Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

terça-feira, 21 de março de 2017

Inspeção de chefes por monitores existem?


Conversa ao pé do fogo.
Inspeção de chefes por monitores existem?

                    - Quando comento com chefes eles dão boas risadas – Pergunto a eles porque estão rindo. A resposta vem na hora: - Chefe se eu fizesse isto meus escoteiros iriam acabar comigo! – - Eu nunca deixaria. – Eu disse então: – Não tenho nenhum preconceito meu caro Chefe. – Ele de novo: - Nunca fiz chefão e olhe não sei se terei coragem em fazer. Pensei comigo que ele não confiava em seus monitores ou então agiu de forma errônea na formação deles. – Já pensou um Chefe em um acampamento, ficar em frente a sua barraca esperando monitores que virão fazer a inspeção? Sorri baixinho. Para dizer a verdade nem sabia se ele fazia mesmo a Inspeção de Giwell em seus acampamentos. Expliquei para ele que a inspeção de Giwell são inspeções com características daquelas utilizada em Gilwell Park. Todos nós fazemos as inspeções nestes moldes. Pensei com meus botões: - Quantas vezes eu convidei monitores para fazer a inspeção em minha barraca e na minha tralha?

                     Lembro-me certa vez tendo ter conversado com um formador famoso, DCIM sobre este tema e ele coçou a cabeça. – É Chefe, não sei se seria capaz. Até hoje não experimentei. – Disse para mim que ou confiamos ou não confiamos em nossos monitores? Qual o melhor exemplo para eles virem em meu campo e ver como está minha barraca, como está meu material individual, se dobrei bem as mantas, se minha roupa está bem dobrada? Isto não seria exemplo para eles? Eu sempre achei divertido e sorria ao ver o orgulho do monitor me inspecionando. Quando comecei eles me olhavam espantados. Lá estava eu em posição de descansar e quando chegavam ficava em posição de sentido, dava meu sempre alerta e apresentava meu campo. Inventava um nome para meu campo na hora. Eles sabiam que deviam ver meu material de higiene, se minhas pioneiras eram boas e firmes, e se minha barraca foi esticada pela manhã. Se o campo da chefia estava limpo e bem cuidado, se tinha fossas de líquido e detrito e WC com tampas tudo isto como deve ser a higiene de campo.  Amarras e costuras perfeitas. Vasilhame limpo o material de sapa limpo e oleado. Foi divertido. Me copiavam em tudo. No cerimonial um deles comentou: - Chefe seu campo está um brinco! Aí me pergunto: - Serviu de exemplo?

                        Olhe, dizem que não, mas eu também gosto de inspecionar os lobinhos. Sempre em matilhas. – Soube de um grupo que faz semanalmente inspeções nas áreas da sede. Cada tropa matilha ou Clã fica responsável durante uma semana. Limpa, varre, tira a poeira de tudo, e é responsável pelo cerimonial da bandeira naquele dia. Dizem que sempre conseguem excelentes resultados. – Eu sempre gostei de uma boa inspeção não importa onde. Agora já vi chefes fazendo inspeções que não condiz com a lei escoteira. O que faziam? – Levavam palitos papeis e jogavam no chão escondido só para dizer que não são tão bons! – Pense bem, isto é papel de um Chefe? Ele gosta disto? Gosta de ser desleal? O que ele espera com seu ato? Acho que a inspeção deve ser delicada e não ofender e nem ferir ninguém.

                  O Chefe deve ter como meta que ser honesto é questão de honra. Se formos amigos e respeitarmos a todos nas inspeções, eles farão o mesmo com seu Chefe. É na conversa ao pé do fogo à noite com monitores ou em Corte de Honra que troca-se ideias e sugestões sobre inspeções. Em clima amigo de irmão mais velho dando exemplos. Ali é um ótimo lugar para descontrair sem horário determinado. Sempre gostei de boas inspeções na tropa. Sempre acreditei que o respeito e a individualidade são sagrados. Havendo erros o melhor é uma conversa individual com a patrulha ou o monitor. As inspeções de Gilwell são excelentes para se ver como está à patrulha, seu crescimento seja no coletivo ou no individual.

                  Os horários das inspeções nos acampamentos são respeitados. Deixar a patrulha esperando é falta de respeito. Sabemos que tudo foi devidamente explicado aos chefes e assistentes. Até mesmo as inspeções surpresas que são de grande validade. Horários existem para ser cumprido. Dizer que o uniforme sujou não é desculpa para se apresentar sem ele. Afinal lavar o uniforme no campo não é um bicho de sete cabeças. E passar? Fácil. Um dia explico aqui. (nada de levar ferro em brasa para o campo). A assimilação entre a hierarquia Chefe/Monitor deve ser honesta e franca. Me lembro de uma vez em um acampamento na Serra do Cipó quando fui inspecionado. Um Monitor fez questão de puxar minha camisa para dizer: - Está frouxa Chefe! Ele tinha razão, Posteriormente comentei com ele que nunca fazemos isto em público e sim em particular.   

                   Inspeções fazem parte do treinamento e da formação dos Escoteiros. Quanto mais, melhor.  Sem querer ensinar aos “papas” do Lobismo fiz muitas vezes com matilhas. Afinal eles os pequenos lobos devem aprender desde cedo que o uniforme entre outros itens devem ser considerados um orgulho para cada um. Eles devem aprender desde cedo que estar uniformizado com garbo é questão de honra. Dizer que os jogos, a corrida entre outros atrapalham não serve de desculpa. Alguns chefes deixam seus jovens nas atividades ou mesmo nas reuniões de sede usando somente a camiseta. Admito no acampamento, mas sem o lenço. Lenço é complemento do uniforme e vestimenta. Sem eles o lenço deve ser guardado. Afinal todos nós quando vemos uma Alcatéia uma Tropa ou um Clã bem uniformizado não tem quem não se orgulhe. É um paradoxo ficar sem o uniforme quando temos uma reunião por semana. O uniforme e a vestimenta sempre foram o melhor marketing Escoteiro que existe.

           Inspeções... São ótimas para aprendermos a ser Escoteiros. No meu primeiro curso Escoteiro se não me engano em 1959 me lembro do Chefe Francisco Floriano de Paula dizendo: - Olhe não é só porque você vai para o campo que vai virar bicho. Lembre-se que ali você é um ser humano e está fazendo ali a extensão do seu lar. Procure se apresentar como tal! E é verdade. Aprendi que devemos sempre portar como Escoteiros seja em qualquer lugar. Por isto as inspeções tem grandes validades. Afinal somos Escoteiros e cumprimos com nossas normas ou escolhemos as normas que devemos cumprir?


Já pensou algum dia em ser inspecionado pelos seus Escoteiros? E pelos seus lobinhos? Impossível? Sei não. Eu já fui e adorei. Ver o rosto e a seriedade deles quando fazem isto vale muito para quem ama o escotismo como eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários