Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Conversa ao pé do fogo. Pequenas dicas Para chefes escoteiros novos.


Conversa ao pé do fogo.
Pequenas dicas Para chefes escoteiros novos.

             Quem sabe no seu distrito ou na sua área onde atua como Chefe escoteiro tem algum Velho Chefe Escoteiro para dar boas dicas de atividades de Tropa? Já procurou algum? Eis que perguntei a um se ele tinha algumas dicas para eu passar aos meus amigos Chefe de Tropa. Ele fechou os olhos pequenos e me disse – Dicas? Quem sabe tenho? Acho que muitos estão esquecendo que o escotismo é feito no final de semana. Duas ou três horas e acabou a reunião. Portanto é um movimento semanal. O intervalo de uma semana a outra desanima a escoteirada. Assim sem uma boa motivação vamos perder muitos que irão procurar outras formas de se divertirem.

              Uma das minhas preferidas é o passo duplo. Conhece? Sei que a maioria tira de letra e você. O passo duplo para treinar é fácil. Uma trena um giz e um quarteirão em volta da sede. Ver quantos metros. Cada Escoteiro dá a volta para ver a medida do seu passo. Chama-se duplo porque você dá dois passos para valer um. Se a volta no quarteirão é de 300 metros, veja quantos passos deu e dividir por 300. O resultado se dividido por três vai ser metragem quanto o Escoteiro percorreu a cada 100 metros. Entendeu? E para que serve? É um meio artesanal para saber a distancia percorrida. Mas lembre-se não faça só em um dia tem de ser exercitado sempre. Mesmo não estando em atividade escoteira. Na primeira vez repita com cada escoteiro pelo menos três vezes.

               Vejamos agora o passo Escoteiro. Encontrar uma estrada ou uma trilha para treinar é o excencial. Uma patrulha mede a distancia (já aprenderam o passo duplo), enquanto outra percorre no passo escoteiro se revezando depois. Como? Simples, quarenta correndo e quarenta andando normal. Procure fazer com que cada jovem percorra pelo menos um quilometro. Ensine aos monitores que irão ensinar seus escoteiros que não é uma prova de corrida. O objetivo é treinar cada escoteiro em saber quanto tempo ele consegue atingir um ponto demarcado sem se cansar. Treinar a respiração e manter uma media de sua corrida. Na primeira vez sempre é bom ter assistentes para que todos façam simultaneamente os treinos.

              Outra dica.  Em reunião dê o tempo livre necessário para que as patrulhas adestrem Semáforas com seus patrulheiros. Claro que pensamos que cada Patrulha tem sua bandeirola na medida certa. Acreditamos que nesta atividade você já adestrou seus monitores. Dê um tempo para que cada Patrulha ensine pelo menos três círculos (ver as letras de cada círculo). Após o tempo dado cada Patrulha irá transmitir alguma palavra (usando as letras ensinadas) a outra Patrulha. O objetivo é que todos os patrulheiros sejam alternadamente Sinaleiros e Receptor, ou seja, transmitindo e recebendo mensagens. Não é difícil algum tempo depois montar um jogo onde se transmite para cada Patrulha para que ela execute o que foi transmitido. Uma ou duas tarefas sejam suficientes para a primeira vez. Não esquecer que a transmissão e recepção de semáforas têm normas. Na internet é fácil conseguir isto. Na outra reunião faça o mesmo com os círculos restantes.

                Adestramento de pistas. Não pistas comuns de caminho a seguir evitar e etc. Procure uma estrada vicinal onde tenha um córrego ou nascente. Na estrada encharque bem a terra e comece o treinamento. Treine pegadas de jovens andando, correndo, carregando peso, andando para trás ou mesmo de grande peso. Todos ficam em volta vendo cada Patrulha treinar e aprender. Repita duas ou três semanas depois. O bom é deixar as pegadas ficarem secas para que todos possam reconhecer quem as fez. Quando a patrulha estiver bem adestrada quem sabe ela sozinha criar suas próprias pegadas? De maneira tal que todos da patrulha podem reconhecer de quem é para um futuro grande jogo escoteiro.

             Parece coisa de pata tenra, mas não é. O treinamento com o nó de evasão em uma árvore fazendo ao descer com que ele seja desmanchado é divertimento na certa. E subir em arvores com o auxilio do Balso pelo Seio? E com o nó de correr ou o arnês em uma corda em volta de uma árvore e passar a corda uma ou duas vezes pelo nó para levantar ou arrastar peso? É excelente para substituir o moitão.  E o treinamento de fogueiras (cuidado no local onde for fazer). Porque não deixar que cada um faça um fogo tipo pirâmide para ser aceso com um palito de fósforos sem usar combustível ou papel e que fique aceso por pelo menos cinco minutos? Que tal treinar um fogo de conselho tipo São João contando as madeiras usadas para que ele se mantenha aceso por mais de duas horas sem receber combustível? (lenha).

              Que tal usar uma tarde para observação de pássaros nos ninhos ou galhos e animais tirando fotos e vence a Patrulha que conseguiu chegar mais perto?  E porque não pescar? Sabia que nenhum Escoteiro deve ir para o campo sem ter um pequeno bornal na mochila com pequenos apetrechos de pesca? Um cabo, (nylon), dois anzóis pequenos e médios, uma chumbada pequena e pronto. Tudo acondicionado em uma latinha com tampa. Já pensou todas as patrulhas fritando gostosos lambaris fritos? Uma delicia!

              Que tal uma reunião exclusiva ao ar livre para aprender a ler mapas, fazer um esboço de Gilwell? Aprender a identificar os pontos cardeais, colaterais, subs-colaterais, azimute, graus e tudo feito por patrulhas se possível com bussolas Silva ou Prismáticas? Mas isto é tarefa para os monitores adestrarem suas patrulhas, para isto você os adestrou antes. Dizem que a bússola Starter 123 da Silva é uma excelente escolha aos iniciantes no universo da orientação, Já pensou uma tarde inteira preparando uma corrida de bigas com boas amarras paralelas, quadradas, tripés e porque não muitas costuras de arremate? Todos fazendo simultaneamente por Patrulha? O importante é ver se todos estão gostando e não se preocupar tanto com jogos, canções palestras (ufa!) e formaturas.


                 Existem muitas ideias. Não complique na primeira vez. Aprender a fazer fazendo e não você fazer para mostrar que sabe. Monitores são os responsáveis por tudo e você o responsável por eles. Aventuras são descobertas e não uma maneira de copiar outros fazendo. O que é quero dizer é que Bandeira, oração, inspeção, chamada, jogo e canção enche a paciência. Crie algum novo. Converse com seus monitores. Eu sempre digo e repito se os meninos fazem suas reuniões em suas ruas ou bairros e tem seus programas porque não ouvir o que eles têm a dizer?

Prefácio: - “O acampamento ideal para mim, é aquele em que todos andam alegres e ocupados, em que as Patrulhas se mantêm intactas em todas as circunstâncias, e todos os Monitores de Patrulha e todos os Escoteiros sentem verdadeiro orgulho no seu acampamento e nas suas construções”. Baden-Powell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários