Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 24 de dezembro de 2017

Uma Crônica de final de ano. Feliz Natal Escoteiros... Um Ano Novo cheio de amor e paz!


Uma Crônica de final de ano.
Feliz Natal Escoteiros... Um Ano Novo cheio de amor e paz!

               O ano vai chegando ao fim. Não sei analisar se foi bom ou ruim. O Brasil passou e passa por mudanças que podem gerar frutos. A politica foi desnudada e apresentada aos brasileiros como ela é. Falta de credibilidade e homens que deviam ser exemplos de ética e honra, mas mostraram que seu caráter não era o que pensávamos ser. Será que isto sempre foi um fato em nosso país? Já tivemos no passado homens que podíamos orgulhar? Em minha opinião sim. O ontem não é mais o hoje e o amanhã existe a possibilidade que tudo ira mudar.

               E o Escotismo? Não sei. Para mim tem uma nebulosa a minha frente que não dar para ver o seu futuro. Nunca desisti de comentar o que penso. Tornei-me em alguns momentos uma voz perdida na comunidade escoteira. Muitos discordam do que penso e faço. Sabem que não aplaudo nossos dirigentes. Muitas das minhas ideias são ventos que não se fixam e se perdem em qualquer lugar. Não aplainam os caminhos onde todos deverão passar. Há uma crescente de novos lideres que gostam do que fazem. Combatem o imediatismo e dizem que as ideias de BP já não trazem nada novo nas hostes na educação moderna dos jovens.

                E eles? Sorriem, fazem e desfazem não se importam com que os outros pensam. São donos da verdade, fazer consultas aos associados é uma ilusão que para eles não merece credito. O Voluntário Escoteiro hoje se tornou um joguete da associação. Recebe as instruções e se quer discordar ou opinar logo são chamados às falas por seu superior hierárquico. A Corte dos Lords está formada por pessoas que se endeusaram se tornaram Reis e de seus atos não há discordância e a aceitação é plena e insofismável.

                Esqueceram-se do objetivo. O adulto no escotismo hoje em sua maioria procura também seu lugar ao sol em detrimento dos jovens. (não todos). Suas fotos, seus atos sua performance se sobrepõe aos meninos e meninas escoteiras que deveriam ter prioridade. Os chefes turistas são uma realidade. Qual é o nosso objetivo? Baden-Powell disse que nosso movimento é uma fraternidade livremente aceita, não tem caráter de obrigação o adulto só atua com supervisão. Verdade? Basta ler e reler o pensamento de BP no seu programa e método.

              É isso mesmo que estão fazendo? O mote em dizer que o objetivo é a criança deixa a desejar. Se pensarmos bem, a rápida expansão do Movimento Escoteiro durante seus primeiros aos foi devido ao método novo de educação, que se apresentava de uma maneira simples e que atraia os jovens pela sua própria simplicidade. Recorria a uma linguagem fácil, muito afastada dos termos técnicos utilizados no mundo pedagógico e sociológico de hoje. Quem sabe este é um dos motivos para nos meios educacionais não citarem Baden-Powell ou o escotismo como fonte originária das novas ideias e técnicas.

               Para que serve o Movimento Escoteiro? Qual sua finalidade? Onde entra o adulto nesta maneira simples de formação? – Ouça os jovens. Converse com eles, fale com eles, aprenda com eles e deixe-os ir aprendendo a fazer e errando tanto que possível. É isto mesmo que estamos fazendo? Desculpe, mas poucos ainda se preocupam com isso. Nossos lideres se contradizem afinal eles fazem diferentes. Mudam, trazem novas ideias, novas práticas educacionais, formam programas nunca procurando saber se deu certo. Pesquisas? Não existem Consultas às bases.

                Mas vamos voltar ao Natal. Vamos desejar a todos que aprendamos com nossos próprios erros. Vamos aprender a respeitar, a tentar entender aqueles que labutam ao nosso lado. Foi um ano até razoavelmente bom. Pena que muitos se afastaram, magoados pelo tratamento que receberam. Pena que as admoestações as ameaças e a procura dos meios legais para silenciar os discordantes ainda não chegaram ao fim. Dizem que não, mas Baden-Powell está sendo esquecido, seu programa e método já é considerado arcaico.

                Dizem que hoje os jovens não querem mais o sonho da vida selvagem, do sobreviver nas dificuldades, eles já sabem o que querem e discordam até mesmo de uma Lei e uma Promessa que não faz parte do seu habitat. Se o escotismo pudesse mostrar as vantagens das atividades ao ar livre, seja na mística criada por Kipling em uma floresta com lobos e outros animais mostrando como podem sobreviver, ou pelo sistema de patrulhas infalível meio de conviver em grupos, onde se aprender a respeitar onde cada um aprende que servir não é só uma ideia ou uma palavra. É muito mais.

                Não tenho condições de comparar o menino do ontem com o menino de hoje. Culpa dele ou do adulto? No presente é melhor? Os exemplos estão aí. Os mais antigos podem me contradizer ou concordar. O que precisamos mesmo é uma dose de humildade, de fraternidade, de saber respeitar para ser respeitado. De perguntar antes de fazer, de ser leal cortês, ou melhor, dizendo, aprender com nossa Lei tão esquecida por muitos que se aproximam do Movimento Escoteiro.

                 Mas deixemos de lado as dúvidas. Feliz Natal... Mesmo você que me lê e não esta entre meus amigos das minhas páginas, a você que saiu dela por pedido de um que acha que não mereço crédito. O tempo vai passando, mais um Natal que passo por ele, não sei quantos ainda irei passar. “Chover no molhado” faz parte do que acredito. Não bato palmas para muitos dirigentes escoteiros emplumados. Desejo sim a eles um feliz natal e um ano novo cheio de paz e amor.

Sempre Alerta! Meu sincero e forte Abraço Fraterno. “Feliz Natal”


Nota - Perguntaram-me uma vez para que serve o escotismo. Pensei muito para responder: - Seria uma escola de formação de caráter? De fraternidade? De ter direitos de pensar e opinar? Ainda não esqueço as palavras de B.P: - É uma pena que um homem tenha que viver sessenta anos para adquirir alguma experiência de vida e a leve para o túmulo, cabendo aos que o seguem começar tudo de novo, cometendo os mesmos erros e enfrentando os mesmos problemas... Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários