Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 24 de setembro de 2017

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Ser Velho é um barato... Mora!


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Ser Velho é um barato... Mora!

                  Hoje domingo lá vou a bengalar por aí. Como sempre minha mente passeia olhando a vida como ela é. Divirto-me com muitos amigos e grandes pensadores, pedagogos e aconselhadores quando escrevo artigos de minhas impressões sobre a velhice. São tantos a especificar o que é velhice que acho que eu mesmo ainda não entendi o que é ser velho. Um grande professor escreveu:

                  - Velha é a pessoa que perdeu a vontade de aprender. Velha é a pessoa cheia de verdades e sem disposição para aceitar a diversidade de opiniões, as diferenças individuais. Velha é a pessoa que faz tudo sempre da mesma maneira e que se irrita quando as circunstâncias a obrigam mudar. Velha é a pessoa que não quer mais ler, estudar, participar. Velha é a pessoa que desistiu de olhar para o mundo e para os outros. Velha é a pessoa que sente piedade de sua própria velhice e curte a solidão do abandono, fechada num quarto de espelhos, culpando o mundo pela sua infelicidade. Assim, ser velho ou velha independe da idade cronológica, pois há pessoas de pouca idade que vivem dessa maneira. 

                 Outro grande pensador e pedagogo escreveu assim: - IDOSA é a pessoa que tem muita idade; VELHA é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células; a velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso.

                 Caramba! Acho que tenho de mudar meus pensamentos. Ora bolas eu gosto de ser chamado de Velho e nem vem que não tem ser chamado de Idoso. Que os digam os famosos articulistas, os famosos mensageiros do bem, mas não adianta, sou mesmo um Velho e por cima chato, cheio de manias e outro dia um dia me disseram que sou egocêntrico. Fui olhar no dicionário e vi que egocêntrico se refere ao egocentrismo, relativo ao ego (?) e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Seus sinônimos são entre tantos: - Egoísta narcisista e metido. Mama mia! Sou tudo isto?

                 Tem gente que morre de medo de ficar velho. Dizem com orgulho que estão passando para a terceira idade. Outro dia tentei calcular quem pertence à Primeira idade e a segunda idade. Francamente me perdi em teses matemáticas e fiz tantos cálculos que preferi parar. Mas diacho, com meus setenta tantos anos não tenho direito de ficar velho? Tenho que ficar idoso e passar para a terceira idade? Será que tem a quarta idade? Risos. Não sei e acho que lá não chegarei.

                  Um amigo muito esperto me disse: Vado escoteiro você sabe quando está ficando velho quando começa a ver a coluna dos obituários nos jornais. Sempre olha a idade dos que se foram para o outro lado da vida e comparar com a sua. Bem ainda não cheguei lá, portanto não estou velho, mas presto uma atenção “danada” quantos anos tinha os que se foram desta para a melhor. E necas de reclamar que estou ficando surdo, tusso muito ao falar, minha operação de catarata sempre adiada, minha respiração ofegante e minhas pernas que não me obedecem mais. Mas não sou velho, sou idoso, dos bons, pois mente fervilha para pensar e escrever.

                 Como diz o velho pensador articulista num mundo de mudanças velozes, cuidar da cabeça é fundamental. Temos que ter coragem e decisão para aprender coisas novas e, principalmente, desaprender as que não nos servem mais. E ainda ter sabedoria para distinguir as novidades passageiras, dos valores permanentes que devem ser mantidos e preservados, apesar das mudanças na tecnologia e na ciência. Honestidade, ética, respeito e lealdade são valores permanentes. Da mesma forma são a família e as amizades. 

                E você? Como se sente? Você é velho (a) ou jovem? Putz! Pegou-me de calças curtas. Sou velho ou idoso? Deixa prá lá. A vida é assim, uns tem e não podem outros podem e não tem. Eu agradeço ao Senhor pelo que tive e tenho. E sempre alerta para todo mundo!



Nota de Rodapé: - Acontece com a velhice o mesmo que com a morte. Alguns as enfrentam com indiferença, não porque tenham mais coragem do que os outros, mas porque têm menos imaginação. Marcel Proust.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários