Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O preço vale a comenda?


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O preço vale a comenda?

                     Escrevi este artigo há tempos. Mudei de opinião? Não. Nestas minhas andanças Escoteiras nos últimos anos, dos quais 69 fazendo escotismo alegre e solto, de menino a homem feito, eu passei por tanto na vida que pensei que hoje nada me surpreenderia. De vez em quando me pergunto: - Que escotismo é este? Que escotismo estão fazendo diferente de tudo que vi? Chamam-me de velhote, embaçado, cria caso, o único que conhece a verdade. Mas que verdade? Não é que outro dia li por aí que um Chefe recebeu uma medalha e a conta? A conta? Medalha tem preço? Tem sim, se você quiser uma faça um processo e olhe veja se sua mensalidade anual da UEB está paga, se o SIGUE tem seus dados. Se for assim quem sabe pode ser agraciado, mas tem que pagar.

                   Pagar? “Tem sim” Era quarenta “pilas” dependendo da medalha. Barato não? Será que vem com o barrete? Deus do céu. Para que servem nossas lideranças? Que caixa é esse que não se pode presentear? Já não basta as mensalidades, as taxas de campo, de Assembleias, de Jamborees e tantas outras? Isto é premiação ou venda? Desculpe meu amigo, você que sempre me diz que não “existem almoço  grátis”. Mas olhe digo com conhecimento de causa, final da década de sessenta e início de setenta. Fui Comissário Regional em Minas Gerais. Nunca cobramos nada e nem a UEB. Como fazer? Nada como ter um bom profissional escoteiro para resolver.   

                        Tem lista de preços? Bons serviços 40 mangos, gratidão idem? E a cruz São Jorge setenta ou oitenta piulas? Nossa! Fico a pensar na medalha Tiradentes e no Tapir de Prata, quanto custarão? Nem quero pensar nas de prata e ouro. Haja tutu para pagar. Estou aqui na minha varanda meditando: - Ouro Preto, Sete de Setembro de um ano qualquer. Governo mineiro reunido entregando medalhas aos convivas: - Autoridades de todo país. Cada uma delas sorrindo ao receber sua condecoração brilhantemente entregue pelo Governador. Recebe sorri e lhe passam um recibo. – Excelência, pode pagar com cartão! Ou então no caixa do Palácio Tiradentes que o Aécio construiu. E vai cobrança para o Presidente Temer, O Lulinha do Sítio de Atibaia (ele tem amigos que pagam), o Juiz Moro, deputados e senadores da turma da lava jato. Eles sim têm muita grana e podem pagar. O Governador Pimentel grita! Se não pagarem meto todos vocês na Comissão de Ética! Será assim na Escoteiros do Brasil? Como o papagaio dizia? Ou paga ou desce? Risos.

                      Pois é, não existe elogio grátis, nem certificados nem um diplomazinho feito na gráfica da esquina. Nas fotos que raramente aparecem no Facebook, lá está o Chefe sorrindo. Deve ser porque não foi ele que pagou. E no último dia de Assembleias Regionais e Nacionais? Triscam no ar as medalhas. Quem recebe? Aqueles participantes do poder ou da corte, ou que tem a casta dos aquinhoados com a amizade dos grandões. Se o Grupo tem uma bela estrutura e a direção gosta do individuo Chefe, então é possível uma medalhinha. Uma simples, uma gratidão bronze porque ouro não dá, nem prata. Quem sabe se está ali há tempos pode sair uma de Bons Serviços. Esqueça uma Cruz São Jorge uma Tiradentes. Tapir de Prata? “Meu” tire o cavalo da chuva. Esta é para quem conseguiu ser um Quatro Tacos, e de bem com os donos do poder. Há de “Velho Lobo” só quem tá com um pé na cova!  

                     Dizem que os processos hoje para se candidatar a uma medalhinha e pagar por uma condecoração é mais fácil que no passado. Basta estar em dia com o SIGUE. Eita SIGUE danado! Aperta um botão e logo recebe uma de bronze. Esqueça-se da prata e de ouro. Esta nem pensar. Não é assim? Pode ser, mas se você meu amigo é daqueles que não se importa se é premiado ou não, se você é daqueles que vai todos os sábados conviver e ajudar aos escoteirinhos, os lobinhos os seniores e passar uma vassoura na sede do grupo, cuidado. Se não tiver “tutu” e souber manejar a máquina do SIGUE esqueça. E olhe se no Grupo o Chefão não for com sua cara, melhor é pular nas cataratas do Iguaçu.

                     Agora não faça como eu que não tenho registro. Seja registrado na EB. Pague seu rico dinheirinho anualmente para eles. Vá às Assembleias, tire o chapéu para os diretores, presidentes, faça uma mesura para seu Diretor de Curso, sorria para os quatro tacos, cuidado se encontrar um Seis Tacos. Existe ainda? Não, mas tem muitos formadores de olho se elas vierem a aparecer. Tem tempo que não vejo o balancete da UEB. Na ultima vez sobrava mais de um milhão de cruzeiros novos. Novos? Então agora é Real? Deus do céu, quanto vale o Chefe Escoteiro ou um de lobinho? Ele vale o que pode pagar ou o que vai realizar com a meninada?   

                     Dizem que hoje nada é de graça. Se paga para tudo. Para distintivos, para Lis de Ouro, Escoteiro da Pátria ou da Insígnia de BP. Você meu jovem ou minha jovem que recebeu agradeça ao caixa do seu grupo, ou ao bolso do seu Chefe, foi ele quem pagou. E o Lenço da IM? Cobrado também. Quando no passado recebi o meu ninguém me cobrou e nem o anel de Gilwell. É mesmo. Se você não é simpático com seus superiores escoteiros, se tem ideias avançadas, se não concorda com muitas coisas que acontece no seu grupo, distrito ou região, tire o cavalinho da chuva. Nunca vai receber nada! Pagando, fiado ou no cartão. “Necas de catibiriba”!   

                   Sinceramente eu não sei como é nos outros países. A UEB copia tanto que lá nas “estranjas” disseram que vender tudo é “bão” demais! Que sonho seria ver uma Liderança se preocupando, ajudando os mais humildes, valorizando seus chefes, perguntando, pedindo opinião, procurando aqueles que estão saindo para saber o porquê, trabalhando com bons profissionais para suprir as necessidades de manter a meninada e os chefes por anos e anos escoteirando.

                      Não existe orgulho maior, satisfação maior, alegria inusitada quando um Chefe recebe um elogio, um diploma ou uma condecoração. Ele merece, e é ele quem faz mover a roda do moinho do escotismo e não os donos do poder. Será que no alto de seu cargo eles também pagam e fazem seus processos para receber? Chego ao fim da minha vida assistindo a este espetáculo deprimente. Eles só pensam “naquilo”. Lucro e lucro! Sei que muitos já se acostumaram. Um grande pensador dizia que tudo faz parte do aprendizado. A gente vai vivendo e aceitando o que nunca deveria aceitar. Daqui a alguns anos tudo se tornará um hábito de comportamento. Pois é!  
  

    “Sem palavras sem nada para dizer depois de saber que você vai pagar a conta”

Nota - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários