Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 9 de março de 2017

Espelho meu amigo e meu irmão.


Espelho meu amigo e meu irmão.

                   Hoje me olhei no espelho. Ele é danado, não cria nada que não seja verdade. Pisquei para ele e ele piscou para mim. Oi! – Oi! Ele respondeu. Quanto tempo eim? – Pois é faz tempo, tu tá ficando velho meu amigo. Sorri para ele. - 76 anos de vida, mas olhe tem muitos que são bem mais velhos que eu, respondi. – Mas eles estão mais fortes que você, ele disse. O que aconteceu? – Não sabia responder. Afinal tive muitos acertos e muitos erros. Cada um deles me deu o que tenho hoje e isto sem olhar minha vida anterior. – Ele sorriu, leu meus pensamentos. – Pois é amigo, pelo menos desisti de ser um velho amargurado. Desisti de dizer que vou encostar as chuteiras, pendurar meu chapéu. Colocar minhas lembranças no velho baú do tempo...

                  - O velho espelho sorriu e completou: - Pois é cada um vive como quer. Alguns de lembranças boas outros de lembranças que não foram boas. – Concordo com você espelho, eu disse. O problema maior existe quando nós pensamos que somos muito fracos, ficamos com medo e desistimos, e o problema vai crescendo e nos sentimos que vamos diminuindo... Ele me olhou e sorriu. – Você sabia que sua vida não serias um mar de rosas, não sabia? – Sorri para ele. - Sabia sim. Quantas decepções eu tive? Na minha vida profissional foram diversas, no escotismo então...

                   O Espelho me olhou enviesado: - Meu amigo, a maior prova de coragem é suportar as derrotas sem perder o ânimo. Você pelo menos nunca desistiu. E olhe quando chega aqui e procura ver o que você é, tenho certeza que não tem arrependimentos. Ri para ele. Não falei alto, sabia que ele lia meus pensamentos. Eu sei que às vezes o fracasso vem realmente para ver se temos forças para enfrentar qualquer dificuldade a maior que seja... É, mas teve dias que você fraquejou, disse o espelho, teve dias sóbrios, mas você não desistiu. Buscou sempre uma oportunidade para melhorar e não só sua segurança. Você sabe um barco no porto está seguro, mas com o tempo o fundo pode apodrecer...

                 - Sabe espelho, fico a ler alguns amigos que nunca tive a honra de apertar a mão, que se ressentem que reclamam do que a vida lhes oferece, mas sabe, pelo menos tem aqueles que saltam o obstáculo à procura de um novo sol, um novo amanhecer... Eu queria dizer aos que estão tristes, aos que não conseguem ter um rumo e acreditar e dizer: - Olhe meu amigo, minha amiga, nós somos o que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito. O espelho sorriu sem zombar. – Eu sei como é li no seu pensamento toda sua vida em tudo que passou. As rosas foram colhidas no jardim que resolveu plantar seu destino. Colheu algumas sabendo fugir dos espinhos...

                    Até mais espelho. Obrigado por seu meu companheiro em todas as horas que precisei. Nunca esqueci o que você um dia me disse: Vado Escoteiro, o sofrimento é passageiro, desistir é para sempre! E foi quando fui ridicularizado, achocalhado por alguns que considerava irmãos escoteiros, que entrei aqui quase chorando e desistindo do meu ideal que você disse as belas palavras que até hoje sigo e nunca esqueci: - Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É neste momento a mais que está sua vitória!


                    Sai dando um até logo ao meu espelho. Mais um dia vivo, mais um dia para viver sempre pronto a evitar um tropeço ou uma queda. Eu sei que meu espirito tem um destino, a vida não é para fugir, a vida é para viver, pois viemos aqui para isto. Se aparecer desapontamentos eles serão enfrentados, deixar a tristeza de lado, pois ela nunca irá iluminar o meu caminho. Melhor sorrir abraçar cantar e viver de bem com a vida. Afinal minhas lágrimas não substituem o suor que posso verter em benefício da minha própria felicidade! 

Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo. Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários