Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Como vai sua Corte de Honra?


Conversa ao pé do fogo.
Como vai sua Corte de Honra?

“A Corte de Honra é parte importante do Sistema de Patrulhas”. Trata-se de uma comissão permanente que resolve os negócios da Tropa. A Corte de Honra é formada pelo Chefe e pelos Monitores, ou caso se trata de tropa pequena, pelos Monitores e Submonitores. Em muitas Cortes, o Chefe assiste à reunião, mas não vota. Monitor reunido em Corte de Honra tem muitas vezes mantido em atividade a Tropa na ausência do Chefe. A Corte de Honra toma decisões sobre programas de trabalho, acampamentos, recompensas e outros problemas relativos à administração da tropa. Os membros da Corte estão obrigados a guardar segredo. “Somente as decisões que afetem a Tropa toda, isto é, competições, nomeações, programas etc., são trazidas a público”. B.P.

                  Diversas vezes chefes experientes comentavam comigo que se você tem uma boa Corte de Honra funcionando sua Tropa vai bem. Se ela não funciona sua Tropa vai mal. Sabemos que a CH (Corte de Honra) é parte importante do Sistema de Patrulhas. É uma Comissão permanente que resolve os negócios da Tropa. Participam os chefes e os monitores. Excecionalmente os sub podem participar sendo convidados para isto. É certo que o Chefe assiste opina (em ultimo caso), mas não vota. No entanto em casos excepcionais é dele a decisão final. Antes da implantação da Corte de Honra deve-se treinar e orientar os monitores para usarem suas prerrogativas assim como as apresentações de fatos que ali são levados não só para conhecimento, mas para julgamento. Os programas de reuniões, acampamentos, atividades ao ar livre são ali debatidos e todos têm o direito de dar sua opinião como sugestão. Nestes casos o que vai ser apresentado deverá ter sido discutido exaustivamente no Conselho de Patrulha.

                    Em muitos casos os temas levantados na CH são mantidos em segredo absoluto salvo os que interessam a todos os patrulheiros. O Chefe na CH deve-se informar como vão as etapas dos jovens, quando deverá ser entregue certificados de classe ou estrelas de atividade e em casos importantes como a Promessa de um Noviço. Claro que o Chefe vai conversar com ele, saber o que ele pensa sobre sua posição agora através de uma promessa que fará na presença de todos. Os casos disciplinares podem ser comentados, mas não compete a CH dar a palavra final em uma suspensão ou mesmo uma exclusão. Papel do Chefe Escoteiro. Nestes casos deve-se levar em conta a família, os pais e se foram esgotados todas as fases para um bom relacionamento ou aconselhamento. É importante que a formação do monitor seja frequentemente treinada e a orientada no trato com os patrulheiros exigidas de um líder que deve ser respeitado, mas que para isto deve dar o devido exemplo na sua postura escoteira.

                     As reuniões de CH são programadas no final do ano para o ano seguinte. As datas são do conhecimento de todos os monitores antecipadamente. O local deve ser na Sede Escoteira, e os horários sempre após as reuniões com os pais devidamente comunicados. É importante que as datas sejam cumpridas e há não ser em casos excepcionais aceitar convites que não estavam no programa. Os monitores nestes casos devem ser informados e ouvidos.  Existem tropas que tem sua própria sala de Corte de Honra e ela é devidamente paramentada com ornamentos próprios construídos pelos escoteiros. Ex. Desenhos de campo Escoteiro, Árvores, riachos, penachos, arcos, flecha ou outro ornamentos indígenas que se julgar interessante. Todas as CH que participei como Chefe sempre tínhamos na parede um quadro com a Declaração dos direitos do Homem. A CH tem horário rígido de começo e fim. A maioria das tropas sempre fazem uma reunião uma vez por mês. Extraordinariamente ela pode ser convocada pela maioria dos monitores ou mesmo pelo Chefe nos casos que requerem uma tomada de posição imediata.

                      Todos têm direito a palavra e esta é respeitada do inicio ao fim. A CH elege seu Presidente a cada dois anos (data determinada pela maioria dos monitores) Assim como seu Escriba. A CH tem um livro de Ata que deve ser assinada por todos os presentes no final de sua sessão devidamente escriturada. Muitas CH mantém uma tradição de ao final um café, um chocolate acompanhado de alguma guloseima com um gostoso bate papo informal. O Chefe deve orientar o escriba quanto ao seu trabalho na escrituração da ata que sob nenhuma hipótese será levada para casa de alguém ou mesmo lida por quem não de direito. O Escriba deve ter um local onde possa guardar o Livro de Ata devidamente trancado com ele e o Chefe tendo a posse da chave. Dizia Drummond que é fácil julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar e refletir sobre seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já faz muito errado. É desta maneira que perdemos escoteiros muito especiais.

            B-P nos deu um manancial enorme para lapidar e orientar. Deixou-nos diversas literaturas Escoteiras que falam do assunto. Se soubermos trabalhar bem nossos Monitores se procurarmos ver cada um em particular e não o todo aí sim o sucesso é garantido. Ele sempre lembrava que quem precisa mais do escotismo são os jovens rebeldes cuja sociedade não dão a eles nenhum valor ou oportunidade. Não vamos confundir com uma instituição de menores, nada disto. Queira ou não vivemos julgando pessoas, seus atos, suas motivações como se soubéssemos quais eram. Isto não é papel para a CH e se o Chefe mostrar o caminho para o sucesso ela será de grande valia para a Tropa Escoteira. Não devemos esquecer que conforme estabelecido por Baden-Powell e o consenso preserva-se até hoje, a CH é a COMISSÃO PERMANENTE QUE RESOLVE OS PROBLEMAS DA Tropa.  Seu órgão máximo. Lembremos que o Chefe tem direito a voz e nunca voto a não ser em casos muito especiais.

                 Finalmente é importante ressaltar que a CH ao contrário do que muitos pensam não é uma “sessão do Júri”, encarregada de estabelecer punições aos indisciplinados. O preservar os padrões de disciplina e adestramento quer dizer discutir e orientar a tropa no sentido de elevação desses padrões e jamais no caráter de ser um órgão punitivo. O máximo que pode acontecer é, em alguns casos de quebra de palavra para com a Promessa e Lei, a Corte de Honra recomendar ações aos monitores ou a chefia no sentido de contornar situações ou orientar o (a) Escoteiro. Desejo sucesso em sua Corte de Honra. Lembre-se sem ela e sem o Sistema de Patrulha nossos objetivos nunca serão alcançados.

“Sempre Alerta”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários