Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Diga-me, você é Chefe Escoteiro?


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Diga-me, você é Chefe Escoteiro?

                         Sei que sim, afinal costuma nos fins de semana esta uniformizado ou vestimentado. Só isto diz que você se considera um de nós. Mas desde quando se convenceu que é um Chefe Escoteiro? Olhe que tem muitos que dizem que são e ainda não entenderam sua verdadeira posição quando dizem que é um “Chefe”. Eu sei que muitos nos procuram porque sentem simpatia pela filosofia, outros porque querem ajudar e tem aqueles que nem mesmo se perguntaram se este realmente é o seu lugar. Bem eu sei que todos somos seres humanos com virtudes e defeitos, mas no escotismo adotamos como regra ser fraterno. Já leu a respeito? – Se não leia: - Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios dos irmãos de sangue. Fraternidade é o laço de união entre os homens, fundado no respeito pela dignidade da pessoa humana e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos.

                       Demais não? Eu amo esta fraternidade e sei que você também. Mas explique para mim somente um artigo da lei. Não precisa os demais. Adoro a lealdade. Você já leu o que seria lealdade? – Por definição eu li que esta palavra tem origem no termo “legalis”, que em latim remete para o conceito de lei. Inicialmente esta palavra designava alguém em quem era possível confiar e que cumpria as suas obrigações legais, ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência. Uma pessoa leal é alguém que é fiel e dedicado, e sempre cumpre as suas promessas. Ex: O meu melhor amigo é o maior exemplo de lealdade. Ops! Desculpe, sei que leu tudo que B-P disse sobre lealdade. Meus parabéns.

                     Pois é, Chefe dizem é Chefe, ele manda no pedaço e todos obedecem. Pensa assim como muitos pensam? Para tirar minhas dúvidas procurei saber a diferença do Chefe e do líder. Dizem por aí que é a mesma coisa. Não duvido. Parece simples para qualquer um que é inteligente e sei que você é. Vejamos líder: - É um Chefe, um guia, aquele que representa um grupo. Chefe: - Pessoa que comanda que dirige. É o cabeça e assume a responsabilidade pelos seus atos. Seria isto mesmo? São duas definições que apesar de parecidas a primeira traz o sentido de orientador, de guia a ser seguido e a segunda da o sentido de autoritarismo. Eu prefiro mesmo o líder e o chamo de Chefe como se fosse um sinônimo a ser observado.  Enquanto o líder é conhecido como aquele que orienta as pessoas a fazerem de bom grado aquilo que é proposto, sem imposições e sempre aberto a contestações, sua postura é mais voltada para a participação de todos.

                        E dai? Pode perguntar. Não sei. Não sou um catedrático, um expert no tema. Sou um pobre iletrado que se meteu onde não devia. Mas resolvi colocar isto em pauta porque estamos vendo muitos atuantes no escotismo que ainda não procuraram saber o que são. Posso estar errado e olhe que errei demais em minha vida, mas a carranca, o franzir do cenho, o saber tudo pode não ser benéfico. Fico pensando se não seria melhor sorrir em vez de assumir uma posição ameaçadora, hostil e antipática. Qual beneficio teríamos agindo assim? Nenhum pode me dizer. Mas se houver Chefe que age assim, que bem trará ao escotismo?

                         Vez ou outra me pergunto o que significa uma Promessa. Se eu já fiz uma acredito que todos também fizeram. Sem ser repetitivo acho que é um compromisso de fazer alguma coisa. Prometer é algo de assumir o que foi dito. – Chefe! Grita alguém... Fazemos o melhor possível! Não sei se fazemos mesmo.  Mesmo considerando o melhor possivel porque ainda existe tanta incoerência entre chefes? Onde está o abraço, o respeito, a cortesia, a palavra e a simpatia que devemos ter para com o próximo?

                     No fundo a maioria adora ser chamado de chefes. Contestam alguns que não. Sei lá. Já vi outros tanto discordando deste título. Enfim mudam tanto que no futuro o termo “Chefe” pode desaparecer. Já existem os pedagogos escoteiros, os diretores, os presidentes. Eu só sei de uma coisa. É duro aguentar tipos donos da verdade, cara feia, sem lealdade e sempre a dizerem que o escotismo é assim e assado. Adoram artigos do POR e dos Estatutos. O bom de tudo é que ainda temos os simpáticos, os alegres, os de bem com a vida. Os que ouvem mais e falam menos. Quando vejo a escoteirada sorrindo e dizendo alerta meu Chefe! Eu me sinto realizado não por mim e sim por ele. Pena que a EB não se presta a ser amiga, a ser prestativa, a ser leal, a ser Cortez e não achar que ela é dona de tudo e só ela manda. Falta muito entre eles e outros a humildade. O humilde tem mais credito que o mandachuva.


                       E vou parando por aqui. Se dei um recado eu nem sei. Aprendi tanto em minha vida escoteira que hoje me realizo com tudo que faço. Já fui um carrancudo mas hoje faço questão de sorrir em tratar a todos com bondade, sem ser maioral ou sabe tudo. Quantos caminhos eu passei, quantos chefões enfrentei. Penso que não deixei inimigos mas também não fiz tantos amigos. B-P sonhou que a fraternidade escoteira poderia ser a aglutinação de todo o mundo Escoteiro por um bem comum. Pelo menos nas palavras e ações dos Jamborees alguma coisa ainda anda com suas próprias pernas. E chega por hoje, porque estou escrevendo isto? – risos. Mano Velho meu amigo, eu também estou ficando Velho.  Até mais e sem SAPs. Meu querido e gostoso Sempre Alerta para você. E olhe se nos encontrarmos algum dia não vai faltar um cumprimento dos bons com um sorriso leal e um abraço... Ah! Adoro abraços! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários