Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Escotismo formando jovens para o mundo ontem hoje e amanhã!


Conversa ao pé do fogo.
Escotismo formando jovens para o mundo ontem hoje e amanhã!

           Certamente muita gente se perguntará por que razão os métodos educacionais preconizados por alguns pedagogos de enorme reputação, como o são Rabelais, Erasmo ou Rousseau, tendo algumas ideias parecidas com aquelas que Baden-Powell utilizou no Escotismo, uma vez que também eles preconizavam a educação do jovem pelos jogos, pela vida ao ar livre e pela observação da natureza.

              A esta interrogação apenas se pode dar uma resposta: - B.P era detentor de uma brilhante personalidade, emergente de uma vida bastante preenchida, desde os tempos em que viveu aventuras extraordinárias com os irmãos, estudou a pessoa humana nos personagens que representou quando estudava em Charterhouse (Londres). Evoluiu nos conhecimentos que veio a adquirir quando serviu seu País na índia e na Africa. Tudo isto foi complementado com uma vida rude e livre, em que se forjou o seu caráter de forma tão determinante que o levou a adotar esta vida à juventude que andava em busca de novos horizontes e que dessem um sentido à sua avidez de crescimento para a vida de um mundo em convulsão.

                  Baden-Powell descobriu que os jovens necessitavam de sentir o apelo da fraternidade, precisavam de aventuras, novas descobertas capazes de os levarem a sentirem-se pessoas completas e confiáveis. Foi na recordação das suas próprias experiências nas matas de Charterhouse, daquilo que os rapazes de Mafeking lhe transmitiram quando do cerco, que Baden-Powell criou uma base de trabalho para a experiência de Brownsea.

                Mais de cem anos depois, aí está a prova de que valeu a pena tamanha dedicação aos jovens! – Baden-Powell tomou a sério os jovens, olhou-os com amor e conduziu-os pelos caminhos do bem, até pela Boa Ação de cada dia que lhes inculcou no espírito: - “O Escoteiro é útil e pratica diariamente uma Boa Ação”. – Logo após Brownsea, B.P foi em férias pela America Latina no ano de 1908 e colaborou no Chile na criação da primeira Associação de Escoteiros no estrangeiro. Na América do Norte, graças à prática da Boa Ação a que a Lei do Escoteiro nos compromete, criou-se também o Escotismo.

              Um americano rico, que se havia descolado a Londres, transportava alguma bagagem bastante pesada a caminho do seu hotel. Um rapaz que teria os seus quinze anos ofereceu-se para transportar a bagagem ao americano. “Feito o trabalho, o cidadão rico ofereceu para gratificar o rapaz, mas este, fazendo a saudação de três dedos, recusou gentilmente dizendo-lhe: Sou Escoteiro e pratiquei a minha Boa Ação ajudando-o”. O americano impressionado foi informar-se sobre o que era o escotismo. No Quartel General dos Escoteiros de Londres comprou o “Escotismo para Rapazes” e assim que voltou aos Estados Unidos tratou de lançar as bases dos Boys Scout na América.

              A grande aventura do escotismo iniciada em Brownsea no já longínquo 1907 solidificou com o Grande Acampamento do Centenário. Nos céus, sorrindo feliz pela obra realizada, Robert Baden-Powell of Gilwell deve murmurar baixinho:

- Valeu a pena! Os jovens compreenderam que lhes quis transmitir naqueles dias de Acampamento acontecidos no verão de 1907.  Que o Chefe Maior os protejam sempre e que eles estejam todos os dias Sempre Alerta para Servir!

Nota de Rodapé: -  - Não é só você quem deve viver feliz são todos que estão ao seu redor. Encante, cante, tenha um semblante calmo para animar os jovens que estão ao seu redor. Tenha como meta que ser criança é ser feliz... Correr e brincar até cansar e ainda pedir Bis! Mantenha na sua mente que mais vale ser criança que querer compreender o mundo. Seja você mesmo, acredite nos seus amigos. Acredite em você. Viva simples sonhe grande e seja grato. Dê amor e não esqueça, ria muito! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários