Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 8 de março de 2018

Conversa ao pé do fogo. Carta prego para lobos existem?



Conversa ao pé do fogo.
Carta prego para lobos existem?

Nota – “Carta prego são instruções lacradas em um envelope, para desenvolver nos jovens o espírito de aprender fazendo, proselitismo, técnicas e aprendizado de agir junto a comunidade ou mesmo com a natureza. Tem horários determinados tanto para o início como no fim. Costuma-se premiar a Patrulha ou Matilha que conseguiu atingir um número de pontos previamente combinados. Os prêmios podem ser: - Flor de Lis de Lapela, moeda da boa ação, caixa de bombons etc.”.

               Já vi chefes de lobos serem contra esta atividade. Penso diferente. A carta prego tem tudo para dar ao lobinho o espírito de liderança, equipe e aprender a fazer fazendo. São coisas de escoteiros? Claro que não. Acredito que devemos treinar os jovens na Alcateia com vivência suficiente para devidamente preparados na passagem pra a “cidade dos homens”. É lá que vão viver um dia. Portanto a carta prego tem um lugar especial na formação dos lobinhos.

                Ela é divertida, dá oportunidade aos lobinhos de aprender fazendo e se virar mesmo sem sua chefia por perto. (vija instruções abaixo). Se bem preparada desperta no lobo o desejo de seguir o Mowgly na sua caçada em Seeonee. Lembremos que nos escoteiros e seniores o sentido é igual, mas o modo de fazer é diferente. Importante que eles saibam que os chefes não estarão presentes.

                 Claro que todos os passos sempre irão existir algum adulto responsável. Serão sim acompanhados, mas a distancia. Para isso tudo deve ser bem preparado e planejado. É nessa hora que precisamos de pais, mães e ou pioneiros para ajudar. O principio é mostrar que temos confiança não só no lobo como na Matilha. Devemos, portanto preparar as matilhas principalmente como atuar em equipe. Nada melhor que instruir o lobo a ser disciplinado e obedecer sempre aos Velhos Lobos.           

               - Obedecer ordens, manter a Matilha unida, obedecer ao primo, e seguir sua lei. Tudo bem treinado antes na sede. Eu costumava ouvir muito os primos e os segundos, pois eles sempre tem o que dizer e opinar. Não se hoje ainda existe o Conselho de Primos, ele sempre foi a base para a discussão de um bom jogo ou uma boa atividade. Diferente da Corte de Honra ou Conselho de Monitores. 

                    - Pensemos em uma Carta Prego pela primeira vez com duração de mais ou menos uma hora. As próximas terão tempo maior. É possível? Claro que sim. Se todos os cuidados forem tomados o sucesso é garantido. Aprender errando e fazendo é um dos princípios para que as Cartas-Prego do futuro sejam cada vez melhores. Comece em volta da sede ou um local próximo com instruções claras tais como – Abrir a carta as “tantas” horas e cumprir as determinações. Exemplo: Descobrir alguém que já foi escoteiro, pai de escoteiro ou que tenha uma história escoteira para contar.

                     - A carta prego é entregue ao Primo e a sua Matilha com seriedade e poucas palavras: Os chefes já discutiram antes sobre ela. Exemplo: - No horário determinado leiam e cumpram o que está escrito no verso do envelope. Ao chegar ao destino abram a carta e sigam suas instruções. Cumpram o horário com responsabilidade. Não esquecer de ter uma boa equipe de mães pioneiros ou simpatizantes para ajudar. Cuidado, pois tem algumas que querem resolver, principalmente se tem filhos. Isto está fora de cogitação. Quem sabe inventar um código caso precisem de ajuda. Girar um lenço sobre a cabeça?

                  - Se deu certo a primeira veja a motivação para a segunda a terceira e depois dar um tempo. Esta já pode ser feita mais distante da sede. Ir de transporte público (ônibus) em um local aprazível com um bosque, um Zoológico, um parque bem arborizado. Não se assustem, haverá fora das vistas deles por perto. Não só no local como no ônibus. Não esquecer o necessário para eles desenvolverem as tarefas.

                        - As instruções são simples e diretas. Exemplos: - Em frente a casa de numero X se apresentem ao proprietário, expliquem o que são os escoteiros e os lobos, de onde surgiu. Fazer perguntas conforme um questionário previamente montado. Não esquecer de perguntar se acham válidos nosso movimento. - Preparar dois pais ou dois chefes, que em determinado local estarão em frente um ao outro, separados por três ou quatro metros. Um com uma sacola cheia de objetivos e outro com uma vazia. Irão jogar para o outro que guardará imediatamente na sacola vazia. Cabe a Matilha identificar e anotar o objeto.

                           - E assim as instruções vão sendo desenvolvidas. Quantas? A critério dos chefes e do horário disponível. Não esquecer o horário de lanche, água etc. Cada um deve levar em uma sacola ou mochila sua “matutagem”. Levar também um cantil ou um similar de plástico. Deixo-os sozinhos nesta hora. Estão aprendendo! Lembre a eles que não poderão ficar próximo de outra Matilha. Estão aprendendo a se virar.

                            - Sei que alguns dirigentes não são a favor de tais atividades. Acham que isto fica bem para os escoteiros e os lobos não. Eu digo o contrário. É notável a alegria deles com uma bússola, seguir mapa (simples) saber o que é sotavento, pontos cardeais e colaterais. Quem sabe uma prova de uso do nó de evasão. Eles preparam necas de Chefe. – Seguir para o rumo Oeste, ande duzentos passos virar para sudoeste e percorrer mais duzentos passos. Anotar tudo que acharem interessante no seu caderno de Matilha. Isto é bom demais! Já estão até pensando como vai ser na Tropa Escoteira.

                          - As etapas serão desenvolvidas pela chefia. Uma boa carta prego tem de motivar, ter gosto de quero mais, curiosidade em abrir e ver as instruções. Cobrar horários e não esquecer da lista de material individual.   Lembremos que é uma diversão. Um primeiro passo, fazer fazendo. Errando até fazer o certo. Chefes? Pais? Ótimo. Distantes e próximos e de olhos bem abertos.

                           - Pensem das vantagens de uma atividade como essa. Esqueçam as criticas que isto é coisa de escoteiros. Quem sabe por falta de boas atividades mateiras muitos jovens ficam pouco tempo depois da passagem. A Lei e a promessa do lobo deve ser sempre lembrada. Não se esqueçam em fazer uma dinâmica como todos no final para saber o que acharam. Vocês vão se surpreender.
Desejo a todos SUCESSO! Que os lobos possam viver a CARTA PREGO quem sabe nos Tempos das Falas Novas bem próximo ao Rio Waingunga em Seeonee.

Nota - CARTA PREGO. Já ouviu falar? Já fez? Gostou? Pode comentar? Aqui uma sugestão. Leiam analisem e vejam se vale a pena fazer uma. Não vão naquele velho chavão que isso é coisa de escoteiros. Lobinhos não? O que fazia Mowgly na Selva? Seguindo o Baloo e a Bagheera puxado pela mão? Pelo dito e não dito, pelo menos pensem, não custa nada tentar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários