Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Como fazer uma boquinha em uma passeata.


Como fazer uma boquinha em uma passeata.

Todo dia uma turma bem treinada com bandeiras e boné aprontam pelas ruas da cidade. Não tem mais hora nem lugar. Não perguntam se podem, nem tampouco se preocupam com quem vem e com quem vai. Eles invadem ruas, invadem prédios terrenos e quem sabe um dia vão invadir o prédio da UEB! É lá que está a grana! Rarará! – Sempre de vermelho, com estrelas no peito gritam palavra de ordem. Tem um tipo tenente gritando e dando instruções: - Faça isto faça aquilo. Dizem as más línguas que são contra tudo e contra todos. A polícia acompanha e se achar que tem baderna desce o pau. A imprensa claro deita e rola, vez ou outra um repórter toma uma cacetada no traseiro. Tem todo tipo de passeata. Os contra os a favor e os que não tem o que fazer e lá estão a se divertir. Boa mesmo é a parada Gay. A turma se diverte, canta ri e requebra. E os tais Black Bloc? Deitam e rolam na baderna. Quebram tudo pela frente. Sempre mascarados e soube que eles tem patrocínio. Será que a grama é alta? Bem com a pança que tenho não vai rolar ser um mascarado. Vou ser reconhecido logo!

Um amigo meu motorista de ônibus vendo a minha penúria me perguntou: - Chefe! Porque não se inscreve nestes grupos? Olhe é cinquenta a sessenta paus por dia. Tem passeata que são mais de noventa paus. Dão camiseta, boné um sanduiche de mortadela e um suquinho para molhar a garganta. Para o Senhor e a Chefe Célia dá mais de 100 mangos por dia! Três vezes por semana é mais que um salario mínimo que o governo te paga. Pensei na coisa. Duro como estou quem sabe vale a pena. Dizem que as tais passeatas duram pouco tempo. O suficiente para botar fogo em pneus e gritar palavras de ordem. Pensei que com meu status de Chefe Escoteiro poderia ser um destes tenentes a comandar sua Tropa de descamisados, o tutu deve ser maior. E quando eles invadem prédios, terrenos e o escambal? Isto virou uma praga. Não sessa não para todo o dia tem um aqui outro ali. Já está ficando monótono e dizem que o Stedile tem um exercito de descamisados. General Lula já disse que se pisarem no seu calo na Lava Jato ele chama o Exercito do Stedile.

Mas voltando a grana, quem paga tudo isto? Se por um lado tem os bens vestidos que se juntam na paulista gritando palavra de ordem e comendo churrasquinho acompanhado de cerveja importada, tem os outros que de vermelho vão virar o país de cabeça para baixo. Semana passada tinha uma consulta na Santa Casa de Misericordia. As sete da matina. Quase dois anos depois iam marcar minha operação de catarata número dois. Depois dela seria um lobinho segunda estrela na pinta. (dois olhos abertos). Eu sabia que vendo com os dois olhos podia catar minhocas na mata do Tenente e pescar. Que sete horas nada. Na São João uma passeata. Claro hoje só ando de ônibus. Gasolina não dá e o Paliozinho tá ruim de motor. Desci, havia mais de quatro quilômetros para chegar ao hospital. O Tenente dos descamisados gritando palavra de ordem. Botaram fogo na São João. Lembrei-me de um proverbio americano: - Se não pode vencer seu inimigo alie-se a ele.


Procurei o Capitão dos descamisados – Doutor, não tem uma vaguinha para eu e a Célia? O cara me olhou de jeito: - Te conheço malandro. Te conheço. Você é aquele tal de Chefe Osvaldo que no Facebook fica falado asneiras. A UEB já me preveniu. Me disseram que se me procurasse que lhe desce umas borrachadas para aprender a respeitar. Sai dali correndo. Não era sonho, era real. Dizem que quem caça acha e eu um pobre Velho Chefe Escoteiro fiquei esperando até as onze para acabar a passeata e de ônibus chegar a Santa Casa. Demoraram um ano para me chamar. – A atendente no guichê nem me olhou e nem piscou. Atrasado não dá. Vou remarcar para 2018! Moça! É o ano das eleições! – Vou ter de aguentar o Cunha e o Renan até la? Não dá para quebrar o galho? Alguém me cutucou. Olhei, ali estava o Stedile em carne e osso. - Já marcou? Disse. Então “casca” fora. Tem muitos da meu exercito querendo marcar uma consulta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários