Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Qual a diferença entre um Sargento e um Chefe Escoteiro?


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Qual a diferença entre um Sargento e um Chefe Escoteiro?

                Pois é. Sei que sabem melhor que eu a diferença de um Sargento de uma Tropa Militar e de um Chefe de Tropa Escoteira. Muitos acham que não tem diferença nenhuma e outros acham que difere pouco e que nada tem há ver um com o outro. Vez ou outra acho que muitos sempre sonharam em ser um sargento e encontraram no escotismo um manancial para seus sonhos. Ops! Não é você quem me dirijo, você sabe muito bem a diferença entre um Chefe e um sargento militar. Mas porque não dar exemplos? Assim poderemos definir melhor as diferenças e quem sabe tirar suas dúvidas. Vamos começar?

a)     Um sargento dirige a Tropa Militar com rigor. Ele sabe que o adestramento é importante na luta em uma guerra e não dá trégua. Grita, manda cantar, castiga com exercícios cansativos e se coloca em posição de ditador. Só ele sabe e ninguém sabe de nada. Os recrutas estão ali para aprender.
b)     Um Chefe Escoteiro guia a Tropa com calma e tranquilidade. Sabe que são meninos em formação.  Adestra sim seus monitores que são os responsáveis para adestrar seus patrulheiros. Trata a todo com respeito, não grita, fala calmamente, aconselha quando acha necessário. Aprende com seus jovens a arte de aprender fazendo. Todos estão ali para aprender mutuamente.
c)      Um sargento exige sempre a ordem unida. Ela é à base da disciplina. Não aceita erros, marchar faz parte da formação do soldado. As formações são perfeitas, não pode haver erros. Ele sabe que será cobrado por seus superiores. Quando perguntados os soldados só devem responder o que lhe foi perguntado. Só fala se o sargento lhe dirigir a palavra. A continência é feita a todo superior com rigor e a falta dela pode gerar punição.
d)     Um Chefe Escoteiro quase não usa ordem unida, explica aos monitores a sua necessidade, mas feita de maneira simples sem afetação. Ele sempre comenta sobre a disciplina, pois sem ela nada poderá dar resultados. Ensina aos monitores que o respeito vem em primeiro lugar. Todos na Tropa Escoteira tem direito a voz e voto, mesmo não sendo perguntados eles podem tirar dúvidas a qualquer tempo. A saudação é uma maneira de mostrar que estão alertas e prontos para confiarem um nos outros. O respeito entre eles o Chefe e os demais dirigentes são iguais.
e)     Um sargento só caminha com sua Tropa marchando ou em trote de estrada. Todos devem ficar em fila e as passadas iguais. Se alguém fica para trás a Tropa não para e continua. Algumas vezes aqueles mal preparados são punidos ou excluídos da Tropa.
f)       Um Chefe Escoteiro caminha juntamente com seus escoteiros. Em fila quando em estradas perigosas e em patrulha sem fila quando em trilhas ou estrada vicinais. Todos andam calmamente, se alguém fica para trás a Tropa para e espera o atrasado. Um Chefe sempre canta e anima sua Tropa a cantar. Faz questão do sorriso e vai ensinando aos jovens a vida no campo, a natureza, os animais e pássaros. Dificilmente se vê um Chefe gritando.
g)     Um sargento em um acampamento sabe que ali é para instrução militar. As barracas devem estar perfeitamente alinhadas, a cozinha é feita para todos. A corneta é a maneira correta para chamada e avisos. A inspeção é rigorosa e quem falha é punido. A ordem unida é frequente. Pela manhã a física é pesada e sempre feita de maneira bruta sem chances de errar.
h)     Um Chefe Escoteiro deixa que os monitores escolham seus campos de patrulha. Nunca entra em um deles sem pedir licença. O apito é usado esporadicamente. Incentiva os monitores para incentivarem seus patrulheiros.  Ele sabe que no campo é para viver em paz e harmonia. Não apoquenta suas patrulhas e na inspeção é camarada ensinando em vez de exigir. A ordem unida não existe, a cozinha é feita por patrulhas e cada menino é incentivado a aprender a cozinhar. A física existe, mas calma, com movimentos fraternos sem abuso de autoridade.
i)       Um Sargento Militar é exigente nos horários. Não aceita desculpa e nem perdoa. Erros podem ser punidos com prisões. As atividades da Tropa são diárias e muitas vezes acontecem também aos domingos. Afinal uma guerra não tem hora dia ou lugar para acontecer. O uniforme é rigoroso e não se aceita soldados mal apresentados. Um Sargento Militar fica um ano ou um pouco mais com sua Tropa. Seu orgulho é saber que formou uma máquina de guerra para se defender e defender seus amigos na Tropa. A cada ano o Sargento sabe que novos recrutas serão formados e tudo é igual como aconteceu com os que passaram pelo seu comando.
j)       Um Chefe Escoteiro é exigente nos horários. Explica aos seus monitores porque devem ter esta meta sempre. Ele sabe que o monitor é seu olho, seu braço e seu professorado. Ele sabe que o monitor vai ensinar tudo que aprendeu com ele aos seus patrulheiros. Ele é exigente com os uniformes, pois a apresentação é uma maneira de educar para a vida. As reuniões são uma vez por semana em horário escolhido por todos. Ele sabe que seus jovens vão receber uma formação diferente, ele sabe que sua preocupação em ensinar como ser bom, amável, ter caráter honra ser transparente leal e honesto. Seu objetivo é fazer o máximo para que o jovem esteja sempre na Tropa conforme sua idade.


                       Bem teria muito mais a comentar e espero que os sargentos que me leram não fiquem ressentidos. Afinal seu trabalho é adestrar homens para a defesa da nação e muitas vezes o recruta formado retorna a sua família sabendo muito sobre honra, palavra e caráter. Não se compara uma Tropa militar com uma Tropa escoteira. Cada um com seu estilo e o trabalho do Chefe é árduo, pois ele tem sempre que estar à frente do seu tempo, para formar jovens na vida do amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários