Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Um Lampião Vermelho a querosene.


Um conto quase real!
Um Lampião Vermelho a querosene.

            - Ontem a tarde faltou luz em minha morada. Ao procurar umas velas olhei na sala e lá estava pendurado o meu novo amigo um Lampião Vermelho a querosene. Foi-me presenteado por um amigo Escoteiro das Minas Gerais. Ele leu uma historia que publiquei sobre um Lampião Vermelho e fez questão de me presentear com um. Fiquei muito feliz quando o recebi. Tenho amigos que sempre estão a me surpreender com presente inimagináveis. Eu já tinha abaulado seu pavio, pouca querosene e devidamente testado. A sala na penumbra se assustou com a luz bruxuleante do meu novo amigo que muitas lembranças me trazia do meu passado. Eu era Escoteiro da Raposa e ganhei um de presente da minha Avó lá de Tapimirim onde sempre ia passar as férias.

                 No dia do retorno para minha cidade ela sorrindo me disse: - “O lampião cum corosene só serve pra infeitá os comudu da casa”. Era assim que ela falava. Linda a minha avó. – Meu neto, este lampião vermelho é seu. Cuide dele, o mantenha limpo e sempre preparado para usar. No campo o leve vazio com um pequeno frasco bem arrolhado de querosene. Sempre quando voltava no ano seguinte ela não esquecia de me perguntar: - Tem tomado cuidado com o Lampião Vermelho? – Eu ria e dizia, - Sim Vó! – Sabia que ele fala, chora e rí? Não liguei muito para o que ela disse. Um lampião não fala, não ri e não chora. Ele ficava sempre dependurado no meu quarto, inerte e nunca o vi falar e sorrir.

             – No acampamento de Julho, quando arrumava minha mochila ouvi uma voz fanhosa e rouca: - Não vai me levar? Olhei com cuidado e assustado vi que era o Lampião Vermelho quem falava. – Pensei com meus botões, devo estar “tantan” e mesmo não tendo certeza o peguei e o amarrei na alça direita de minha mochila. Nesta época ainda não havia os tais Lampiões a Gás. Pipoca o cozinheiro usava uma lamparina que dava a luz que precisava para preparar nossas refeições. Havia outra na Mesa do Campo, mas qualquer vento a deixava apagada. O Lampião Vermelho se sentiu o rei junto aquelas duas dengosas Lamparinas. Não foi brusco e posso garantir que foi um perfeito cavalheiro, daqueles que só no escotismo são fabricados. Nos cinco primeiros dias tudo correu a contendo.

               À noitinha o Chefe Reuniu as quatro patrulhas para um jogo noturno. – Deixem tudo preparado. Vamos demorar, só vamos retornar lá pelas duas da manhã. Não se preocupem, a Alvorada será esticada em três horas! – Nada de novo, os nossos jogos noturnos duravam pelo menos cinco horas. Outro dia comento sobre o jogo, mas só adianto que morri antes da meia noite. Esperei na Curva do Peão a patrulha retornar. A norma era a patrulha entrar no campo com todos seus patrulheiros. Qual não foi nossa surpresa ao encontrar o Lampião como vidro quebrado e a querosene toda esparramada pelo chão. – O que ouve? Perguntei a ele.

              Escoteiro, dois ladrões passaram por aqui. Falei baixinho para as lamparinas apagarem o pavio. No escuro seria melhor para nos defender. Mesmo assim um deles tentou me acender e eu valente como sou levantei muito o pavio e a chama alta pegou em sua camisa que pegou fogo. O outro veio correndo e me chutou. Cai e quebrei o vidro. – E as lamparinas? Correram pela mata. Não as vi mais! – Preocupado solicitei ao monitor que fossemos todos em busca das Lamparinas. Encontramos uma em um buraco de Tatu, como uma enorme cascavel enroscada e a outra bem próximo ao Ninho da Águia na Gruta do Morcego. Elas se jogaram em meu colo e voltamos para o acampamento.

              Fizemos muitos acampamentos, muitas excursões, muitas atividades aventureiras, mas me diverti com o Lampião Vermelho no Bivaque de novembro, aproveitando o dia de finados. Zé do Boi disse que conhecia bem o trecho. Sabia aonde poderíamos parar para dormir. Sabia onde tinha boa aguada e lenha para as fogueiras. Sei que na terceira noite, já percorridos mais de setenta quilômetros, paramos para dormir e no dia seguinte vimos que estávamos em um cemitério abandonado. Cadê o Lampião Vermelho? Demoramos mais de cinco horas para descobrir seu paradeiro, em cima de um Jequitibá-Rosa tremendo igual vara verde. – Jurou que não ia mais acampar conosco.

              Quando fui morar na capital para enfrentar a faculdade, ele chorou com minha partida. Ficou calado e mudo. Quando o apresentei ao Zequinha que fora Lobinho e agora estava na patrulha ele sorriu. – Lampião Vermelho, o Zequinha vai cuidar de você. – Ele falante logo perguntou: - Explicou para ele como eu sou? Faço a luz, mas quero amor, quero amizade e sempre ele tem por obrigação de me dar um abraço! – Eita Lampião danado. Mas eu sabia que Zequinha não iria faltar no cuidado que ele merecia.

                Histórias são histórias, Contos são contos, Lendas são lendas. A luz voltou. O meu novo amigo o Lampião Vermelho que ganhei de presente ainda continuou aceso por muito tempo na sala. Meus pensamentos corriam céleres por um passado que resistia em esquecer. O apaguei. Fiz questão de lavar o vidro e secar com uma folha de jornal. Este não falava, mas eu agradeci. Meu amigo Lampião Vermelho, ficaremos juntos para sempre. Pode contar com este Escoteiro que mesmo velho sabe respeitar aqueles que nos iluminaram pelos caminhos da vida que o Senhor nos reservou com tanto amor!               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários