Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 4 de junho de 2017

Desafios de um chefe Escoteiro.


Desafios de um chefe Escoteiro.

                  Muitos acham que saber sinais de formatura, saudar a bandeira fazer nós e seguir pista e claro contar histórias são os principais desafios de um chefe escoteiro. Outros dizem que temos muito a aprender para entender o jovem de hoje na sua escala de valores. Considerando que não somos pais e professores dos jovens escoteiros, e que somos mais irmãos e mais compreensivos muitas vezes somos cobrados e nem sempre estamos preparados para falar aos jovens em uma linguagem que eles possam entender. Isto sem ofender, sem exigir sem se mostrar o dono da verdade e tentando ser mais um aconselhador.

                  Notei quando me olharam e foram até onde eu estava. Eu os conhecia apesar de ser chefe Escoteiro. Era um sênior e uma guia que muitos diziam que seriam um par perfeito para sempre. Andavam juntos e algumas vezes os vi de abraços mais significativos e até um pequeno beijo que deixei passar sem chamar a atenção. Ambos me procuraram depois da reunião.

- Chefe, disse o Sênior, fale alguma coisa para nós!

                Pensei comigo sem me dirigir a eles o porquê me procuraram e não o seu chefe Sênior. Quem sabe pela minha idade queriam uma resposta e não um aconselhamento? - Sorri. Falar o que? Onde estavam as palavras? Eu não os deixaria sem uma resposta. Nunca me neguei a falar o que sinto o que penso sem ofender a quem quer que seja.

- Falei sem forçar a voz, baixinho para que só eles pudessem ouvir: - Dizer o que para vocês? O que esperam de mim? Meus jovens amigos assim sem pensar o que desejam ouvir, saibam que para toda malícia, tem uma inocência. Para toda chuva, tem um sol. Para toda lágrima, tem um sorriso. O mundo fica mais bonito quando a gente carrega coisas boas no peito e no coração.

- Olhei bem fundo nos seus olhos e continuei: - Ser bondoso é como plantar um sorriso a cada instante. Se o coração de vocês estiver doendo sorriam, mesmo que ele esteja partido quando há nuvens no céu vocês sobreviverão... Se vocês apenas sorrirem com seu medo e tristeza talvez amanhã descubra que a vida ainda vale a pena. Ilumine sua face com alegria esconda todo rastro de tristeza embora uma lágrima possa estar tão próxima, este é o momento que vocês tem que continuar tentando Sorrir. Afinal para que serve o choro? Vocês descobrirão que a vida ainda vale a pena se vocês apenas... Sorrirem!

- A Guia me olhou espantada sem saber o que dizer. Não sei se era isto que ela esperava. Mas foram tão curtos na pergunta que eu respondi a minha maneira pensando atingir o ego e o pensamento de cada um.

– Olhe minha jovem, não perturbe o seu coração com problemas da sua cabeça. Que a gente saiba agradecer o pouco para que possamos merecer o muito. Saiba que quando a gente acha que sabe todas as respostas, a vida muda todas as perguntas. – E completei finalizando: - Não esqueçam que um bom vencedor é aquele que planeja seus passos sem pisar em ninguém.

- Ambos se foram calados sem comentar minhas palavras. Verdade é que nem sei se atingi o que eles me pediram. Disse o que pensava no momento. Não é fácil ser um chefe escoteiro. Ainda tenho muito que aprender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários