Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

As coisas boas na vida de um Escoteiro.


Conversa ao pé do fogo.
As coisas boas na vida de um Escoteiro.

Escotismo! Uma força que a gente nunca esquece. Fica preso no coração da gente para sempre. Vamos lembrar? Então me siga e veja se você pensa assim também. São coisas boas que todo Escoteiro e Escoteira sabe, pois já passou por isto. Quer saber? É isto que nos prende ainda neste movimento sem igual.

- Duas horas da tarde, o sol a pino. No campo Montando campo de Patrulha. Uma fome terrível. A fumaça do fogão aparece, a gente dá um breve sorriso. Logo cozinheiro batendo nas panelas – Almoço pronto! A escoteirada batendo o garfo no prato e na caneca. O aroma se espalha no ar. Um lindo tutu de feijão com torresmo e ovos estrelados. Puxa!  Quer melhor que isto? Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Jornada noturna a pé. Se encontrando na sede. Tudo nos conformes vem à partida. Patrulhas sorrindo e cantando nos primeiros quilômetros. O cansaço chega olhos piscando. A gente quase desanima por ter vindo. – Chefe grita – trinta minutos de descanso. Ah! Pés para cima. Sangue circulando, começo a cochilar. Sem palavras. E bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Reunião de sede. Todos formados. Chefe vai à frente e diz – “Com orgulho quero entregar ao Escoteiro “fulano” o Distintivo Lis de Ouro”. Meu Deus! Sou eu. Maior alegria? Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Um grande jogo. Um sol a pino. Um calor enorme. Corre daqui, corre dali pega um e outro e você começa a desanimar. Subindo um morro, avista-se um enorme castanheiro, uma sombra incrível! Deitar, cochilar, refrescar e o jogo? Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Abrigado na barraca. Trovões e relâmpagos explodem no ar. Uma enorme tempestade. Evitem árvores diz o Chefe. A barraca dança com o vento. A gente morre de medo. Os pingos fazem parecem bombas de são João. Tempos depois o sol aparece. Saímos. Olhamos para o céu limpo. A chuva se foi. Uma brisa fresca no ar. Bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Tarde livre – Pescaria. Não pesco nada. Lindo remanso com peixes pulando. Fico pensando o por que. Ao meu lado meus amigos sempre fisgando. Que coisa! Minha linha corre. Seguro a vara. Puxo devagar, um piau enorme. Todos correndo para ver. Alegria. Bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Gostosa caminhada, pés doendo, mas Escoteiro sempre sorri. O sol rindo da gente. Chapéu dando pouca sombra. Suor escorrendo, na curva se avista um regato, águas límpidas claras e gostosas, um som imperdível para um Velho mateiro. Vinte minutos! Diz o Chefe. A gente corre, tira o sapato, as meias, pés na água gelada. Putz! Bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Uma subida enorme, um pico inalcançável. Longe demais, uma trilha cheia de pedras, a gente escorrega e não desiste. Subida íngreme. A gente usa as mãos na escada de terra. Aqui e ali uma picada de um inseto. Finalmente a gente chega. Sentamos em uma enorme pedra. Lá no horizonte uma vista Espetacular. Montanhas, cidades e pequenas estradas parecendo que a gente está no céu a observar. Esquecemo-nos da subida. Bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- A patrulha monta o campo de patrulha. Uma mesa sendo construída. Medida exata de cada acha de lenha. Mãos vermelhas mais tarde os calos vão aparecer. Uma amarra quadrada aqui e ali uma paralela. Os galhos pequenos já cortados para o estrado. Uma costura de arremate. Um corte pelo sisal. Terminamos. Uns passos para trás, olhar nossa pioneiria. Linda de morrer. Valeu os calos e o sangue saindo de um dedinho. Bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Chego à sede.  Todos sorrindo. Monitor me cumprimenta Com a esquerda. Diz que sou importante na Patrulha. Chefe chega. Olha para mim e sorrindo diz Sempre Alerta! Dá um tapinha nas minhas costas e diz – Fico contente em ver você aqui sempre.  Obrigado ele diz. Bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Fogo de Conselho, todos brincando, rindo, cantando. Nas brasas um bule enorme de café. Um patrulha serve a todos. Uma bolacha, depois uma banana assada. Hora do esquete da patrulha. Dou tudo de mim. Palmas mexicanas. As brasas aumentam. As fagulhas choram em ir morrer no céu. Hora da Cadeia da Fraternidade. Mãos entrelaçadas, olhos fitando o infinito, a canção entra na gente. Dá uma vontade de chorar. Termina a canção, olhamos em volta, lagrimas caindo. Emoção que a gente não esquece. Bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- O Fogo do Conselho chegou ao final. As brasas quase apagadas. Pequenas fagulhas fujonas ainda se arriscam a subir aos céus. Uns poucos em volta do fogo. Deitados na grama, uma leve brisa, o orvalho começa a cair, a gente de olho no céu. Milhões ou bilhões de estrelas brilhantes, uma estrada iluminada no céu. Um cometa passa deixando um rabo brilhante e a gente? A gente logo faz um pedido. Quem sabe é atendido? É bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro!

- Um olho aberto depois outro. A voz do Monitor. Hora de levantar. Alvorada! Uma nesga de sol aparece na porta da barraca. Poucos se arriscam a levantar. Um sono incrível. Quem sabe a melhor hora para dormir. Mas o dever vem em primeiro lugar; Hora da física e depois a inspeção. Monitor diz – Senhor obrigado pelo novo dia. Mãos a obra, um café gostoso um pão meio duro, mas nunca comi melhor. Campo preparado, inspeção do Chefe. Depois Bandeira. Olhar fixo e o Chefe a dizer: Patrulha X tirou o primeiro lugar. Você olha para seus companheiros é putz! É a sua. É bom demais. Por isto eu amo ser Escoteiro.
 

- E quantas e quantas coisas boa da vida acontecem a todo o momento? Quantas alegrias surgem assim sem a gente esperar? Ei você escoteiro! Fique aqui ao meu lado. Conte as suas. Dê um sorriso mesmo se lembrar das ruins. Olhe para mim, sinta nossa sintonia. São coisas que só nós Escoteiros temos afinal se Somos irmãos de sangue isto não é bom demais? Escotismo, eu amo, meu coração é Escoteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários