Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Perguntar não ofende!


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Perguntar não ofende!

                      Estou perguntando a você. Você mesmo, você quem disse que o escoteiro não marcha caminha. É mesmo? E quem disse isto para você? Os meninos, os jovens? Você viu quantos desfilaram por todo o Brasil marchando sendo aplaudidos, os pais ali sorrindo e se orgulhando dos seus filhos? Mas você disse que escoteiro não marcha, caminha. Obrigou a uma plêiade de bons meninos e jovens a caminhar sem saber se era isto que queriam. Perguntou para eles? Está escrito onde? Tentou saber o que os que assistiam o desfile pensaram sobre isto? Será que eles concordaram com você? Analisou por acaso quanto de marketing você criou para o movimento escoteiro com sua intransigência? Valeu então caminhar, andar como se estivesse em passeio no parque, como se a camisa fora da calça, à meia caída, o calçado de qualquer cor foi sua invenção?

                    É isto, você é autoridade, manda e a disciplina escoteira manda calar e obedecer. É isto mesmo? Nunca pensou nas origens, nas tradições de um passado que marcaram o escotismo no Brasil? Seria bom você ler o Poema do Ministro Guido Mondim onde ele diz: - Despe teu uniforme, interesseiro, pois não é nele que vive a disciplina. Nem por vesti-lo te fazes escoteiro, como o exige nossa lúcida doutrina. Que importa a promessa que te ensina, a ser da nossa causa um Cavalheiro, sem a conquista da insígnia peregrina, do caráter de um homem verdadeiro? – E ele o grande Ministro escoteiro completa: Escotismo é escola de lealdade, de amor, de ação e inteligência, isenta de arrogância e veleidade. Bonito não? E finaliza: Se não o compreendeste, então importa, que o construas, primeiro, na consciência. Cumpre a nossa Lei... E depois volta!

                     Pois meu amigo ditador. Já não se fazem escotismo como antigamente. O ontem se foi o presente você faz dele o que quer. Sabia que em cada cinco meninos seis sonham em desfilar marchando? Sabias que a maioria deles adoram o uniforme do nosso Exército brasileiro? Sabia que a ordem unida sempre fez parte de nós e nos orgulhamos da nossa disciplina aceita e não imposta? Meu amigo dirigente, você não é o dono da verdade. Você acredito eu não viveu o que muitos sonharam e viveram. Em nome de uma modernidade que você mesmo criou, desfigura, adultera, deforma e deturpa o nosso passado tão glorioso.

                   Por favor, não me venha com a metáfora que a norma é assim. A norma foi você quem fez. Perguntou aos 80.000 membros registrados? Alguns deles foram consultados? Seria engraçado você chegar junto a cinco, dez ou vinte meninos e perguntar: - Vocês querem marchar ou andar no desfile? Qual a resposta? Você só a terá se perguntar. Mas você acha que não precisa. Afinal você vem mudando tudo. Acabou com sonhos de muitos, está criando um escotismo de ricos, de famosos, de elite, de gente endinheirada porque é assim que se diz não? Afinal não é você quem disse que não pode levar prejuízos? Que não existe almoço grátis?

                   Eu meu amigo intransigente, não comungo sua ideia e seus ideais. Não são os meus. Você está destruindo e pisando em sonhos, está sendo aquele que faz do escotismo não uma sublime filosofia, mas um concreto monstro de pedra feito de cimento e aço. Escoteiro desfila, marcha, treina ordem unida sim senhor. Sei que você se acha dono das leis, da verdade, que é o maioral, mas está fazendo um escotismo seu. Não o de BP, não daqueles que viveram anos sorrindo, acampando, sentindo o ar puro do campo, correndo atrás das borboletas, ouvindo o cantar das matas e aprendendo com os pássaros a ouvir o silêncio  como os das estrelas do céu.

                   Sabe meu amigo intransigente, onipotente, que se diz dono da verdade, o escotismo não é seu. Não é. Você não pode se arvorar só porque uns insignificantes escreveram normas e estatutos que não foram aprovados por BP e por uma legião de esquecidos que já se foram. Espero mesmo que você esteja aí para ver o que está criando, que você acredita sem mesmo saber se os demais escoteiros da terra comungam com você! 



Nota de rodapé: - Sinto pena dos que me dizem: - Não concorda? Vá à assembleia, escreva e peça informações aos donos do escotismo. Será quem tem alguém que acredita nisto? É eles compraram todas as ações. Está nas mãos de poucos. Será que BP sabe disto? Ele deu procuração de sua cria para alguém? Democracia escoteira? Não é, democracia de uma meia dúzia que se apoderou do poder e do escotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários