Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 31 de março de 2016

To be, or not to be – Ser ou não ser, eis a questão.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
To be, or not to be – Ser ou não ser, eis a questão.

                     Adianta escrever sobre o que hoje é considerado escotismo moderno? Que escotismo é esse? Eu pergunto aos lideres escoteiros que são os donos das ideias e das normas quais foram os resultados? Sei que poucos como você que hoje luta em uma sessão escoteira vai ler este artigo até o fim. Aqueles que possuem status escoteiros irão fechar a pagina por não concordarem com o que escrevi. Tem hora que me sinto tolhido por resultados tão pequenos alcançados até hoje. A maioria dos novos que chegaram ou estão chegando estão fechados em uma redoma escoteira satisfeitos com seu escotismo feito como acreditam que devia ser feito. Eles pouco acreditam em uma só palavra do que escrevo. Preferem meus contos, meus sonhos, minhas histórias, pois delas podem tirar exemplos na sua labuta semanal em uma sessão escoteira. Nossos lideres regionais e nacionais nem aqui aparecem. Para que? Para ler um Velho idiota a falar o que não deve? Eles estão lá onde sempre estiveram. Nas páginas do seu site da UEB e dali não arredam o pé.

                     Você conhece alguém do CAN, da DEN ou outro órgão importante da União dos escoteiros do Brasil que dão plantão nas páginas das redes sociais? Conhece algum que aqui postam visando dar mais visibilidade, mais aprendizado, tirando dúvidas pesquisando idéias ouvindo sugestões, sentindo pelas palavras dos mais humildes como está difícil fazer escotismo hoje no Brasil? Sei de alguns que tem páginas aqui. Escrevem esporadicamente. Os membros da equipe de formação, os mais graduados nem pensam em escrever ou discordar de alguém que postou algum de bom ao escotismo. Eles estão em um patamar mais elevado tem maiores conhecimentos Escoteiro e nunca virão aqui ouvir quem sabe o que não querem ouvir. Vez ou outra um novo membro da liderança regional vem aqui publicar seus programas, suas ideias, atividades que ele preparou. Pergunte a ele se consultou alguém, se discutiu com alguém, se fez uma pesquisa com os jovens o que eles acham disto.

                      Estamos vivendo uma época onde existe uma pequena parcela que se encontraram no escotismo, acham que tem ideias novas, acreditam que podem mudar e fazem de tudo para ter o status que muitos já têm. Pertencer a Casta da Liderança é um sonho de muitos. Não hesitam em humilhar, em desfazer, em se mostrar prepotentes na sua ânsia de poder. Eles estão em todos os lugares. Julgam-se os melhores, são daqueles que dizem ou está comigo ou contra mim. A arrogância é tão grande que sempre achei que a UEB é quem deveria servir aos seus associados. Mas não, ela fez questão de colocar no final da promessa do Chefe “Servir a União dos Escoteiros do Brasil”. Isto é correto? Uma vez li um livro do Pensador e Escritor Aldous Huxler que me chamou a atenção. Dizia ele:

“Uma organização não é consciente nem viva”. Seu valor é instrumental e derivado. Não é boa em si; É boa apenas na medida em que promoveu o bem dos indivíduos que são partes do todo. Dar primazia às organizações sobre as pessoas é subordinar os fins aos meios. Tudo estaria a salvo se toda a população fosse capaz de ler e se permitisse que toda espécie de opiniões fosse dirigida aos homens, pela palavra ou pela escrita, e se pelo voto, os homens pudessem eleger um legislativo que representasse às opiniões que tivessem adotado!

                      Mas não é isto que nossos lideres pensam. Eles não consultam, não perguntam, não são transparentes, nunca fizeram pesquisas sérias nas unidades Escoteiras. Acham que não precisam disto. Arvoram-se em donos da verdade. Sem perceber tomam atitudes que podem levar nosso nome ao esquecimento. Nosso proselitismo nosso marketing praticamente acabou. Os órgãos de comunicação nada falam sobre nós. Se antes se dizia Sempre Alerta, Uma só palavra, Ser Escoteiro é ter honra hoje não. Estes nomes agora registrados no INPI assusta á quem um dia for usar se não sofrer um processo a qualquer tempo. Se no passado era comum falar do Escoteiro, da sua boa ação, de sua formação, da sua palavra e sorrisos ao dizer Sempre Alerta isto não existe mais. Todos aceitam sem reclamar. Pagam às taxas sabendo que não tem desconto, a maioria não participa de atividades regionais ou nacionais porque não podem pagar.

                       Os jovens nunca são consultados. É brincadeira quando dizem que os Jovens Lideres fazem isto. Jovens? 18 a 26 anos? Pode até ser chamado assim, mas quantos com esta idade estão trabalhando, se formando em faculdades, atuando como chefes e sendo responsável por si próprio? O Sênior, o Escoteiro ou mesmo o lobo passou a ser massa de manobra. Um Líder da União dos Escoteiros do Brasil colocou no POR que a camisa solta está dentro da norma. Todos passaram a usar. Não perguntaram ao público o que acham. Não sabem dos comentários ruins que fazem ao nosso respeito com este tipo de usar a vestimenta. Chefes se apresentam como querem. Não se igualam com seus jovens. São chapéus, são lenços, são escolhas cujo exemplo deixam a desejar. Porque pelo menos se mudaram não levaram a sério a apresentação pessoal? É moda? Quem faz assim? Qual associação que se preza age desta maneira? Conhecem alguma organização que se apresenta assim?

                          Já vi muitos dos mais ligados a Casta dos Nobres da UEB dizer que chega de Baden-Powell. Dizem eles que precisamos de sangue novo. (o deles é claro). Precisamos de novos rumos educacionais. Fazem questão de falar em nome dos jovens que os tempos agora são outros. Não deram oportunidades a eles de dar opinião e mostrar os dois lados da questão. Todos aceitam. Sorriem quando recebem informações de mudança. Sorriem quando lhes é jogado uma nova norma, um novo plano. Batem palmas nas eleições, mas ainda não se tocaram que as chapas eleitas são a continuidade dos que estão saindo. Temos aí uma nova eleição na Liderança Nacional, os candidatos são os mesmos que irão dar continuidade a um programa falido que não deixa crescer, não deixa mostrar que o escotismo é sim, uma organização de jovens sem similar.

                 Mesmo sabendo que muitos não se interessam mais pelas palavras de Baden-Powell eu não me canso em repetir o que disse: - “A maior ameaça a uma democracia é o homem que não quer pensar pôr si mesmo e não quer aprender a pensar logicamente em linha reta, tal como aprendeu a andar em linha reta”. A democracia pode salvar o mundo, porém jamais será salva enquanto os preguiçosos mentais não forem salvos de si mesmos. Eles não querem pensar, desejam apenas ir para frente, seguindo a ponta do nariz através da vida. E geralmente, estes, alguém os guia puxando-os pelo nariz!

- Saia da sua estreita rotina se quer alargar sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários