Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015


Conversa ao pé do fogo.
Programas de reunião de Alcatéia.

A programação das reuniões de Alcatéia deve ser realizada por toda a equipe de escotistas, com antecedência de pelo menos uma semana e deve atender ao que foi planejado no Ciclo de Programa.

1. OBJETIVOS DA REUNIÃO – Antes de realizar a programação em si, é preciso definir o que se pretende alcançar. Esses objetivos são estabelecidos para todos os lobinhos (não são aqueles objetivos educacionais do Manual ou Guias). Podem ser objetivos da reunião, por ex.: Fortalecer laços de amizade na Alcatéia; Desenvolver o sentimento de patriotismo; Propiciar a socialização; Capacitar para a participação em acampamentos; Conhecer a mística do Ramo Lobinho; Conhecer a história do Escotismo; Estimular a prática da boa ação; Fortalecer a união da matilha; Estimular a participação dos pais; etc.

2. Em seguida escolhem-se os ELEMENTOS que podem levar ao alcance dos objetivos da reunião. Os elementos que compõem uma reunião de Alcatéia são os jogos, dinâmicas, histórias, canções, trabalhos manuais, dramatizações, danças, técnicas escoteiras, cerimônias, pequenas reflexões, o acompanhamento progressão pessoal, etc.

3. Definem-se as ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO que podem ser trabalhadas por meio desses elementos, lembrando que um jogo pode trabalhar mais de uma área ao mesmo tempo. 4. Os OBJETIVOS EDUCACIONAIS da Infância Média e da Infância Tardia são escolhidos, na sequência, de acordo com os elementos e, se possível, privilegiando os que menos foram conquistados pelos (as) lobinhos (as).

5. A AVALIAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS é feita pela observação da participação da criança em cada um dos elementos da reunião. Há diferentes aspectos da participação e deve ser escolhido o mais adequado ou relevante para observar cada elemento. Ao planejar a reunião já devem ser definidos os aspectos a serem observados nessa avaliação. São eles:

A REAÇÃO: expressa pelas crianças e/ou observada pelos adultos, indica a disposição e o empenho na participação, o envolvimento com a atividade, o incentivo aos companheiros, o entusiasmo, o comportamento diante da vitória ou da derrota, o respeito pelas diferenças individuais, o interesse em aprender, etc. Deve ser feita por mais de um escotista e aplica-se os objetivos do tipo: “ajudo os novos lobinhos e lobinhas para que se sintam contentes na Alcatéia”.

O DESEMPENHO: refere-se ao nível alcançado no cumprimento das tarefas ou
Funções e indica a necessidade de reforço ou mudança de abordagem. Aplica-se os objetivos do tipo: “faço bem os trabalhos de que me encarrego”.

A APRENDIZAGEM: averiguação da assimilação do conhecimento e habilidade, geralmente feita através de um jogo ou situação prática de aplicação. Aplica-se os objetivos do tipo: “conheço os símbolos de meu país”.

A CONDUTA: observação da conduta durante várias oportunidades para verificar a incorporação de um determinado conceito ao comportamento habitual. Aplica-se os objetivos do tipo: “reconheço e aceito meus erros”.


Nota – Pode ser que alguns destes itens não mais se coadunam com as alterações realizadas no programa do Lobismo. Mas isto não interfere em boas partes das sugestões aqui colocadas. Boa caçada! 

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