Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Conversa ao pé do fogo. Lei Escoteira: o exemplo do Chefe.


Conversa ao pé do fogo.
Lei Escoteira: o exemplo do Chefe.

Há algum tempo li uma nota sobre a Lei Escoteira na qual dizia que toda a Lei Escoteira poderia ser resumida no segundo artigo, pois quem é leal é cortês, é amigo, é verdadeiro, e assim seguia. Claro que alguns artigos poderiam ficar de fora, mas a essência é que a lealdade e a confiança lastreiam os valores que trabalhamos no Escotismo através da Promessa Escoteira e, por conseguinte, da Lei Escoteira a qual prometemos cumprir.

A primeira edição deste ano da British GQ publicou um artigo de Bear Grylls com o título “Porque você deve seguir a Lei Escoteira”, neste artigo ele discorre sobre o lema, e destaca dois artigos da Lei Escoteira, o primeiro, o Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que a própria vida, que ele resume, como Escoteiro é confiável e o segundo, o Escoteiro é leal.

Segundo Grills o primeiro artigo da Lei Escoteira “é um dos pontos fundamentais do Movimento, e é fundamental para tantos dos elementos que valorizamos na vida: boas amizades, bons relacionamentos familiares e boas parcerias de negócios. Ser confiável significa não trapacear e manter sua palavra.” E continua: “As pessoas nos conhecem pelas palavras que falamos, pelas ações que tomamos e pelas atitudes pelas quais vivemos.”.

Depois Bear Grylls destaca o segundo artigo da Lei Escoteira, ele escreve “Algumas pessoas podem considerar a lealdade para ser uma qualidade antiquada, mas é mais relevante agora do que nunca neste mundo acelerado onde, se não gostamos de algo, estamos tentados a bani-lo e substituí-lo”. Não podemos aplicar essa atitude aos relacionamentos, porque os relacionamentos só prosperam quando mostramos lealdade uns aos outros.  É fácil ter amigos quando tudo está indo bem, mas estou ciente da máxima: "Um bom amigo entra quando o resto do mundo sai".

É interessante observar que Grills escreve que as pessoas nos conhecem pelas atitudes pelas quais vivemos. E isto nos remete àquilo que Baden-Powell escreveu no Guia do Chefe Escoteiro, “Não há educação que se compare ao exemplo”, esta frase é constantemente citada, porém quase nunca acompanhada do seu complemento, que diz “Se o próprio Chefe Escoteiro abertamente cumpre e executa a Lei Escoteira em todas as ações os jovens vão segui-lo”.

Entretanto às vezes parece que ao compromisso que os adultos escoteiros têm em relação à Lei Escoteira é apenas o de ensiná-lo aos jovens, como se eles próprio não tivessem prometido fazer o melhor possível para cumprir a Lei Escoteira.

Infelizmente hoje é cada vez mais usual no Escotismo a figura do adulto que quer ser o companheiro de jogos e baladas dos membros juvenis, principalmente nos ramos maiores, e não aquele irmão mais velho mencionado por B-P, que é o exemplo a seguir.

Como um chefe escoteiro pode falar de ter uma só palavra se ele mesmo não cumpre, não é confiável, pela manhã diz uma coisa a tarde diz outra e a noite já faz algo que contradiz tudo o que foi dito? Como um chefe pode falar de lealdade se por um projeto pessoal de poder, conspira, quebra a palavra, manipula, etc. para prejudicar pessoas que lhes são ligadas?

Baden-Powell era muito preocupado com o exemplo pessoal do chefe escoteiro, tanto que no Guia do Chefe Escoteiro repete por diversas vezes isto. Quando ele fala de religião ele diz que uma das maneiras de o Escotismo ajudar é pelo exemplo pessoal do Chefe Escoteiro, e ele enfatiza isto escrevendo que “Não dúvida nenhuma que aos olhos de um jovem, o que interessa é o que a pessoa faz e não o que a pessoa diz”.

Um chefe tem, portanto, pesando sobre os seus ombros, a grande responsabilidade de fazer as coisas corretas e por motivos corretos, deixando que os jovens observem seu procedimento, sem, contudo fazer alarde de sua conduta. “A atitude do irmão maior, aqui, cala melhor que a do professor”.

É triste ver que cada vez mais temos adultos que sabem discorrer sobre o programa educativo escoteiro, acompanham de perto todas as publicações sobre escotismo, porém são incapazes de fazer o melhor possível para cumprir a Lei Escoteira.

Do site Saber e Agir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários