Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 27 de março de 2015

O salvador da Pátria.



Crônicas de um Velho Escoteiro.
O salvador da Pátria.

            Eita! Calma, não sou eu. Imagine eu salvando a Pátria. Tarefa inglória para um homem só. Isto só será possivel com a participação de todos os brasileiros. Não confiem nunca naquele que diz que vai resolver que vai bater que vai fazer o “diabo” para colocar o Brasil nos trilhos. Nem trilhos temos e os que existem estão bichados. Portanto para acabar com os desmandos do Congresso Nacional, da pobreza de liderança do Palácio Presidencial e claro da pouca vergonha da roubalheira que graça de norte a sul, sem esquecer uns poucos magistrados que esqueceram o objetivo de sua função. Isto só será possivel com todo povo brasileiro. Como? Aprendendo a escolher bem seus eleitos. Desde o mais simples vereador ao “mais maió de grande” Presidente. Mas não é o meu tema hoje. Pensei em escotismo. Risos. De novo Chefe? Claro meu amigo, deste eu entendo bem e como entendo. Sem querer ser o tal, fui lobo e Escoteiro. Fui sênior e pioneiro, fui Chefe e Comissário (hoje enchem a boca para falar Presidente) e me deram de graça à quarta conta. DCIM sim senhor. Centenas de cursos realizados por aí.

                       Portanto falar de escotismo ainda mais agora que estou danadamente Velho, (alguns me chamam de velhote, chato, Lobo do mato e vai por aí) fico sem fazer nada e aproveito o tempo ocioso (que tempo desgraçadamente pirado) para meter a ripa na chulipa da UEB. Mas prestem atenção, não sou nunca fui e nunca serei o Salvador da Pátria. Claro que tenho umas ideiazinhas para melhorar isto que está aí. Mas se acontece um milagre e me dessem a honra de dirigir a escoteirada, a primeira coisa que faria seria – TRANSPARÊNCIA! Não faria nada sem colocar todos os Escoteiros na roda. Se houvesse mudanças partiria deles. Como fazer isto? Fácil, muito fácil. Mas pergunte aos donos do poder se querem fazer isto. Never! A boquinha é boa demais! Sei que tem aqueles de boas intenções, mas dizem que de boas intenções o inferno está cheio! Risos. Dizem que somos democráticos. Só se for à maneira deles. Os que conhecem os deslumbres do poder sabem disto.

                       Agora eu me pergunto como fazer isto se boa parte dos nossos chefes não estão nem aí? Eles são daqueles que com sua Alcateia e tropa estão satisfeitos com a vida. Ajudam, acreditam nisto, fazem das tripas o coração para cumprir bem a missão e nem olham o que acontece ao seu redor. São simplesmente ignorados nas decisões importantes que os Donos do Poder implantam. Eles os chefes esquecem-se da falta de colaboração, da presença de um “Cara pálida” da UEB e Região, ficam felizes quando fazem um curso pagando do próprio bolso. Quando procuram o prefeito este na maioria das vezes nem pode receber. Agenda cheia. O vereador amigo coitado não manda nada. Tenta fazer um decreto para doar aos Escoteiros um mísero terreno. Quem vai construir? A meninada é claro. Dizem que temos um pacto Escoteiro de políticos em vários estados e no Congresso Nacional. Sem menosprezar dá vontade de rir. O que já fizeram? Quais os benefícios? Você aí do Acre, eles foram aí visitar você e dar um bom material de campo para  tropa? – Chefe, não é função deles. Não? Então qual é a função deles?

                            Eu francamente não espero nada. Minha luta vem de anos e anos para um escotismo melhor. Todos os anos procuro ver os resultados alcançados. Procuro ver um politico que ao assumir foi na tribuna e disse: Fui eleito! Quero que saibam que fui e sou Escoteiro, e que minha palavra e minha honra vale minha vida! Conhecem algum? Já viram um Presidente ou Ministro no dia da posse dizer isto também? Por acaso nas grandes multinacionais, você conhece algum CEO (chief executive officer, ou então Diretor Executivo; a pessoa com maior autoridade na empresa) que sempre quando entrevistado disse que foi Escoteiro tem orgulho do movimento, que a promessa e a lei nunca foi esquecida, e ajuda o movimento seja participando ou colaborando? Você conhece por acaso um grande conferencista Escoteiro? Tem muitos do esporte, das áreas diversas do entretenimento, da área de educação, da área empresarial e educacional e outros que falam sobre as ONGs (organizações não governamentais).

                      Pois é. Estamos órfãos de pai e mãe. Tem sim muitos sábios na UEB. Tem aqueles que mudaram quase tudo que o passado glorioso criou. Já viram a nova flor de lis? Saudades da velhinha! O chapéu? Bolas não tem mais, a cantina nacional ou regional passa longe. Mas lá tem chapéus esquisitos que BP morreria de rir ao vê-los. E o programa? Quem de vocês conheceu a segunda e primeira estrela? Acabou meu amigo. E a primeira e segunda classe? Acabou também. Você nem imagina o que era colocar no ombro um distintivo destes. Que orgulho moço! E as técnicas Escoteiras, o Sistema de Patrulhas, os Acampamentos de Giwell? Nem se fala deles mais. Os cursos hoje são na maioria um amontoado de burocracias, conhecimentos modernos do Brasil moderno e se você quiser melhor comparação vá lá ao site da UEB. Vá lá! Pois só assim você toma conhecimento. Veja o programa deles e me diga se tem algum que pode ajudar você. Ela meu amigo nunca irá até você!

                    Mas lembre-se sempre. Os Grandes Chefes sempre dirão que você deve andar com suas próprias pernas. Que se quiser usufruir tem de pagar e para isto se mexa e ponha sua comunidade em ação. Um boa praça já disse que não existe almoço grátis. Putz! Comi demais sem pagar nas minhas aventuras de vida. E as coisas vão acontecendo,  ninguém reclama, quando reclama melhor é pegar o boné e retornar ao ponto de partida. Vivem dizendo que o escotismo é a única organização onde o voluntário paga. E paga sorrindo meu Deus! Aceita tudo de mão beijada e ainda dá risadas! Meus amigos e minhas amigas, sou sincero, venho lutando para que nossos chefes pensem, ajam, reclamem e exijam seus direitos. Minha luta é inglória. Todos parecem estar satisfeitos com o que estão fazendo. Mas olhem eu não desisto. Só vou desistir quando partir para as estrelas. Sei que no Escotismo minha pequena contribuição de histórias de honra, de palavras, de amor ao escotismo nunca serão reconhecidas. Para eles eu sou um Zé Ninguém. Mas isto não me preocupa e nunca preocupou. Acredito que ser oposição é um direito, apontar onde podemos melhorar um dever.

                    Fico triste em saber que não existe mais tanta procura de jovens no movimento Escoteiro. Se não fosse as moças já teríamos desaparecido. Fico triste em saber que boa parte das tropas e alcateias vivem com poucos meninos em suas hostes. Fico triste em ver que com este pequeno número é impossível realizar um bom acampamento de Giwell ou mesmo fazer um Sistema de Patrulhas funcionar. Até quando? Enquanto não haver união de todos, enquanto não esquecerem os politicamente corretos que defendem o que está aí com unhas e dentes e não tem nada para provar a não ser bazófias iremos continuar assim.

Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários