Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sábado, 7 de novembro de 2015

Está faltando motivação em sua patrulha?


Conversa ao pé do fogo.
Está faltando motivação em sua patrulha?

Caros monitores de patrulha.

                 Estou escrevendo este pequeno adendo pensando que alguns de vocês podem estar sentindo-se desanimados, vendo suas patrulhas a cada reunião mais e mais perdendo a motivação. Isto já aconteceu em minha patrulha muitas vezes quando eu era da idade de vocês. Chega uma hora que os jogos as atividades aventureiras vão perdendo aquele sabor que tinha no inicio quando começamos nossa jornada no escotismo. Passado o tempo muitos já pensam em outras responsabilidades na vida pessoal, aquela conversa franca já não está mais adiantando. O Conselho de Patrulha virou uma rotina de um pequeno papo e todos querendo ir embora, pois outro programa os espera. Sei que a maioria dos meus irmãos chefes escoteiros vêem com preocupação e tentam ao seu modo animar ou mesmo conversar com os rapazes e moças mais velhos da patrulha e que podem sim motivar a patrulha para que ela não desista do seu ideal.

                 Muitas vezes isto acontece por nossa causa, nós chefes também temos aquele dia de desanimo, de cansaço, de um trabalho exigido demais na nossa vida profissional e familiar. Dizer que alguns assuntos só podem ser resolvidos pelos pais é jogar nas costas deles muitas coisas que nesta missão nós prometemos seguir e enfrentar. Assim não sei se é a melhor solução. Uma vez meus caros monitores me embrenhei em plena mata, com os monitores a procura de achar a melhor solução para dar uma nova vida, uma nova alma aos escoteiros da patrulha. Foi bom, pois ficamos ali por dois dias só em função de achar o caminho do sucesso que poderia dar novo animo a patrulha. Sempre soube deste que me entendo por Escoteiro que você pode ficar com um jovem por anos a fio na tropa sem conhecê-lo em profundidade e em três ou quatro noites de acampamento saber tudo sobre ele.

                 Já ouvi de muitos monitores dizerem que alguns patrulheiros se mostram aborrecidos e desalentados com as atividades e que a estes faltam o espírito Escoteiro que todos nós buscamos. Até posso compreender a aflição de um monitor ao ver que a patrulha não anda, não deslancha e a tristeza é maior quando no sábado alguns passam a faltar sem uma boa explicação. Um dos monitores disse aos demais que as Atividades de Patrulha estavam deixando a desejar. Ele não sabia como fazer para entusiasmar novamente a todos os patrulheiros. Só sei que ficamos quase uma noite em volta de uma fogueira, muitas vezes em silêncio olhando as estrelas no céu sem ninguém ter uma boa ideia, uma boa sugestão para que tudo voltasse como antes. Um deles me chamou a atenção para um fato – Será que nós monitores não temos culpa? Qual o exemplo que estamos dando? Outro se perguntou quantos Lis de Ouro a Tropa teve nos últimos dois anos. Isto gerou uma discussão gostosa e que as perguntas apareciam e as respostas também. O desanimo poderia ser pelas especialidades, pelas etapas, pelos cordões e até mesmo pelas estrelas de atividade que estavam rareando.

                 Chefe! – Disse um dos monitores, na minha patrulha apesar de todos os meus esforços não consigo que os meus escoteiros se compenetrem dos seus cargos, Parece que só vão por aonde eu vou e fazem o que eu faço... Todos nós ali em volta da fogueira olhamos para o monitor e olhamos para dentro de nós mesmos. Como acertar sem conhecer os desejos e as dúvidas de cada um deles? Como educar e forjar caráter se não conhecemos bem a cada um dos nossos comandados? Estas ponderações resultou numa animada discussão ali naquela floresta, sob um fogo que estava quase apagando não sei se por causa do calor de uma discussão gostosa que acontecia. Muitos se entusiasmaram de tal maneira que disseram para se próprio que era hora de mudar.

                 Chefe! Podemos passar uma noite em um acampamento com nossa patrulha? – Pensei que sim desde que tomada às providencias necessárias, em local escolhido a dedo, próximo a um sitio bem formado, quem sabe cercado e deixá-los viver por um dia e uma noite a certeza que haviam crescido e queriam se conhecer. Se este fosse o remédio porque não tomá-lo? Eu sabia que não seria a solução final, mas deixar que se entendessem que se conhecessem e que aprendessem a se respeitar seria um enorme passo para ajudar na motivação que tanto os monitores se ressentiam e que gostariam que agora tudo fosse diferente. Disse eles que para isto acontecer eu faria duas visitas ao acampamento para ver e sugerir prováveis desvios.  A partir daí faríamos uma grande competição por três meses, com prêmios aos que atingissem um patamar de eficiência, lutar para que as patrulhas se enfronhassem mais nos distintivos a que tinham direito. Era um jogo de todos e não de meia dúzia. Um plano foi elaborado.

                 Sei que não foi um sucesso tudo que foi feito, mas sei que foi um caminho que eles mesmos escolheram. Durante algum tempo a motivação aconteceu e a partir daí com a participação mais efetiva da Tropa seria sim um caminho a seguir para manter motivada e unida a patrulha. Sei que para mim foi uma grande lição. Quando confiamos à resposta será sempre positiva. Como dizia B-P ou somos ou deixamos de ser. A melhor maneira de manter a patrulha motivada é motivando nossos monitores e vocês são a alma e o coração da patrulha. Meu caro monitor, eu conto com você!


E olhem, eu desejo hoje uma fenomenal, uma extraordinária, uma estupenda, uma fantástica reunião de Tropa. Sempre Alerta! Atividades mil para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários