Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Crônicas de um Chefe Escoteiro. Divagando... A fraternidade.


Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Divagando... A fraternidade.

                   Dizem-me coisas interessantes. Coisas escoteiras é claro. Dizem-me tanto que fico pensando se isto é real. Alguns se ressentem por encontrar um ambiente alegre e fraterno no início e depois aos poucos tudo vai mudando. O padrão não deveria ser este dizem. – Chefe, há um desejo de ser alguém, muito mais do que pode ser e isto não pode ser normal. Onde está nossa lei? Ele ou Ela não sabe que temos uma? Onde anda o primeiro, o quinto e o décimo artigo? E tantos outros? Porque esta rigidez de comando, de ser o melhor?

                  Outros são diferentes. Falam bem de coisas escoteiras. Dizem que estão no melhor dos mundos, que encontraram ali sua verdadeira identidade. Que ali tem irmãos e não só amigos, que são fraternos e que tentam ajudar uns aos outros. Quanto tempo isto dura? Garantiram-me que para sempre. Dois lados, duas moedas, dois pensamentos duas ações. Um são infelizes mesmo tentando ajudar outros têm a felicidade presente em cada momento e isto motiva a fazer o que fazem para sempre.

                  Porque esta diferença em agir, em participar com um verdadeiro espírito de eu abraço você, você me abraça e juntos seremos felizes para sempre? Não foi o fundador que acreditou que o escotismo podia modificar o mundo, dar o verdadeiro sentido da amizade do amor da ajuda ao próximo? Fraternidade o que é? Em linguagem simples disseram que a fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de liberdade e igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês: - “Liberdade, igualdade e fraternidade”.

                 Temos muitas definições e uma que me toca profundamente é que a fraternidade significa a união de seres, que possuem o mesmo objetivo par atingi-lo, mesmo não percorrendo o mesmo caminho juntos trocam conhecimentos se respeitando mutuamente como irmãos. Mas me pergunto, no escotismo não devia ser assim? Sei que a maioria tem este pensamento, mas cá entre nós, tem cada peça de fazer inveja que onde estão e onde atuam mais atrapalham que ajudam.

                 Sei não, mas acho que precisamos dar um passo para que as pessoas se aproximem mais, se respeitem mais e que esqueçam que não são os donos da verdade. Cada um tem conhecimentos que o outro não tem. Queira ou não para muitos o escotismo é um bicho de sete cabeças. Dizem para nós que nada conhecem e esquecem que em seu coração em seu sorriso em seu abraço tem tanto de escotismo que nos faz bem só em olhar.

                 Sábio foi Baden-Powell que disse que mesmos espalhados por todo o mundo os Escoteiros são irmãos. Têm os seus sinais secretos pelos quais se reconhecem, e são prestáveis e hospitaleiros para todos. Um Escoteiro seria capaz de te oferecer o que tivesse de melhor para te dar de comer e para te alojar, mas esperaria tanto que lhe pagasses por isso como que lhe cuspissem na cara. Um Escoteiro é capaz de sacrificar a sua vida para salvar o seu amigo ou mesmo para salvar um estranho... Especialmente se esse estranho for uma mulher ou uma criança.

                 E ele continua: - Os Indianos chamavam ao Kim o «Pequeno Amigo de Todo o Mundo», e todos os Escoteiros deviam esforçar-se por merecer esse nome. O espírito é que conta. A nossa Lei e Promessa de Escoteiros, quando realmente as pomos em prática, afastam todas as ocasiões de guerras e lutas entre as nações. Eita BP. Suas palavras nunca serão esquecidas. Melhor mesmo é esperar a mudança que todos esperamos no mundo. O Escotismo pode ser a fonte inesgotável desta fraternidade mundial.

                 Encerrando por aqui. Palavras simples e verdadeiras nem sempre são muito apreciadas. Vejamos o que disse dois grandes homens da história sobre a fraternidade: - Não fortalecerás os fracos, por enfraqueceres os fortes. Não ajudarás os assalariados, se arruinares aqueles que os paga. Não estimularás a fraternidade se alimentares o ódio. Abraham Lincoln. E Chico Xavier arremata: - O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amassemos uns aos outros. – Simples assim!

Nota de rodapé: - Nos últimos dois dias tirei um tempo para conversar com alguns amigos e amigas de minha página. Não foram muitos. “Alguns responderam com monossílabos, outros dizendo o de sempre – ‘SAPS” e outros dizendo bom dia e boa noite e silenciaram. Em alguns senti fraternidade em outros frieza. Recebo muitos pedidos de amizade. Aceito todos. Penso que quando me procuram querem confraternizar e dizer o que sentem do escotismo. O medo à dúvida de ser abordado de maneira indelicada faz muitos fugirem. Mas eu me pergunto: - Porque então continuar como amigo na minha página?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários