Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

segunda-feira, 6 de março de 2017

Assim não dá!


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Assim não dá!

              Gente! Assim não dá. Abro o Facebook e lá está a indefectível vestimenta com a camisa fora da calça e meinhas de todas as cores. E pasmem IMs e formadores se apresentando com ela. Eu sei que sou um pingo d’água no oceano e que não tenho nada que achar se esta maneira de colocar a vestimenta é horrível. Sempre dizem que não é da minha conta e gostos são gostos. Mas e daí? Eu sei que sou carta fora do baralho, não tenho cargos, não tenho que me indispor com as novas concepções Escoteiras do tal escotismo moderno. Se um grande Dirigente colocou lá no POR que isto pode, o negócio é bater continência e aplaudir. E seja tudo o que Deus quiser. Sem defender meu amado caqui se um dia for colocar a vestimenta nunca me apresentarei assim. Errado ou certo, já estamos tão prejudicados em termos de Marketing que nem sei se isto aos olhos do publico um dia terá o beneplácito da Sociedade Brasileira como um todo.

               Nada contra a vestimenta. Se ela for bem postada, bem apresentada nada contra. Sei que os admiradores desta apresentação se sentem mais confortáveis, e nunca irão concordar comigo. E até acho que tem razão. Cada um veste o que gosta e eles não tem que me dar satisfação. Mas não teriam de dar satisfação ao público? Mas olhe antes de terminar, veja o que me disse o Tunico Barbeiro no ano passado após o desfile de Sete de Setembro:

- Chefe! O que estão fazendo? A turma do meu lado assustou em ver tantos escoteiros com a camisa fora da calça, calçado e meias de todas as cores! Chefe! Estava lá os tais IMs, e não foi o senhor quem disse que eles são exemplos? Afinal dizer o que para ele?

Lição de Baden-Powell
O UNIFORME Escoteiro

Eu frequentemente já tenho dito:
"Nenhuma importância tem que um Escoteiro ande uniformizado ou não!". O que vale é que ponha seu coração no Escotismo, engaje nele o seu espírito e cumpra a Lei Escoteira! Mas o fato é que não existe um escoteiro, que podendo comprar o uniforme, deixa de fazê-lo.

O espírito estimula a usá-lo. A mesma observação aplica-se, naturalmente, àqueles que se dedicam ao Movimento: os chefes e comissários. Eles não têm propriamente obrigação de usar o uniforme; poderiam deixar de fazê-lo se quisessem; mas em seus cargos e funções, tem que pensar nos outros antes de pensarem em si. Eu, pessoalmente uso meu uniforme ainda que seja para inspecionar somente uma patrulha. Tenho certeza que isto aumenta o tônus moral dos jovens. Isto exalta-lhes a estima e admiração por seu uniforme, ao verem-no digna e orgulhosamente usado por adultos e de responsabilidade. Sentem-se enaltecidos por serem levados a sério por um adulto que também julgam importante pertencer à mesma fraternidade que eles.

O garbo e a elegância no uso do uniforme e a correção dos detalhes podem, talvez, parecer coisa fútil e sem importância. Muito pelo contrário, desenvolvem amor-próprio e exercem grande influência na reputação do Movimento perante o público, que julga pelas aparências. Nesta matéria, o exemplo é tudo! Apresentem-me uma tropa descuidada com seus uniformes e eu (sem ser Sherlock Holmes!) poderei deduzir que seu chefe é negligente com seu uniforme escoteiro. Você deve pensar bem nisto, quando estiver envergando seu uniforme ou dando um toque pessoal impróprio a ele. Você é modelo para os jovens e seu garbo e elegância vão refletir neles.


Guia do chefe escoteiro: teoria do treinamento escoteiro, um subsídio para a tarefa dos chefes/Lord Baden-Powell of Gilwell; tradução de Leo Borges Fortes; 6ª edição - Curitiba, União dos Escoteiros do Brasil, 2000, pág. 42 e 43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários