Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 14 de fevereiro de 2016

O Presidente do Brasil.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O Presidente do Brasil.

                     Não, não vai ser eu. Nunca poderei ser. Nunca fui politico e agora seria impossível. Não tenho mais idade e afinal eu sou um Escoteiro. Para mim é questão de honra ter dignidade transparência e ética. Que me desculpem alguns presidentes que assumiram a liderança no país em algum tempo. Não vamos desmerecer todos eles, mas a politica me mete medo. Einstein disse um dia que seu ideal politico é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como individuo e nenhum venerado. Não é o que acontece na nação brasileira. Todos querem o poder, serem elogiados, e isto me lembra de Charles de Gaulle quando disse que nenhum político acredita no que diz. Fica sempre surpreso ao ver que os outros acreditam nele. E nunca nos esqueçamos de Maquiavel dizendo que o primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem a sua volta.

                     O líder da nação estará sempre em conluio com alguém. Para ter o poder tem de associar com outros políticos que só veem seu próprio interesse. Seus ministros são escolhidos de acordo com o voto que tem no Congresso Nacional. Se eles tem conhecimento do que irão fazer ninguém sabe. Fico pensando se um mágico dissesse: A partir de hoje fica proibido eleger todos que estão eleitos! Seria bom? Iria surgir novos nomes? Claro que não, mas só de pensar que estes 39 partidos que apregoam nos programas de TV e Rádio que são honestos, que vão mudar que vão fazer isto e aquilo fico pensando na cara deles quando não pudessem estar mais lá. O pior é que tem muitos que ainda tem a pachorra de acreditar neles. Eu e Célia todas as tardes em nossa varanda milagrosa (é lá que tiro da cartola do meu pensamento tudo que escrevo) quem iremos votar nas eleições deste ano. Em quem acreditar? Quem deverasmente podemos dizer que tem o espírito Escoteiro no coração para usufruir nosso voto?

                       Fecho os olhos e fico matutando. E se o povo do Brasil escolhesse alguém que nunca foi politico? Mesmo que ele não desse certo, que não fosse tão honesto, não seria melhor experimentar o novo em vez do antigo que provou que não merece confiança? Ou será que merece? É de doer ouvir suas promessas. A realidade brasileira está aí, ninguém pode duvidar que erros monstruosos foram e são cometidos – É duro ver a falta de caráter, de honestidade, ver homens que achamos que seriam probos roubando descaradamente e quando pego nas garras da lei repetem sempre: - Não sou eu! Sou honesto! Não tenho nada com isto! É culpa da oposição que quer me ferrar! – Já sei, o culpado é o marido da Zica Vírus que dizem não morde ninguém. Chamem o Japonês da Federal e o levem para Curitiba. Ops! Não é na sede escoteira nacional e sim para a polícia federal. Mas malhar em ferro frio é uma tragédia. Quando as eleições chegarem sempre vai ter um para pedir voto ao fulano. – Ele foi Escoteiro? Merece confiança? Vai mudar o Brasil? E eu então dou risadas.

                      Agora pensando bem, como são honestos nossos lideres políticos. Ninguém fez nada. No Mensalão todos foram inocentes. Agora na Petrobrás quando um juiz os meteu na prisão, cantaram igual passarinho. Interessante que ninguém sabia de nada. Os Presidentes da Estatal nunca ouviram falar. O tal Conselho da Estatal se reunia com olhos vendados. Vixe! Que dirigentes incompetentes! Na iniciativa privada não seriam nem faxineiros. E o Presidente e a Presidente ficaram boquiabertos em saber que estavam roubando o Brasil! E o povo meus jovens amigos acordou quando um peitudo chamado Joaquim Barbosa ex-ministro do STF manda gente graúda para a cadeia. Não esqueço o que ele disse: - "O caráter de alguém, para mim, não está na cara, na altura, na cor da pele, na força ou na posição social. Esta rara qualidade só existe em homens justos, dignos, que honram suas raízes e, acima de tudo, têm seu valor. Nada, nem ninguém pode comprar um homem íntegro e honesto”. O cara é Escoteiro e não sabe!

                         Mas pensando bem, sai um entra outro de peito e raça parecendo o herói Escoteiro do desastre da Serra da Mantiqueira. Dois seres diferentes um menino de calças curtas que disse andar com suas próprias pernas e o outro um novo que repete sempre que a corrupção não tem cores partidárias, que quem é extorquido procura a policia e não o mundo das sombras. Sérgio Moro é nosso novo herói. Seu estilo inconfundível mostra seu caráter e seu perfil de homem honesto. Será que foi Escoteiro quando jovem? E mesmo odiado pelos políticos, mesmo aplaudido pela população ainda enfrenta a sanha dos seus superiores onde muitos não escondem seu ciúme pelo seu sucesso. E o mundo vai girando. Os políticos vão se desgastando, mas como carrapatos se apegam aos seus cargos e não querem de maneira nenhuma perder a “boquinha” e ir trabalhar honestamente.


                          Ainda fico pensando, pensamentos abstratos e cheios de hipotéticos senões utópicos se um milagre pudesse mudar a mentalidade da nação brasileira. – Já pensou se escolhêssemos gente nova para todos os cargos políticos no país? Mesmo que nesta leva eleita tivesse desonestos, aproveitadores seria uma redenção. Pelo menos uma limpeza seria feita em um Congresso Nacional e na Política Brasileira de homens que não são homens, são párias, muitos desclassificados que estão a abusar da inocência de muitos que ainda acreditam em suas palavras. As palavras do Juiz herói repercute no meu pensamento, nesta tarde gostosa, na varanda da minha barraca onde estou a meditar se o Brasil muda a politica ou a política muda o Brasil. - 'Eu sempre recebo tapinhas nas costas de pessoas que dizem que [a Lava Jato] vai mudar o país. Não acreditem nisso. “O que muda o país são as instituições mais fortes”, afirmou. (Juiz Sérgio Moro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários