Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Ainda existe vida em família neste planeta?


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Ainda existe vida em família neste planeta?

                 Ia escrever uma crônica diferente. Muitos gostam das histórias de Baden-Powell, das místicas Escoteiras e quando o tema são os Formidáveis lobos de Seeonee é sucesso na certa. Mas ao fazer a minha caminhada diária, eis que me deparei no Parque que frequento com uma senhora dos seus quase setenta anos, sentada em um banco e vendo-a de longe, achei que tinha um pequeno livro na mão e lia com atenção. Ao me aproximar vi que enganei. Era um celular parecendo ser dos mais modernos e ela absorta não via mais nada em suas volta só o que se apresenta na telinha de quatro ou cinco polegadas. Ao passar em frente cumprimentei e não tive resposta. Ela estava perdidamente viajando nas trilhas da internet dos seus sonhos. Segui meu caminho e fiquei pensando aonde tudo isto vai levar. A modernidade tem seu preço? Viver em família hoje ainda tem as gostosas conversas entre pai e mãe e os filhos nas noites de luar?

                 Acho que não. São tantas as famílias com o novo hábito que dizem as más línguas que ao faltar bateria e energia, a família levanta a cabeça olha em volta e pergunta: - Poxa como você cresceu! E aquela piada da mãe dizendo ao filho: - Filho desliga lá o fogo da panela de pressão, por favor? – E ele – Calma aí, mãe! Tô mandando uma mensagem para a Aline! – Ela retorna: - Filho vai rápido, senão o feijão queima. Eu estou esperando seu tio me atender no Skype! E já vou avisando: - Nada de usar o celular durante o almoço tá? Muito menos na hora de dormir. Este tipo de conversa evidencia uma verdade: - Sem dúvida a internet vem interferindo na forma como nos relacionamos. Isto sem comentar os surgimentos de abreviações, gírias e tantas outras que dizem ser uma norma da “internetês”! Eu francamente não sei o quando as famílias estão sido seriamente afetadas. Se para o bem ou para o mal.

                  Seria “cafona” dizer que no passado era diferente. A gente conversa nas refeições. Contava causos, contava piadas, falava da escola e a noitinha o pai ou a mãe sempre com uma história ou mesmo um violão a dedilhar. E o hábito da leitura? Dizem que isto nos leva a compreender melhor o mundo a nossa volta. Afinal se vivemos na era do conhecimento não seria interessante mergulhar neste mar de informações disponíveis nas páginas de um belo livro? Quantas viagens eu fiz, quantos países eu fui, quantas histórias eu vivi e nunca mais esqueci. Uma época de ler “Os Miseráveis” O pequeno Principe que alcançou uma tiragem de mais de 140 milhões, o caso dos Dez Negrinhos com mais de 100 milhões, O Código da Vince, O Apanhador no Campo de Centeio, Dom Quixote de Miguel de Cervantes, Guerra e Paz de Liev Tolstói, A Montanha Mágica de Thomas Mann, Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márques e tantos outros que não podem faltar a nenhuma biblioteca para ler e sonhar.

                 Não vamos deixar de comentar a leitura de alguma revista ou jornal, os autores, jornalistas ou blogueiro. Vemos as vantagens de uma boa leitura na hora de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho, conhecer através da leitura o mundo e ter uma visão crítica da nossa realidade que são credenciais que certamente vão favorecer uma possivel contratação.  Sabemos que quem lê expande seu repertório e fortalece argumentos. Estão ai hoje os iBooks, que ainda não tenho domínio mas ainda sou das antigas, pegar no livro ou no jornal, abrir as paginas, virar, sonhar com cada frases com cada conto com cada artigo.

                   Não sei aonde vamos chegar. Deve ser para melhor. Sou deslocado no tempo e sou ainda daqueles que adora um bom livro, uma boa música que os compositores do passado fizeram e estão aí até hoje iluminando os amantes que amam uma boa orquestra, uma sinfonia ilustrada por uma opera, um concerto e viver neste mundo de instrumentos fantásticos nas mãos de um maestro que iluminado rege sua sonata através de músicos incríveis para dar a cada um de nós o sonho de percorrer um mundo desconhecido e ir descobrindo metáfora por metáfora a beleza deste universo sem par.


                   O mundo gira, as pessoas mudam. Eu ainda estou parado no tempo. Vez ou outra vejo no Facebook mensagens de chefes que estão a tirar fotos das suas reuniões escoteiras, de seus lobinhos, da bandeira e dos jogos que fazem. Reunião moderna? Lembrando Augusto Branco: Ontem você era tudo, hoje tanto faz. O mundo dá voltas, o tempo passa, as pessoas evoluem, a vida é mágica e quem fica parado simplesmente desaparece... Vai ficando prá trás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários