Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

História do Escotismo. O Major Kenneth McLaren, o menino que estava perdido... (1860-1924).


História do Escotismo.
O Major Kenneth McLaren, o menino que estava perdido...
 (1860-1924).

                  Muitos dos amigos de Baden-Powell que ajudaram a movimentar a fantástica organização Escoteira não são muito conhecidos. Foram eles que ombrearam nos primórdios onde o escotismo começou. Um artigo sobre Capitão Roland Philipps que escreveu o estupendo Sistema de Patrulhas já publiquei. Hoje vamos comentar sobre o Major Kenneth McLaren, grande amigo de Baden-Powell cuja importância maior foi ser o auxiliar de BP em Brownsea, onde o escotismo começou. Vejamos:

- Kenneth McLaren foi uma figura-chave na vida de Robert Baden Powell e o desenvolvimento inicial do movimento Escoteiro em seus primeiros anos. Um amigo íntimo por mais de vinte anos - "Meu melhor amigo em todo o mundo" disse um dia. Ele participou do primeiro campo escoteiro na ilha Brownsea em 1907 e foi o primeiro gerente dos Boy Scouts. McLaren deslocou-se silenciosamente para a obscuridade para uma discussão sobre a natureza de seu relacionamento com Baden Powell pelo autor Tim Jeal na década de 1990.

McLaren e BP se encontraram por volta de 1881 no Afeganistão como membros do 13º Hússar, onde atingiu a aparência juvenil e foi chamado de "o menino McLaren". A movimentada amizade na Índia, juntos marcou uma estreita amizade. Eles caçaram javali juntos, descritos por BP como "pigsticking".

McLaren tinha sido educado em Harrow, depois passando por Sandhurst antes de sua postagem com o 13º Hussars. Ele era um excelente jogador de polo e representava os Hussars em inúmeras competições. Quando os hussares retornaram à Grã-Bretanha em 1886, BP viajou com McLaren para a Escócia em licença. BP fez inúmeras viagens importantes para a Escócia durante o desenvolvimento inicial do Escotismo, mas também nos últimos anos - É válido considerar se algum desses cálculos foi iniciado por seu amigo.

Imagem
 McLaren casou-se com Leila Evelyn Landon, filha de um oficial do exército em 1898, mas deixou sua esposa grávida em 1899 para fazer campanha na África a pedido de seu amigo. Com BP em Mafeking, ele foi gravemente ferido e no hospital Boer durante as últimas seis semanas do seige. Sua filha Eilean nasceu em outubro de 1899 e BP tornou-se seu padrinho. Ele trabalhou para a BP novamente em 1901 como seu oficial de recrutamento em Londres para a Polícia Sul-Africana. Sua esposa morreu aos 29 anos em 1904 e a BP apoiou seu amigo enquanto ele se ajustou à vida.

Quando BP planejou seu acampamento experimental na Ilha Brownsea pediu ajuda a McLaren. Em dezembro desse ano, ele se tornou o primeiro secretário dos Boy Scouts, mas apenas por um curto período de três meses, incapaz de se dar bem com a administração Pearsons, a editora e o patrocinador da BP nesta fase. BP não interviu, possivelmente quando McLaren havia anunciado sua intenção de voltar a casar.

BP estava preocupado com o desenvolvimento da relação entre McLaren e a ex-enfermeira de sua esposa, Ethel Mary Wilson, logo após a morte de Leila. BP em principio não aprovou o casamento de McLaren. Eventualmente casado em 1910, BP não participou do casamento e os dois começaram a se afastar. BP casou-se com Olave Soames em 1912, McLaren não foi convidado e sua nova esposa era propensa a ser altamente ciumenta das antigas amizades de BP.

Em 1914, McLaren se ofereceu para estar na França em um papel administrativo e, em 1910, foi diagnosticado com um "amaciamento do cérebro", traduzindo para a depressão crônica que ele sofreu ao longo de sua vida. Antes de morrer em 1924, McLaren passou seis anos entre Camberwel House Asylum e um hospital mental privado em Herefordshire. BP não participou do funeral.

Ethel manteve a casa de McLaren em Argyll e depois comprou uma casa menor na mesma aldeia. Os papéis de McLaren e as centenas de cartas trocadas pelos dois amigos foram aparentemente destruídos pelas esposas após a morte. Em 1965, um baú de chá em um leilão de Glasgow encontrou-se as cartas de BP para McLaren enquanto ele estava ferido em Mafeking. Estas cartas estão agora em um arquivo scout escocês. Ethel morreu em 1967, sobrevivendo a sua filha Eilean por dez anos morrendo de câncer em Creaton uma década antes.

McLaren estava perturbado com a morte de sua mãe e foi essa dor que originalmente o trouxe a BP. Ele foi deitado ao lado da mãe, Elizabeth McLaren, numa encosta de Argyll, num local magnífico, olhando para o mar.

Em um compartimento murado coberto com um trilho e um portão de ferro forjado, sua sepultura se ergue sob uma cruz celta de granito. O recinto não foi gerenciado (a família McLaren parece desaparecer inteiramente da área) e as árvores de teixo assumiram o local, destruindo os muros fronteiriços ameaçando e prejudicando a lápide de Kenneth McLaren. É um legado desesperado para o homem tão importante na criação de um movimento global de escoteiros de 38 milhões.


Existe uma fundação que procura subsídios para dar uma lapide e um tratamento melhor em sua sepultura. Não consegui saber se isto de fato aconteceu.

Nota de Rodapé: - A história do Major Kenneth McLaren, amigo de Baden-Powell e um dos participantes no primeiro acampamento em Brownsea, não foi coroado de atos heroicos. Não pude me furtar a pesquisar sua vida e em pequenas pinceladas contar como tudo aconteceu e o porquê sua amizade com Baden-Powell foi abalada.  Sim ou não, nunca se furtou a ajudar BP em todas suas novas atividades que estava desenvolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários