Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Se não existirem as tradições a mística e o simbolismo, então o escotismo acabou.


Conversa ao pé do fogo.
Se não existirem as tradições a mística e o simbolismo, então o escotismo acabou.

                  Os meus artigos sobre mística, simbolismo, nossas origens e tradições tem sido os mais lidos atualmente. Chamou-me a atenção. Peguei todos eles e fiz um condensado, um livro em PDF. Após comunicar que estava disponível me assustei com tantos pedidos. Afinal o tema não foi esquecido e isto era formidável. Choveram pedidos de todo Brasil. De formadores muitos poucos, uma pena, pois eles sim poderiam ser a paliçada a defender o que de mais importante temos no escotismo. Os pedidos partiam de todos os estados e até de outros países. Confirmava-se assim que existe ainda uma preocupação para preservar nossas origens. Os chefes se ressentem por não mais existirem aquelas gostosas místicas, nossos símbolos que nunca foram esquecidos e claro nossas tradições. Sempre um ou outro a indagar que isto não pode nunca acabar.

                   O escotismo sempre esteve assentado em bases sólidas, com um programa definido e metodologia posta em prática com resultados em várias partes do mundo. Isto é discutível? Acredito que não. Somos um movimento de ação, de trabalho voluntário, mas diferente de tantos outros que existem por aí. Infelizmente em nome da modernidade estamos perdendo nossas raízes. Uns poucos se esqueceram do passado e vivem um sonho do escotismo moderno. Não há mais consultas, não há mais pesquisas e nem mesmo se dão ao luxo de saber se todos estão de acordo com as novas metodologias que estão hoje em pauta, copiadas de pedagogos e pensadores do primeiro mundo Escoteiro. Será que nossos resultados foram ou estão sendo bons? Onde estão os antigos escoteiros no seio da sociedade brasileira a valorizar nossa organização?

                   Qualquer membro do movimento vê que nossa evasão é uma das maiores do mundo. Se levarmos em conta o que B.P pensava na formação escoteira, precisaríamos de pelo menos dez anos na permanência do jovem nas suas fileiras. Mas hoje isto é uma utopia. Os nossos valores estão sendo substituídos. São poucos que ainda acreditam no “Fazer fazendo”. São poucos que conversam e dão liberdade aos jovens para dar seu testemunho e o que acham do escotismo atual. Ouvir o jovem dificilmente nossos chefes e dirigentes fazem. Eles se acostumaram tanto com deixa o vento me levar que nem mesmo se perguntam se era isto mesmo que os jovens querem. Chefes comentam, fazem, atuam sempre a dizer que eles adoram o que eles trouxeram de novo no programa. Esquecem-se que temos jovens de várias camadas sociais espalhadas em todo território nacional. A característica principal que nos definia não existe mais. Dois artigos foram sucesso quando os publiquei. O bastão Escoteiro e penacho tiveram centenas de chefes curtindo e compartilhando. A jarreteira já não existia mais. Muitos me perguntaram o porquê isto foi esquecido ou extinto.

                   Dizem que por segurança acabaram com as estrelas de metal. O sistema de provas de classe foi substituído. A bela tradição de abrir o olho do lobo na primeira estrela, de dizer que ele agora é um lobo dos bons na segunda estrela também se foi. Hoje ainda temos os cordões de eficiência e as especialidades. Muitas. Soube de um que conseguiu mais de cem delas. Acho que vi este filme nos escoteiros Americanos. Ainda temos o Cruzeiro do Sul, o Lis de Ouro e o Escoteiro da Pátria. As exigências mudaram. Os velhos sonhos aventureiros foram delegados ao esquecimento. Dizem que hoje isto não é mais possível. Os acampamentos de Gilwell ficaram na história. Ordem Unida é coisa de militares. Marchar nem pensar. Até mesmo um Cerimonial de Bandeira já tem formador dizendo que devemos ser sucinto e breve sem muitas pompas e misticismo. O Sistema de Patrulhas está sendo abandonado por muitos cursos que se tornaram um amontoado de técnicas modernas que nada tem a ver com o escotismo de B.P.

                         Quando nos aproximamos do escotismo o fazemos por acreditar que ele é diferente, tem métodos interessantes e sua simbologia agrega místicas que nos fazem pensar como são e qual sua importância no contexto. Poderíamos dizer que B.P era um místico? Acho que sim. Afinal ele fundou um movimento diferente de tudo que se conhecia até então. Um cerimonial de bandeira é místico? Formaturas por sinais é místico? Sistema de Patrulhas também seria místico? Uma Insígnia de Madeira também? E o aperto de mão, a saudação, a promessa quanto de misticismo temos aí? Pensemos que o Uniforme ou a vestimenta e seus apetrechos tais como o estilo militar, o chapéu e o lenço; os distintivos e provas de classe; as especialidades e a alegria de receber um certificado não seria um misticismo gostoso de participar e viver assim diferente em uma organização? Seria isto misticismo?                      


                       Peguem um fogo de conselho, existe mística maior? E as historias contadas ao pé do fogo que falam dos Cavaleiros da Távola Redonda, da luta de B.P no Transvaal, o primeiro acampamento em Brownsea, A força espiritual de Gilwell Park, o cumprimento da mão esquerda, as saudações Escoteiras, o lenço, o extinto tope com seu penacho, as jarreteiras, as estrelas de metal e tantos outros. Pessoas têm uma sensibilidade maior diante da natureza; outras, diante de situações humanas; outras, diante de intuições filosóficas; outras, diante de suas reações interiores ou quando se encontram em meio ao borbulho da vida agitada na cidade. O escotismo oferecia isto, uma vida de aventuras, uma mística que transcende o tempo, uma simbologia única, uma tradição quase imutável.


                     Quando isto deixar de existir então aquele escotismo de B-P também não será o mesmo. Não afirmo, mas estão tirando o sabor da aventura, da mística, dos nossos símbolos substituindo por outros fatores que julgam mais importantes. Sem perceber já estamos nos transformando em um movimento sem passado, uma historia que vai devagar se extinguindo. Hoje a alegria do jovem ao receber um distintivo, sem simbolismo, sem saber que seus ancestrais escoteiros se orgulharam em receber é um esquecimento do qual ele não mais vai se lembrar. Tudo isto vai aos poucos perdendo a graça. Ele nem sabia que seria assim. Agora o que vê nada difere do seu colégio, do seu computador ou celular. Estamos a perder nossos rumo, nossas origens nossos rastros que nos fizeram o maior movimento de jovens do mundo. A natureza se foi, o sentido da descoberta e andar com suas próprias pernas está acabando. Vai chegar a hora que já chegou para muitos: - Perguntar a si próprio se vale a pena continuar. A mística, o simbolismo e nossas tradições são nossas origens. Ela nos envolve por todos os lados. Ainda bem que tem muitos que não se esqueceram do seu passado e se dermos as mãos quem sabe poderemos ainda resgatar nossa memória. E isto meu amigo Chefe só depende de você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários