Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Viver é adaptar-se com os novos tempos.


Crônicas de um Velho Chefe escoteiro.
Viver é adaptar-se com os novos tempos.

                    Ainda estou tentando me adaptar aos tempos modernos. A tecnologia bate a minha porta a cada instante. Não posso reclamar, pois foi através dela que dei a conhecer minhas ideias, o escotismo dos velhos tempos e como vive hoje um Velho Escoteiro fora do seu tempo. Um poeta dizia que as coisas mudam, quer você queira ou não. Você só tem de escolher: - Adaptar-se as mudanças ou sofrer com elas. Tenho muitos seguidores quando comento os velhos tempos escoteiros onde vivíamos um sonho. Mas eles são daquela época e como eu também tem saudades do seu passado. Mas e hoje? Vejo alguns novos e até mesmo outros de dez vinte anos de escotismo combatendo estas ideias que um dia viveram na mente de muitos jovens e que hoje são anciãos. Eles fazem tudo para desmerecer o ontem e tentam por demais valorizar o que é hoje e o que será o amanhã.

                   Desfazem do chapelão, da carrocinha cantante nas trilhas em busca de um lugar para acampar. Agora desfazem até mesmo do fundador. Afirmam que muitas de suas frases foram ali colocadas por outros. Dizem que o que ele disse não tem valor histórico e que sempre nos seguramos com mensagens de nosso interesse e não aquelas que ele também disse, mas não há usamos. Já vi um IM dizendo que ouvir os jovens é perda de tempo. Devemos sim mostrar a ele a força das ideias de um mundo moderno e que deram certo, mostrar um novo caminho e ensinar a vida como ela é hoje. Outro IM repetiu o chavão que os jovens de hoje querem acampar, plugar na internet e baladas. Estas místicas de promessa leis e tradições ficaram para trás. Quantos me contestaram sobre o sistema de patrulhas? Estes são aqueles que orgulhosamente comandam um cerimonial de bandeira para uns poucos lobos e umas duas ou três patrulhas com dois ou três cada uma.

                     Bem não vamos generalizar. Têm sim ainda Unidades Escoteiras bem formadas. Bem equipadas. Pais participantes e sempre atingindo o sonho dourado do Padrão Ouro. Outras lutam para conseguir seu lugar ao sol. Quem sabe será um novo escotismo, mas pensante retorno dos anos 80 até hoje. Sempre a me dizerem do novo escotismo. Sempre me contestando e nunca apresentando números de resultados. Sem desmerecer temos uma bom número de homens e mulheres que passaram pelas fileiras Escoteiras e hoje sabemos do seu caráter e de sua norma de conduta impecável. Mas isto é o resultado que esperamos? Quando uma União dos Escoteiros do Brasil “comanda” de forma autocrática com normas e estatutos feitos a quatro mãos podemos confiar? Muitos de hoje dizem que sim. Afinal garantem que esta é a democracia participativa. Se for então jogo meu remo ao mar e vou dormir no meu barco sem saber aonde ele vai me levar.

                        Mas fugi do tema. Fugi do passado. Fugi de muitos que nunca esqueci e não vou esquecer nunca. Hoje aquele programa progressivo não existe mais. Como sou um Velho gagá, decrépito e esclerosado ainda não entendo bem o programa de hoje. Muitos me explicaram, mas como entender? Salvo alguns que permaneceram como eram no passado os demais me ofuscam por causa de tantas especialidades. Copiam “lós Americanos” que tem cem duzentas e não sei quantas em uma faixa que deixa muitos embasbacados. A jornada que fiz de vinte e quatro quilômetros hoje seria uma hipótese absurda devido à marginalidade. Sair à rua virou um perigo, andar sozinho mais ainda, a segurança desapareceu. Meninos que deviam estar escoteirando estão roubando e matando em cada esquina. Mas sabemos que o escotismo moderno não é para eles. Pobres nunca terão vez. Se eu trabalhei engraxando para comprar tudo que precisava hoje não. Afinal com qualquer duzentos reais você compra uma vestimenta. Claro ela pode rasgar, vai desbotar e nunca terá a durabilidade de uma mochila as costas, dois ou três dias bivacando e acampando.

                      Hoje tempos o escotismo de papel. Como? Burocracia meu amigo. Tudo que fizer tem de colocar a assinatura, quem sabe pedir permissão, ou mesmo reconhecer firma para uma jornada maior com seus seniores. Se o seu assessor pessoal não concordar fica frio. Pelo sim pelo não os tempos são outros. Um dos meus arguidores sorriem quando me mostram suas razões. Não respondem quando pergunto dos resultados, mas cá prá nós, você que me lê também algum dia se preocupou? Desculpe mas você e eu sabemos que a maioria destes jovens terão pequena duração nas fileiras Escoteiras, sabemos que menos de dez por cento dos voluntários como você estarão na ativa daqui a cinco anos. Portanto escrever o passado, dizer como era, que muito do que foi poderia ser ainda não terá validade. Meia dúzia da liderança é quem decide. Quando deixo o pensamento fugir pela montanha em busca de uma caverna para hibernar fico a lembrar daquela quadrinha que tem no Caminho para o Sucesso do fundador: - “Tem gente que é um gansinho daqueles que vão atrás, nas pegadas do pai ganso vai seguindo o filho atrás, ele nunca fará nada que não tenha feito o pai”.

                     E para terminar quem sabe vamos chegar aos 85.000 membros no Brasil. Mas não chegamos neste número em anos anteriores? _ É Pouco? Muito? Isto é importante? Cada um de nós eu sei que tem sua própria resposta.

REME SUA CANOA
Canção (Paródia)

Um homem não deve ser boi de rebanho que vai empurrado pra frente sem ver:
Se firma o caráter, faz sua tarefa. E rema a canoa para onde quiser.
Sem medo, ele olha os escolhos que enfrenta: Bebida, mulheres, o jogo e os espertos. Não vai encalhar, porque as rochas contorna.
Remando a canoa com os olhos abertos.

Côro – Portanto, ame o próximo com a si mesmo, Vá indo pra frente como o mundo faz Não fique sentado chorando assustado...
Conduz com o remo a canoa, rapaz!

Do livro, Escotismo para Rapazes de Baden Powell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários