Conversa ao
pé do fogo.
Tópicos
interessantes anotadas por leigos no escotismo.
Alguns tópicos
interessantes do escotismo visto por olhos de leigos e que anotaram do que
escreveu Lord Baden-Powell.
Primeiro:
- Ele (B.P) dedicou-se
aos problemas da educação como observador lucido. Em toda a parte, na Africa,
na Índia, na Inglaterra, ele descobriu o que há de extraordinariamente
semelhante em todas as crianças do mundo. Como diria Claude Bernard, segundo a
qual os indivíduos constroem a sim próprios. Para Baden-Powell, que não fez
filosofia, a natureza é uma realidade experimental. Daqui resulta para ele, um
humanismo mais profundo que as diferenças de raça e classe.
Segundo:
- O que, em primeiro
lugar, ele pede ao educador é que seja um companheiro alegre e que saiba
distinguir a coragem, a necessidade de ser tomado a sério, o gosto do
movimento, a boa vontade e lealdade que são, quase sempre, o apanágio dos
rapazes. Este conhecimento da infância e da adolescência a simpatia que lhe
merecem, resume-se no grande principio que fazem do saber descobrir as qualidades
adormecidas sob os efeitos, a chave para o sucesso da educação. O ar livre é
por excelência a escola da observação e compreensão das maravilhas deste
grandioso Universo. Ele abre o espírito, ensinado a apreciar a beleza que está
diariamente diante de nossos olhos e que não vemos. Ele revela aos jovens das
cidades esse mundo de estrelas que se escondem atrás dos arranha-céus, e que as
luzes das cidades e as fumaças das fábricas não permitem admirar. Ele
proporciona a visão das nuvens vermelhas do pôr do sol, resplandecendo em sua
glória, muito além do telhado do cinema.
- Ele fará, por si só,
muitas coisas no campo e dará também “uma mão” em muitos trabalhos de
pioneirismo (pinguelas, pontes, picadas e caminhos). Sua companhia será sua
própria “turma” conduzida pelo seu próprio líder. Ele pode ser um dos da
“turma”, mas terá sua própria personalidade. Ele conhecerá a “alegria de viver”
pela vida ao ar livre. E isto tem uma grande importância espiritual.
Terceiro.
- Pela palavra
Escotismo devem ser subentendidas as características da vida e dos trabalhos
dos grandes exploradores e colonizadores, dos bandeirantes e sertanistas, dos
descobridores e velhos lobos do mar, e dos pioneiros da aeronáutica, juntamente
com algumas dessas vidas, rijas e aventureiras, nós oferecemos aos jovens, um
sistema de jogos e práticas que correspondem a seus desejos, instintivos e
aspirações e que ao mesmo tempo educativos.
Quarto.
- Até o dia em que
começou a exigir. Este dia ele obteve para as crianças espaço e vergonha nossa
– Ordenou qual um general, que se os deixassem correr e viver aventuras alegres
no seio de uma comunidade fraternal onde se discute uma vida mais honesta ao
redor de um fogo sob o céu estrelado.
Quinto.
- Numerosos educadores
e profissionais, desde Montessori a Freinet, através de Claparède e Bovet,
haviam, separadamente, descoberto as vantagens da autoeducação em oposição aos
métodos convencionais de ensino. Entretanto, B.P foi o primeiro a traduzir
alguns aspectos de sua própria vida e experiências para um modelo pedagógico e
apresenta-los em uma maneira simples, prática e acessível a todos,
especialmente aos jovens.
Bem, nada mais a
comentar a não ser dizer... Perfeito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pelos seus comentários