Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estamos fazendo um escotismo de resultados?


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Estamos fazendo um escotismo de resultados?

                  Você sabia que dos dez países que em 1910 começaram a fazer escotismo no mundo o Brasil era um deles? Você sabia que somos relativamente à população local o menor em efetivo Escoteiro entre eles? Se hoje temos uma população de jovens em idade escolar de quarenta e cinco milhões e menos de 65.000 jovens participam do escotismo, quanto dá isto em termos percentual? Se desde 1910 em tempo algum alcançamos pelo menos um por cento dos jovens brasileiros que poderiam estar participando do escotismo, onde estamos errando? Pensando bem isto é relevante? Pelo sim pelo não, alguns dizem que não sabemos aplicar o programa e por isto não tivemos sucesso no crescimento Escoteiro nacional. Se isto é fato, se a metodologia de Baden-Powell deu certo em dezenas de países do mundo e no nosso não, porque ainda não soubemos corrigir nossa maneira de atuar?

                       É fato que quanto mais fortes fossemos mais resultados obteríamos. Verdade? Pensando nos resultados propostos que seria a formação do caráter, honra ética entre os jovens e que dentro de um programa factível, agradável e aceito de maneira espontânea sem caráter de obrigação, não devíamos pelo menos ter alcançado um efetivo de pelo menos quinhentos mil membros escoteiros? Muitos de nós estamos perdendo as esperanças de colaborar na formação da juventude e chegamos a duvidar se estamos no caminho do sucesso que Baden-Powell deixou para nós. Estamos desacreditados? Nossos alicerces de homens formados na filosofia ainda é uma utopia? Alguns afirmam que continuamos com as mesmas ideias e mudamos o que não era para mudar. Claro, há discordâncias, mas o fato é que não obtivemos resultados reais.

                        Nunca foi feito uma pesquisa, uma consulta, um mutirão, ou mesmo um estudo junto às unidades locais (Grupos Escoteiros) tentando ver in-locum o porquê não estamos crescendo. Nossas lideranças Escoteiras ou se sentem auto-suficientes ou esqueceram ou não dão o menor valor em ouvir as bases. Eles mudaram a estrutura, normas, mas em tempo algum fizeram realizar entre os membros escoteiros uma discussão sobre este tema e outros que foram impostos pela alta cúpula escoteira. Sabemos que é somente pelos resultados que podemos saber se atingimos nossos objetivos. Ensinar é aprender. Ensinar não é só transmitir conhecimentos. Sabemos que um líder atuando não tem o vírus da sabedoria e do sucesso como um todo. A fase da autocracia sem a verdadeira democracia mostra que os resultados nunca serão bons.
             
                          A organização Escoteira no Brasil hoje funciona através de uma liderança representativa. Muitos acreditam que ela é a melhor maneira de desenvolver e fortalecer o escotismo brasileiro. Não se pensa em outra forma de direção e isto nunca esteve em discussão. Tornou-se um tabu falar sobre este tema. A própria liderança que decide tem menos de 0,2% dos voluntários adultos e são eles que tomam decisões que são acatadas por todos sem discutir. Não existe transparência. Tudo é feito sem consultas, sem pesquisas e poucos ficam sabendo até que se torna realidade. A representatividade que deveria existe não existe. A maneira atual de participação através de encontros nacionais, seminários, congressos, assembleias não tem dado bons resultados. Só não vê quem não quer. Carecemos de um marketing profissional e aquele que deveria produzir bons resultados através da apresentação pessoal ficou aquém do esperado com as novas mudanças da uniformização.

                       Ficamos órfãos e sem representatividade nos meios sociais, educacionais, políticos e empresariais. São poucos aqueles ex-Escoteiros com bons exemplos defendendo nosso valor e nossa forma educacional. Não temos bons conferencistas e os exemplos para dar a sociedade brasileira mostrando nossos valores são mínimos. Continua a velha formula estereotipada de mostrar o que não temos e nem podemos provar. Nosso efetivo sofre todo ano o efeito sanfona. Quando chegamos a um numero um pouco melhor eis que seis mil em um só ano abandonam as fileiras Escoteiras. A evasão até hoje não foi bem estudada pelos nossos lideres. Muitos nem se preocupam e fazem dela uma maneira de introduzir novos membros com pensamentos iguais sem contestação.

                    Infelizmente ainda não temos meios para que possamos em uníssemos mostrar como poderíamos chegar lá. O sonho de uma sociedade formada pela filosofia escoteira ainda não aconteceu. Uma mentalidade única é o que acontece na maioria de nossa liderança. Não se discute não se estuda o essencial dos resultados e alguns mais privilegiados explicam o inexplicável. Acham assim que são os mais inteligentes e espertos, que sabem tomar as decisões certas e que com seu poder irão consertar o mundo escoteiro; sempre se julgam os melhores e mais capazes que os outros. Seria isto mesmo? Impossível responder. Nossa politica de resultados caminha há passos de tartaruga. O dia que tivermos mais ouvidos, mais compreensão, mais fraternidade sem prepotência quem sabe podemos atingir o nível do caminho para o sucesso conforme escreveu Baden-Powell.


                    Enquanto isto vamos ficando para trás no efetivo escoteiro nacional comparativamente a diversos países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários