Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Meu Sempre Alerta ao Trio Irakitan.


Conversa ao pé do fogo.
Meu Sempre Alerta ao Trio Irakitan.

                 Estou a ouvir com saudades o LP do Trio Irakitan Sempre Alerta. Acho que foi em meados de 1960 que ele foi lançado. Estava chegando em casa na minha bicicleta Husqvarna pneu balão faixa branca, e um quarteirão antes ouvi pela primeira vez as canções Escoteiras que o Trio Irakitan em um belíssimo LP. Minha família estava à porta a me esperar com um maravilhoso sorriso nos lábios. – tia Cota trouxe de BH para você Vado! Falou minha mãe. Eu já cantava muitas das canções do LP, mas algumas eram novas e outras a melodia diferente. Não vou contar aqui o quanto toquei o LP e meus amigos escoteiros enchendo a sala sentados alegremente ouvindo cada canção ou hino magnificamente cantado pelo Trio. Mas uma das canções nos ouvimos diversas vezes: - Quebra-coco. Tínhamos um carinho todo especial por esta canção.

                 Naquela época sempre ao encerrar o fogo, logo após a Cadeia da Fraternidade, os escoteiros que quisessem podiam ficar em volta do fogo, para participar ou aplaudir o desafio do Quebra Coco. Aqueles que se destacavam como repentista faziam a turma vibrar e gargalhar com as quadrinhas muitas vezes mexendo com o ego de alguém. Sem ofensas é claro. Eu desde pequeno tentava tirar meus versos, mas nem sempre fui bom nisto. Nunca esqueci Munir Boca Grande e Miúdo que ficavam até tardão eram os melhores. Meu Bagueera Laudelino Pé de Chumbo foi quem me introduziu na arte do Quebra Coco. Adorava ver os repentistas escoteiros e quando fui para a Tropa dei início a minha saga de repentista que ainda bem não teve sucesso o que me deixou mais a vontade para apreciar os melhores.

                 Quando acampamos com o Grupo de Conselheiro Pena conheci Paulinho duas Patas e sua performance em tirar versos. Poucos tinham a “audácia” de desafiá-lo. Já começava cantando assim – “Meus amigos, escutem bem, hoje estou um pouco rouco, mas é bom ficar sabendo, sou o campeão do Quebra Coco” e daí em diante não parava mais. Mas tudo mudou, pois um dia quebraram seu orgulho de cantador. Foi humilhado por um menino matuto, magro, olhos miúdos e cozinheiro da Patrulha Coruja. Soube que foi em um acampamento em Rio grande na Serra do Roncador. Pituxo caladão e magrelo, desengonçado era um “bamba” e quando o vi achei que era gago. Os campeões do Quebra coco que não o conheciam sempre quando começa um desafio pensavam: “Este estava no papo”.

                  Uma vez eu de bobeira aceitei seu desafio. Uma hora, duas três e estava que não aguentava mais. Pituxo não ria. Só cantava. Nem me encarava e nem dizia versos que podiam servir para todos sorrirem ao meu respeito. Lembro que o Chefe disse que a alvorada seria as seis nem mais nem menos. Quem quisesse ficar tudo bem, mas ele não iria abrir mão do horário. Mandinho e Cocada bons repentistas riam a valer. Entreguei os pontos e fui até ele para cumprimentá-lo. Tomázio Monitor da Águia me bateu de leve nos ombros: - Vado, ganhar é bom, mas saber perder é uma arte. Hoje nem sei mais se ainda existem os repentistas do Quebra Coco. Tenho saudades de um dia poder assistir os bambas no desafio em uma noite enluarada.

               O Trio Irakitan foi um marco nas canções Escoteiras. Seu LP dizem bateu recordes de venda não só para escoteiros, mas para muitos que gostavam da musica escoteira. De todas eu ainda gosto de cantar baixinho o Hino dos Escoteiros do Mar. Gosto também do Cucu e até hoje faço os gestos que aprendi em um curso na década de cinquenta com JF (João Francisco de Abreu). Sei que muitos ainda possuem o LP Sempre Alerta. Eu não mais o tenho se perdeu em uma enchente em minha casa em 1969. Hoje costumo sentar em minha varanda e lembrar cantando na mente as belas músicas Escoteiras que nunca esqueci. Não tenho mais voz, mas tenho mente e das boas. Já toquei uma viola, mas não fui bom. Tinha uma harmônica importada e me diverti muito com ela. Onde anda? Não sei.
         
           Saudades vem e vão. Aqui vou lembrando como posso dos meus tempos de lobo e Escoteiro e sênior. Quebra Coco, O meu Chapéu tem Três Bicos, A Árvore da Montanha o Cucu, Guin gan Guli e tantas outras. Será que ainda toco violão com duas posições somente? O meu sumiu. Não sei onde foi parar. Poderia voltar a tocar uma harmônica. Impossível meu pulmão não vai colaborar. Ainda estou aqui ouvindo o Trio Irakitan. Guardei agora nos meus favoritos. Ah! De BP trago o espirito junto de mim, sempre na mente e no meu coração estará. Saudades demais... Quebra Coco, Quebra Coco, na ladeira do Piá...

Estou agora chegando, mesmo estando um pouco rouco,
Muito cuidado comigo, sou campeão do quebra coco.
“Minha mãe chamava Caca, e meu pai Caco Maria,
Juntando caco com caco, eu sou filho da Cacacaria!

Quem fica no Facebook, não é um doido varrido,
É uma turma das boas, turma de muitos amigos.
Não chorem na minha partida, hora de o Velho sumir.

A hora passou no tempo desculpem, preciso dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários