Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Um bravo a todos que contaram sua história.


Um bravo a todos que contaram sua história.

                        Durante dois dias postei em minhas três páginas do Facebook dois convites àqueles que quisessem contar um pouco de sua vida Escoteira. Dezenas de jovens, chefes e antigos escoteiros deram seu alerta e aqui compareceram. De uma maneira simples sem afetação, contaram quem foi os primos, os monitores, chefes e amigos que fizeram em suas patrulhas ou cursos. Foi bom demais ver cada um lembrando seu passado e até mesmo o que fazem no presente. No livro da vida escoteira cada um narrou um pouco das suas lembranças que nunca esqueceu e de sua saga escoteira. Escrever como foi o inicio, seus amigos, seus dirigentes e seu Grupo Escoteiro é sempre uma epopeia para lembrar-se do passado.

                       São histórias que nos marcam para sempre. Isto faz bem e nos dá um orgulho em dizer que também temos no sangue o amor ao escotismo. Sempre é bom lembrar o quanto à família está unida em torno de um ideal. Lembrar como os filhos lobos ou escoteiros participaram ou ainda participam sem nunca esquecer seu passado. São muitas saudades de um tempo que ficou marcado para sempre.

                     A alegria daqueles que resolveram contar suas historias, voando no tempo e no passado era como se estivessem novamente lá a fazer um escotismo de eternas lembranças entre amigos. São histórias assim que podemos dizer que nunca mais serão esquecidas. Escotismo marca. Mesmo um dia deixando de participar não se esquece. É como uma raiz que aprofunda na terra para dar vida a arvore que lhe serve de apoio. Cada minuto cada hora nas atividades seja menino, ou seja, adulto o sonho se transforma e o amor à filosofia Badeniana permanece para sempre.

                    Quem sabe um dia cada um vai receber uma pequena carta, um lembrete ou mesmo um presente de agradecimento, pois são pessoas assim que fazem nosso escotismo ontem hoje e amanhã. Quem sabe nossos lideres farão um pequeno esforço e escrever: - Olha sem você não existiria o que temos hoje. Aceite nosso muito obrigado. Precisa de mais?

Hã! Se eu pudesse, se eu fosse um mágico para dizer a cada um em sua cidade, em seu estado, em seu país que se o escotismo sobrevive é porque tem gente de alma escoteira que batalha sem esperar recompensas. Nas palavras escritas em vi amor e a fraternidade vivente na alma de cada um. Emotivo que sou cada escrita, cada descrição do monitor do primo da patrulha ou matilha meus olhos ficavam marejados de lágrimas como se também quisesse ter estado lá, a conhecer o que ficou marcado em cada um uma história que será contada hoje e sempre.  

                         Ver tanta dedicação tanta vontade em ajudar nos dá força para pular as pedras que sempre estão nos impedindo de caminhar. E pensar que somente um homem foi responsável por tudo isto. Baden-Powell. Podemos dizer sem sombra de dúvida que será sempre nosso Escoteiro Chefe mundial.

                       Não tenho poder para mostrar a gratidão que todos são merecidos. Não tenho poder para decidir um prêmio a ser dado a cada um por tão belo trabalho em prol do escotismo. Costumo dizer para mim mesmo que todos que passaram pelas fileiras Escoteiras são dignos de um Bravôo, de um Anrê, de um Sempre Alerta, pois são eles que fizeram a nossa história. Se tivesse poder eu daria uma medalha de bons serviços a cada um. Não à de bronze, não a de prata ou de ouro. Faria outra, seria a medalha de diamante dada a todos que de uma forma ou de outra deram sua contribuição ao escotismo de hoje e sempre. Ajudaram na formação de uma juventude sem esperar recompensa.


                      Obrigado a todos vocês que deixaram rastros na trilha escoteira e que do fundo do coração marcaram um tempo na história escoteira. Sem vocês o escotismo estaria parado no tempo. Nada mais a dizer. Sempre Alerta e Melhor Possível meus queridos amigos e amigas. Parabéns pelo alto espirito Escoteiro de que são possuídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários