma brigada de oficiais e soldados onde, à força de paradas e formaturas, se inculca virilidade nos rapazes e nas moças;

- Não é um espetáculo onde se obtêm resultados superficiais por meio de uma remuneração em insígnias de competência, medalhas, etc.

Todas estas coisas vêm do exterior, enquanto a formação escoteira vem de dentro para fora.
                 O Escotismo é um jogo de rapazes, sob a direção de rapazes, em que os irmãos mais velhos podem oferecer aos mais novos um ambiente saudável e encorajá-los a praticar atividades saudáveis, que os ajudarão a desenvolver o civismo.

                 O Escotismo não é uma ciência para estudar com solenidade, nem um conjunto de doutrinas e textos. Nem é, tão pouco, um código militar graças ao qual se instale disciplina nos rapazes ou se reprima a sua individualidade e iniciativa, à custa de formaturas e de exercícios repetitivos. Não. – O Escotismo é um alegre jogo ao ar livre, onde rapazes e moças podem, em conjunto, entregar-se à aventura como irmãos mais velhos e mais novos, colhendo saúde e felicidade, habilidade manual e espírito de serviço.

                   Todo O Movimento (dos Escoteiros, escoteiras, seniores e Guias) pode definir-se resumidamente como uma fraternidade mundial de Serviço. Sim, o Escotismo é um jogo. Mas por vezes ponho-me a pensar se, com toda a nossa literatura, regulamentos, inquéritos no The Scouter, conferências, cursos de formação para Comissários e outros dirigentes, etc., não parecerá que estaremos a fazer dele um jogo demasiado sério.

                  Se lhe tivéssemos chamado o que ele era, a saber, “Sociedade para a Propagação das Qualidades Morais”, o rapaz não se teria propriamente precipitado para aderir. Mas chamar-lhe escotismo e dar ao rapaz a oportunidade de se tornar um explorador em embrião, foi algo completamente diferente.

Baden-Powell.

Nota de rodapé: -  O Escoteiro é ativo praticando o bem, e não passivo sendo bom. O conhecimento deliberadamente procurado perdura, o não procurado não. O rapaz aprende pela prática, não por decreto. Amar é, para ele, um mero estado de espírito, enquanto a expressão do amor, ou seja, prestar serviço é algo que ele pode fazer - o que é totalmente diferente. Baden-Powell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários