Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sábado, 14 de março de 2015

Pequenina Crônica sobre nosso passado e nosso futuro.


Crônica de um Velho Escoteiro.
Pequenina Crônica sobre nosso passado e nosso futuro.

           Prometi um dia a mim mesmo que só iria postar aqui temas Escoteiros. Imiscuir em outros era entrar em uma seara que não seria meu metiê ou cujas observações não iria levar aos amigos e amigas a acreditarem nos meus escritos. Escrevo muito sobre escotismo por que sem ser um dono da verdade como muitos pensam, conheço muito o movimento Escoteiro. Tenho que conhecer afinal quase quatro anos de lobo, quatro de Escoteiro, três de sênior, dois de pioneiro, Chefe dos três ramos por vários anos, Comissário Regional (hoje Presidente) DCB, DCIM com mais de cem cursos realizados e se não conhecer seria o fim da picada. Pena que comecei a ver coisas que ninguém via. Nem meus amigos chegados que até hoje se refastelam atrás do seu passado com suas contas e suas medalhas não se rebelam com os desmandos que eu vejo no escotismo. Eles não acreditam nisto. De vez em quando me pergunto onde quero chegar. Digo para mim mesmo que estou malhando em ferro frio. Quem sabe estou errado? Será? Tentem olhar mais de perto nossos lideres. Tentem compreendê-los será que podem?

           Temos tido eleições no Brasil a cada dois anos, seja governamentais e ou estaduais. Tudo numa perfeita democracia que não existe em nosso meio Escoteiro. Cada um pode escolher e votar em quem acreditou. Cada quatro anos vivemos um suplicio para alguns e alegrias para outros. Nas épocas de eleições as mentiras, as promessas correm até hoje de norte a sul do Brasil. Escoteiros e Escoteiras aqui mesmo fizeram apologias lindas dos seus candidatos. Até fiquei pensando se um bom Escoteiro entra em uma desta. Mas enfim, se eles se dispuseram a lutar pelo que acreditavam porque não dar uma palma Escoteira? Afinal isto poderia mostrar nosso rumo democrático e isto claro conduzirá a uma nação em que acreditamos. Uma pena que no escotismo isto não acontece. Hoje poucos decidem o que vamos fazer como vamos fazer e se vai dar certo ou não. Ninguém até hoje e muito poucos se rebelaram. Um medo enorme de ir contra a corrente.

             Passado o período de eleições presidenciais e estaduais muitos começaram a perceber que foram enganados. Outros ainda acreditam. Por outro lado quando nós tivemos eleições Escoteiras para poucos votantes, uma Escoteira se rebelou. Achou que estava sendo enganada pelos dirigentes que impuseram um uniforme que ela não escolheu. Abriu uma página aqui e mostrou o que pensava. Ah! Coitada, caíram de críticas em cima dela só porque ela queria se manifestar e convidava os que pensavam como ela a participar também. Não faça isto, converse conosco, vamos lhe dar um novo caminho foi o que se viu por parte dos lideres da UEB e do Estado. – Vá primeiro a Assembleia, lá sim é o lugar certo. Na sua ingenuidade ela foi. Ninguém nem sequer lhe deu a palavra. Depois foi convidada a participar dos Jovens Lideres que eu pessoalmente acredito que podem ser líderes, mas não vejo nada de jovens. Acima de 17 anos até 28 anos. Aos 22 eu estava casado com filho. Tudo que ela a Escoteira pensou ficou em um passado distante.

             Agora vem aí uma passeata, para mostrar que estamos contra o que se vê por aí. Perfeito. Minha opinião é que é muito valida. Eu iria também se pudesse. A saúde não deixa. Eu já sabia que houve enganações, falsas promessas de nossos candidatos, mas muitos acreditaram e as eleições penderam para o lado falso e odioso das vãs promessas que sempre existem nestas eleições. É ruim mesmo ver que foi enganado. Mas cá prá nós, porque ninguém se rebela no escotismo com esta direção que temos? Estão satisfeitos? Os apóstolos que defendem a Presidenta e seus discípulos são aqueles que foram privilegiados com salários mensais, aqueles que recebem vultosas quantias para seus sindicatos, aqueles que são escolhidos para dirigem as empresas governamentais e estarem junto ao poder. Nunca se esquecem de dar uma ajudazinha ao partido ou quem sabe uma pequenina conta no exterior para possíveis fugas de última hora. Olhem não defendo ninguém, se tivéssemos outro governo isto também iria existir. Ainda bem que temos a democracia onde de tempos em tempos podemos tentar escolher aquele que possa pelo menos parecer honesto.

              Chegamos a tal ponto que no maior estado do Brasil temos uma empresa que dá as cartas. Não dá satisfação a ninguém. Um dia ou outro se explica e nada justifica. Antes ela era servil, cobrava, mas dava em troca. Hoje? Esta empresa faz o que quer. O governador que é do outro lado não diz nada. Tentem falar com ela, ninguém consegue. Agora na época eletrônica uma vozinha se faz ouvir: Aguarde em breve sua luz será restabelecida. Caramba! Você quer falar com alguém, mas não pode. Quer explicar que a falta de luz se estende por quase 24 hs, que somente uma chave desligou em frente a sua casa. Mas consegue? Aí você reza para não chover. A rua está às escuras há mais de trinta dias e você não consegue se explicar, pedir, solicitar, implorar. E o governador? Bah! O Governador. Há um descalabro total em todos os governos. Pouco se pode elogiar. Bem ele vai ser candidato a presidente do Brasil!

               Acho que é por isto que sou totalmente a favor da mobilização para este domingo. Como um dia disse Winston Churchill – “Nunca tão muitos foram enganados por tão poucos”. Risos. Disse outra coisa, mas aproveitei para colocar uma frase minha. O povo unido jamais será vencido, não dizem isto por aí? Se calar ajuda estou sendo ajudado pelas Lavas-jatos mensalões, trens com sobre preço e isto vem de muitos e muitos anos. E dizem que o petróleo é nosso. Mal tenho tostões para pagar a gasolina. Por outro lado eu penso comigo, onde o escotismo vai parar? Fizeram questão de mudar quase tudo. Sempre na calada da noite. Nunca consultaram nada a ninguém. Ninguém nunca perguntou ou explicou porque estão destruindo tudo da nossa tradição Escoteira. Tente anotar tudo que foi mudado se é  claro, você conhece o nosso passado. Ninguém foi informado enquanto não recebeu a determinação já pronta e escrito: Faça a partir de hoje assim. Eles os dirigentes sempre a dizerem que estão fazendo isto para nós, nosso crescimento. Mas e os resultados?


                   Vamos todos dar as mãos e se puderem participar das manifestações em sua cidade, claro se acreditarmos que isto é válido. Mas se você é Escoteiro meu amigo ou minha amiga, lembre-se também somos uma organização onde não temos força, não temos voz e nem voto. Somos enganados sempre por aquela mensagem do vá a Assembleia. Precisamos também de uma manifestação sadia, amiga, sem ofender e que leve a uma democracia que eu espero há tempos. Uma vez há muitos e muitos anos um sábio disse que “ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”! Agora é a vez de acabar com a politicagem e promessas vãs que acreditamos um dia ser verdades. A manifestação nacional terá enorme valor se medirmos até quando alguém diz a verdade. E isto também vale pelo escotismo, pois é ele que amo, é ele que quero ver grande, é ele que um dia verei as autoridades reconhecerem seu valor e lá quem sabe teremos um dia um Escoteiro tipo um Rui Barbosa a dirigir a União dos Escoteiros do Brasil dentro do principio democrático. Bah! Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários