Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quarta-feira, 14 de março de 2018

Conselhos de Baden-Powell. Perseverança.



Conselhos de Baden-Powell.
Perseverança.

- A divisa do Escoteiro é “Nunca dar-se por vencido até que venha a morte” e, seguindo-a, livrar-se-á de muitos apuros, quando tudo parece correr-lhe mal. Para isso é preciso um misto de audácia, paciência e força, a que chamamos “tenacidade”.

- Quando tudo parece correr mal, sorri e canta o estribilho: “Insista, insista, insista” e verás como afinal tudo sai bem. Um grande passo para o êxito é ser capaz de suportar as desilusões. Um Escoteiro de verdade é sempre o mais paciente dos homens; não fica aborrecido se não conseguir logo à primeira; antes espera e trabalha serenamente e com determinação até que por fim “vai lá” - tanto nas pequenas coisas como nas mais importantes.

- “O carvalho foi em tempos uma plantinha”. Se alguma vez sentires fugir a esperança de vires a ter êxito na vida partindo de um modesto princípio, lembra-te de que até mesmo o carvalho, essa árvore tão grande e vigorosa, começou por ser uma pequena planta caída no chão.

- Nunca te dês por vencido até o estares mesmo; continua a lutar contra os perigos e dificuldades não cedas perante eles, e acabarás provavelmente por sair vencedor. Quando o teu entendimento te disser que tal é impossível, responde-lhe: - “Não, impossível não. Vejo bem o que poderia ser. Posso tentar. Posso vencê-lo, posso, posso, posso, e vou mesmo vencê-lo!” E aposto dez contra um que vencerás.

- “Nada é difícil para um homem com força de vontade”. Se tiveres vontade de conseguir alguma coisa, consegui-la-ás mesmo, seja o que for que se erguer no teu caminho.
Do livro “Rastros do fundador”.

Nota – Às vezes me pego a folhear os escritos de Baden-Powell o que me faz muito bem. Leia BP, conheça BP, siga BP. Acho que foi assim que meu amigo Rinaldi me ensinou. Estou tentando desvendar as páginas do que BP escreveu no seu “Rastro do fundador”. Um dia chego lá. Não está fácil. Se estiveres em dificuldades, este seu comentário tem mil e uma utilidades. Amigo, entenda BP e sorria, vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários