Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sábado, 12 de março de 2016

O belo do escotismo está em sua simplicidade.


Conversa ao pé do fogo.
O belo do escotismo está em sua simplicidade.

                     Façamos escotismo simples sem complicar. Pense comigo quanto tempo nós escotistas ficamos com nossos jovens? – Duas horas por semana? Três? Se somarmos as atividades ao ar livre, outras sociais ou prestação de serviços veremos que o tempo é muito pequeno para complicarmos demais nas atividades Escoteiras. É bom quando vemos a moçada sorrindo em uma atividade qualquer. Ian Hislops no seu vídeo sobre escotismo para rapazes no You Tube mostra o que precisamos para ver que a como o escotismo daquela época ainda tem seu lugar na época de hoje.  A descoberta da vida ao ar livre e de aventuras é a razão de ser das atividades escoteiras. Estamos hoje com uma preocupação pedagógica, planos bombásticos, cada um querendo descobrir o ovo de Colombo esquecendo que Baden-Powell já tinha descoberto e dado o caminho a seguir para o sucesso. Bastava uma pequena adaptação e não mudar tudo como fizeram.

                   Antes o feijão com arroz dava certo, mas aos poucos tivemos que modificar. Desenvolveu-se uma parafernália de cursos, visando aprimorar e qualificar o adulto voluntário. São centenas de novas ideias novas pedagógicas e planos miraculosos. Mas eu me pergunto. Será isso o essencial? Tantas informações, técnicas, pedagógicas, psicológicas para apenas duas ou três horas por semana. É necessário mesmo? Fico me perguntando se os três livros básicos de Baden-Powell não nos dá o verdadeiro sentido do escotismo e seu sucesso. Nos primórdios do escotismo BP sentiu que não poderia deixar os jovens ao “Deus dará”, sem ter pessoal qualificado para ajudá-los no seu novo sonho aventureiro. Nos bosques, matas via-se meninos a correrem como se estivessem fazendo tudo àquilo que leram nos fascículos que ele escrevia. Ansiavam aventuras. Viver na natureza. Fazer o que ele descreveu tão bem nos seus fascículos “Scout for Boys”, ou melhor, Escotismo para rapazes.

                           Para testar as habilidades e conhecimentos BP fez acontecer o primeiro acampamento Escoteiro em Browsea. As bases para deixá-los fazer fazendo foram assentadas. O tempo foi passando. Até alguns anos atrás tínhamos três cursos básicos para que o adulto pudesse adquirir conhecimentos técnicos até chegar a Insígnia de Madeira. Nestes cursos ele vivenciava a vida ao ar livre, os acampamentos, vida em equipe, e com isto o método e o programa foram mantidos na formula que BP acreditava. Aconteceu que muitos jovens começaram a abandonar o escotismo devido a sua nova apresentação que muitos adultos que desconheciam estas atividades passaram a utilizar para atraí-los. Não havia mais uma continuidade nas tropas de chefes advindo da própria tropa. Começou-se a criar uma estrutura burocrática que sem perceber dominou todo o movimento escoteiro. Os cursos foram alterados. Experiências e experiências foram feitas. Muitas sem esperar os resultados e implantadas como fato consumado.

                            Criou-se sem perceber uma oligarquia que decide em nome dos jovens. Acreditam que sabem o que o jovem quer. Criaram os “Jovens Lideres” cuja idade não corresponde as reais necessidades dos lobos escoteiros e seniores, o baluarte principal da formação escoteira. Estes sequer são ouvidos ou perguntados. Alienaram o jovem na sua vivência escoteira. É comum escotistas exaltarem seus feitos dizendo que a atividade foi linda! Que isto foi ótimo, que “meus” escoteiros adoraram. Esqueceram-se de perguntar aos interessados e muitas vezes até perguntaram, no entanto a maneira usada na pesquisa não deixa dúvida que o jovem vai dizer que gostou. A evasão chegou avassaladora. Para dar uma motivação criaram um novo uniforme, deixaram para trás a descoberta a aventura que era a principal motivação do escotismo. Tudo ficou difícil devido à burocracia que chegou para ficar.

                          São duas ou três horas por semana. Só. O que precisamos? Simples. Motivar a participação dos jovens espontaneamente, deixando que eles façam um escotismo de raiz, pois é isto que eles querem. Se temos jovens com outras escolhas eles são minoria. A grande maioria sonha em viver seu sonho aventureiro. Pensemos que em seu bairro ele tem sua turma, fazem seu próprio programa e vivem em harmonia por anos e anos. Porque complicamos então nas reuniões e nas atividades Escoteiras? O jovem na sede quer ver e sentir um escotismo que acreditou. Participar para lembrar-se de sua casa, de sua escola do professor que só fala que só ele sabe sem nunca perguntar se é isto que está valendo a pena é melhor não ficar e sair. Ninguem quer ficar em forma por mais de quinze minutos com alguém falando para ele, com alguém pegando em sua mão para ensinar, com Monitores brigões, com exigências descabidas, com ameaças gerais que costumam acontecer.

                         Esta parafernália de curso hoje não nos trouxe o sucesso esperado. Muitos deles com pequenas apostilas seriam o suficiente. Cursos vivenciando o Sistema de Patrulha, Técnicas Escoteiras, aprender a fazer fazendo, ouvindo, aprendendo a ser mais amigos dos seus jovens garanto que darão melhores resultados. Escotismo não tem segredo. Qualquer um que entenda os objetivos do método e do programa, do fazer fazendo, do Sistema de Patrulha vai sem nenhum problema atingir o sucesso esperado. Como disse um antigo Chefe de Campo de Gilwell Park John Thurman, existem fatores adversos que não nos dão a correta aplicação do método. O Escotismo é algo sério, contudo, uma das grandes coisas é a alegria de participar dele, isso serve tanto para os dirigentes como para os rapazes. Estamos a pensar somente em termos educacionais ou psicológicos e, enquanto fazemos isso, perdemos muito da nossa condição de "amadores". E sabemos que como amadores somos bons, mas como profissionais somos péssimos. Somos uma parte complementar na vida do rapaz; complementar na escola, dos pais, da igreja, e, mais tarde, do trabalho.

Sem dúvida, Baden-Powell tocou o dedo em algumas das mais formidáveis ideias e práticas que levam os rapazes a segui-las com entusiasmo, e nos métodos, e modo de manejar e guiar os rapazes. É por isso que devemos nos manter o mais possível dentro da simplicidade, da alegria e do entusiasmo que ele inspirou. – Os únicos capazes e possíveis de pôr o escotismo a perder são os próprios chefes e dirigentes. Se nos tornarmos arrogantes, complacentes e a nos fazermos passar por demasiado auto-suficientes, então - e apenas com essas coisas - poderemos arruinar o Movimento.


                      Precisamos repensar nossa maneira e nossas atitudes na aplicação do método Escoteiro. Sabemos que o mundo está mudando e podemos adaptar sem modificar o básico. O que está sendo realizado não está dando certo. Só não vê quem não quer. Muitos rapazes e moças estão saindo. Reclamam das atividades. Alguns se calam pelo autoritarismo do seu Chefe. O escotismo é dos jovens para os jovens. Quando acreditarmos que podemos ter sucesso no caminho a seguir, então o escotismo vai conseguir atingir o que dele todos nós esperamos. Bons cidadãos conscientes de suas responsabilidades na comunidade onde vivem.

Um comentário:

  1. Chefe, grato,gratissimo por nos devolver o direito de sonhar. Nos idos de 71, fizeram-me Chefe de Grupo - Diretor Técnico não!- por temeridade.Tinha então 18 anos!(sic).Grupo de mar em repartição de marinha. Mérito? Boa aprovação num CAB (lembra?) Chefe de Grupo de jovens da mesma idade! Alguns até mais velhos. Efetivo? em torno de 76. BP, Velho Lobo,Gilcraft,leituras ávidas e constantes.Risos,alegria, afoiteza, camaradagem, vontade de aprender e companheirismo.Muito companheirismo foi a principal ferramenta nesta louca aventura. Resultado? 45 anos de serviço ao próximo, 6 grupos fundados ao longo da vida. Hoje, um deles com 35 anos de fundado, outro com 30, muios,muitos irmãos e amigos com quem pude repartir o pão. Fiz curso preliminar este mes. Pretendendo retornar ao Movimento. Um da equipe de formador- que foi escoteiro em um dos grupos que participei- disse-me o seguinte;- Esqueça tudo o que aprendeu.De nada serve mais! -Humildemente tentei seguir-lhe o conselho. Chefe, o escotismo que me apresentaram, pode crer, não é o que aprendí com BP e com todos aqueles chefes que tiveram paciencia, amor, compreensão, generosidade de ensinar a este burro velho! Não tenho dentes prá mastigar o que ai está. Deixei a UEB (triste e desgastado, que a ela dediquei mais de trinta anos de lealdade)e estou migrando com a nova equipe para a AEBP. vou continuar fazendo o que aprendi. Saudosista, recalcitrante, ingrato? Acho que fiel à filosofia escoteira. Deus me ajudará? Penso que sim!

    ResponderExcluir

obrigado pelos seus comentários