Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quarta-feira, 11 de março de 2015

Vacina Bitipiniana para Chefes e Dirigentes Escoteiros. (XP456).


Conversa ao pé do Fogo.
Vacina Bitipiniana para Chefes e Dirigentes Escoteiros. (XP456).

                          Há tempos pensei que poderiam fazer uma vacina especial para chefes escoteiros e dirigentes. Claro, só para os que precisam. Os que já foram vacinados não. Tentei no Instituto Butantã. Não me levaram a sério e jogaram-me porta a fora. Peguei um avião da ponte aérea (fiquei quatro horas no Aeroporto da Pampulha e mais três no Galeão) e fui até o Bio-Manguinhos – Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos no Rio de Janeiro e nada. No Brasil acho que não ia encontrar nenhum, mas tentei a FUNED – Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais. Riram na minha cara e me chamaram de louco. Claro, podem achar que sim, pois nunca foram escoteiros. Só tinha uma saída, pegar um avião da Pan American e ir aos Estados Unidos. Desculpe, sei que a Pan pediu falência a muitos e muitos anos e olhem que diziam que os ônibus espaciais teriam seu logotipo no futuro, mas ela pelo menos tratava com fidalguia os escoteiros. Por isto viajei por ela. Seus diretores todos foram agraciados com a Eagle Scout e quando me viram de uniforme fui tratado como se fosse Baden-Powell em pessoa. Minha nossa!

                  Bem lá chegando procurei a BSA (Boy Scout of American). Um prédio enorme. Secretarias lindamente uniformizadas. Sem estar com um lencinho amarrado nas pontas como no Brasil. Um Executivo Escoteiro me recebeu com honras de Chefe Estado. Serviu uísque dos bons. Gosto de coisas boas e aquele Jack Daniels graças a Deus não era do Paraguay. Adorei. Ele disse que se impressionou com meu uniforme caqui de calça curta e meu chapelão de três bicos. Não disse para ele que agora temos um novo, vários tipos. Podemos escolher. Quase que disse a ele que aqui no Brasil em pouco tempo iram formalizar uma norma, onde se poderia ficar pelado, desde que estivesse com um lenço Escoteiro no pescoço. (desculpe a gosação). Ele achou que eu era o Escoteiro Chefe do Brasil! Risos. Eu? Só ele para achar isto. Bem sem falsa modéstia sou exigente no meu uniforme (quá!). Preferi comentar que aqui no Brasil não tem Escoteiro Chefe, só presidentes e diretores. São muitos! E adoram seus cargos. Ser chamado de Presidente é o máximo. Mas olhe apesar dos seus mais de dois milhões de escoteiros fiquei um pouco decepcionados com eles. O tal Executivo só falava nos mais de 5.000 profissionais que tinham no plano de metas para os quatro milhões, em dobrar a receita atual (dizem que passa de cem milhões de dólares, nossa mãe!). E fazer o maior Jamboree de todos os tempos. Iriam colocar juntos mais de cem mil Escoteiros do mundo todo e tudo de graça! Incríveis estes americanos. Neste eu acho que vou. Como diz um amigo meu de graça até barraco de favela pegando fogo!

Afinal entrei no assunto que me levou até lá. Me ouviu atentamente. Não riu e não chorou. Educado o danado! Esta é a vantagem dos gringos. “Business-Business” Amigos, amigos, negócios a parte. Ainda bem. – Olhe eu disse, procuro uma vacina que contenha em sua fórmula o seguinte:

- Crescimento escoteiro em qualidade e quantidade para o Brasil. Precisamos atingir a meta dos quinhentos mil escoteiros. (quando disse isso ele sorriu pela primeira vez) Necas de setenta ou oitenta e cinco mil que está abaixo de muitos países sul americanos bem menores que o nosso país.
- Mudança geral na maneira de pensar de todos os dirigentes; Que eles procurem ouvir mais e decidir menos. Que eles façam pesquisas amplas sejam transparentes e coloquem uma alínea nos estatutos que todos associados pode votar e ser votados.
-  Que alguns chefes deixem de ficar bajulando para pertencer à corte, que se esqueçam de ser formadores, trabalhem com os meninos, pois esta é a formula correta, que se um dia pertencer à casta de dirigentes que seja de maneira amiga, gentil e fraterna.
- Mudanças completas nos estatutos visando uma participação efetiva de todos os grupos no destino de nosso movimento. Que os direitos sejam iguais.
-  que todos se abracem que aceitem as outras associações escoteiras como irmãos Escoteiros, que esqueçam esta idiotice de só ficar processando daqui e dali com o dinheiro dos associados. Que sejam mais humildes, que procurem trabalhar para facilitar o trabalho dos voluntários, que as taxas sejam as mínimas possíveis. Que esqueçam esta mania de ser chefão, pois Baden-Powell só existiu um. Que lembrem-se sempre que somos uma irmandade e devemos proceder como tal.

                Ele me olhou enviesado e riu. Scout ele disse. Melhor procurar esta vacina em Júpiter ou Saturno. Se não achar lá procure uma montanha com uma bela caverna e hiberne lá para sempre. Torne-se um Yety, ou um abominável homem das neves. Já passamos por isto aqui no passado, hoje não. Não posso ajudar. O que você precisa é de um milagre! E nós americanos temos bombas atômicas, exércitos incríveis, mas não fazemos milagres... Ainda! – Voltei para casa triste. Fazer o que? Afinal somos dependentes e aprendemos a aceitar tudo sem reclamar. O jeito é ficar sonhando. Não dizem que sonhar é de graça? Mas quem sabe um dia aparece esta vacina? Putz grila! Sei não. Vai ser uma guerra se aparecer para os “home” lá de cima. Eles nunca irão tomar esta vacina disso tenho certeza. Já devem estar vacinados com a outra que fazem deles uma copia de Baden-Powell! Vamos torcer ou então aceitar o que está aí. Disse para um amigo que em breve tudo que BP nos deixou ficará na história e quem sabe num museu escoteiro. Quem sabe num futuro distante o Dr. Spock e o Capitão Kirk se perderem no espaço, descerem na terra, em um cemitério abandonado e encontrarem uma placa já marcada pelo tempo escrito: Aqui jaz, um lindo movimento que tentou ser sem nunca ter sido. Eles nunca irão reclamar! E tome mudanças! Ah! Como seria bom se eu encontrasse esta vacina!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários