Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Manual das Redes Sociais da UEB. “O grande Irmão”.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Manual das Redes Sociais da UEB.
“O grande Irmão”.

("Grande Irmão", tradução literal de "Big Brother" no original, que na verdade significa "Irmão Mais Velho", em linguagem coloquial inglesa, é um personagem fictício no romance 1984 de George Orwell um dos seus romances mais famoso. 1984 o titulo desencadeia uma avalanche de associações mentais- Comunismo policia politica, nazi fascismo etc. O livro ganhou fama por tratar de forma ficcional de uma das grandes mazelas contemporâneas, o totalitarismo).

                      A União dos Escoteiros do Brasil acaba de Publicar o seu Manual das Redes Sociais. Seu tópico comenta que se trata de um livro desenvolvido no estilo de Facebook, e no documento orientador de Redes Sociais do Corpo Nacional de Escutas. Comenta a força das redes sociais de suas publicações, da responsabilidade de quem administra o perfil ou pagina assim como cada um deve proceder quando escrever temas e claro inclui aí o escotismo. Sugere como devemos escrever evitando com isto risco para o Escoteiro e a própria instituição. Tenta a seu modo orientar e ensina o uso de terminologias (ex. em lugar de patrulha ou Tropa usar equipe ou grupo). Explica quantas publicações devem ser postadas por dia. Ensina também como deve ser manuseada uma Fanpage, o Tuwister e o You Tube. Diz que em momento algum devem ser publicadas informações ou fotos privadas em páginas oficiais da UEB.

                       Bem não quero estender tudo que os lideres escreveram orientaram e até mesmo decidiram como sempre sem perguntar a ninguém. Tornam-se como fazem habitualmente os únicos a decidir por adultos ou até escoteiros com eles devem proceder dentro das normas da associação e agora nas redes sociais. Aos meus amigos e leitores quero deixar bem claro que não tenho registro na UEB. Não falo em nome dela e meus escritos são baseados no que acredito na metodologia de Baden-Powell e na minha vivencia escoteira. Não pertenço a nenhuma associação escoteira no Brasil. Meu primeiro distintivo de promessa foi feito por uma bordadeira já que não tínhamos condições de comprar e somente três anos depois o Chefe me colocou o usual da UEB. Fiz uma promessa de lobo em 1947 e outra como Escoteiro em 1950. Nunca mais renovei por achar que a promessa é uma só e seria um paradoxo renovar como se a primeira tivesse sido esquecida. Por muitos anos me mantive registrado na UEB até quando achei melhor não o fazer mais.

                       Eu não tenho simpatia por alguns lideres que transformaram a UEB em um feudo de poucos e em algum parecido ao livro de George Orwell O Grande Irmão. Não vou entrar em detalhes, mas uma associação que não dá possibilidade a ninguém de opinar, ser consultado, não poder votar e ser votado e praticando um escotismo sem transparência mudando e dando a todos o que decidiram entre quatro paredes como se todos fossem obrigados a aceitar em nome da disciplina escoteira não posso nunca concordar com tais atos. No seu manual a UEB alerta para noticias que denigrem a imagem do movimento, postagem que não tem respaldo no seu programa e seus métodos de ação. Não discordo do manual. Ele é prático em muitas coisas. Ensina muito como fazer uma boa postagem e como escrever. Chega ao ponto de comentar erros gramaticais e que isto não pode ser tolerado para o bem geral do escotismo. Até mesmo aconselho a todos copiarem e ler.

                        Portanto meus amigos como hoje estamos tendo uma caça às bruxas no escotismo, com Regiões levando dezenas ao Conselho de Ética, com desmando por parte de alguns, ao ponto de chefes expulsarem ou tentar expulsar jovens cujos pais perderam o emprego, e com tantas admoestações, ameaças advertências, censuras, insinuações, arrogâncias e sede de poder por parte de muitos, qualquer semelhança ao livro do Orwell não é mera coincidência. A UEB é uma grande ideia surgida há tempos e poderia hoje ser aprimorada. Infelizmente isto não acontece. Lembro-me de um pensador e Escritor inglês que comentou em seu livro Admirável Mundo novo: - Uma organização não é consciente nem viva. Seu valor é instrumental e derivado. Não é boa em si. É boa apenas na medida em que promoveu o bem dos indivíduos que são partes do todo. Dar primazia as organizações sobre as pessoas é subordinar os fins aos meios. Tudo estaria a salvo se todos fossem capaz de ler e emitir toda espécie de opinião, se pela palavra escrita ou pelo voto, os homens pudessem eleger um legislativo que representasse as opiniões que tivessem adotado.

              Assim meus amigos e amigas que me acompanham nas minhas páginas, grupos, Fanpage e blogs, se acham que podem sofrer amanhã admoestações ou mesmo suspensão, sugiro que não leiam mais minhas publicações ou evitem curtirem opinarem ou mesmo compartilhar. Eu mesmo não sei até quando poderei publicar sem que através dos meios que a UEB dispõe o Facebook me proíba ou mesmo cancele o que ainda me resta para dizer o que penso, o que acredito e o que desejo para o Escotismo no Brasil.

Obrigado e um abraço fraternal.

Chefe Osvaldo

2 comentários:

  1. Boa tarde Chefe Osvaldo.
    Sou um fã, recente, dos seus textos, histórias e reflexões e tenho certeza que enquanto houverem leitores e "ouvintes" e sua vontade de escrever prosseguir, sempre haverá um canal.
    Pode não ser o mais bonito sempre, o mais popular o mais cheio de botões.
    Mas seja aqui ou ao redor do fogo, haverá quem estará interessado a te ouvir, se divertir e se intrigar com tantas boas histórias que tens para contar. Grande abraço e um sempre "melhor possível".

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e sensibilizado pelas palavras. Meu fraterno abraço.

    ResponderExcluir

obrigado pelos seus comentários