Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sábado, 15 de julho de 2017

Chefes, porque não acampar?

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Chefes, porque não acampar?

            Hoje sábado, no horário que escrevo esta crônica, sei que a maioria dos chefes está em atividade escoteira, pois afinal ninguém é de ferro para ficar longe de seus meninos com seus sorrisos, cantigas, gritos e saudações afetuosas. Tivemos nos últimos anos uma mudança enorme na arregimentação de adultos voluntários para ombrearem conosco no escotismo. Muitos chegando pela primeira vez, aprendendo, vendo e amando. Nossas caraterísticas são as mesmas, mas a nossa verbalização mudou do escoteiro de campo para o escoteiro da cidade. Parece que a civilização venceu o desejo da vida ao ar livre das técnicas de campo e o de dormir sob as estrelas.

             Vez ou outra um ou outro comenta a vontade de voltar às origens. Origens? Bem campismo é sinônimo de escotismo Badeniano. Se isto não acontece é porque as diretrizes apontam em direção contrária. Porque não acampar? São perguntas constantes. A falta da técnica, a falta de normas campeiras nos moldes de Gilwell, a falta de fazer fazendo, está empurrando muitos voluntários escoteiros para um escotismo diversamente contrário ao que apregoamos. O desejo sobe a tona quando o Chefe toma ciência destas técnicas e da vivencia na natureza. – Porque não acampar?

             Sei que a civilização moderna nos empurra para a tecnologia e muito do que os escoteiros faziam se tornaram obsoletos. Verdade? Eu não troco um GPS por uma bússola, uma conversa feita em um celular pela realizada no Morse ou Semáforas. Isto é bom demais!. Medir distancias, previsão do tempo, leitura de mapas, percurso de Gilwell e tantos que não troco por nada moderno. Sei que muitos não tem conhecimento de campo, de barracas, de tempestades imprevistas, sei que muitos desconhecem o cheiro da terra molhada em uma floresta, o aroma das flores das árvores frondosas, da nascente de águas cristalinas. Não sabem distinguir o canto de um Sabiá de um Inhambu, e se forem dar uma quadrada ou diagonal precisam ligar o celular para ver como fazer.

               Porque acampar? Para levar uma quentinha, uma caminha, uma empregada para arrumar a tralha? Melhor não ir. Fique em casa. Agora se quer aprender como fazer um fogão de barro, um estrela, um lavrador, um caçador ou um Fogo Refletor e o mais banal o fogão Tropeiro tá na hora. Já pensou você receber um palito de fósforo e acender um fogo de conselho? São muitas técnicas mas você sabe, ninguém nasce sabendo. Está é a hora de sair por aí, uma floresta, um cerrado, uma serra altaneira, e pé na tabua. Não sabe? Melhor ainda é fazer fazendo. Quantos fogões suspenso eu vi cair? E alguém desistiu? Nunca. Quantas mesas com nós e amarras frouxas eu vi desmanchar?

              Agora uma coisa deve ser dita. Ir e ficar reclamando não dá. Se fores para o campo se prepare para a intempérie, do frio, da chuva dos insetos que conspiram contra você, das pedras no caminho e dos calos que vão aparecer quando começar suas construções de pioneiras. Quer acampar? Então abrace a vida aventureira. Esta de acampar perto da civilização, em um campinho de futebol em um sítio ou próximo a uma fazenda cheia de coisas gostosas a venda nas lojinhas não dá. Não dá mesmo.

               Olhe, eu já passei mais de mil noites no campo. Aprendi a dormir o sono dos justos em barracas, em baixo de árvores, em cima de árvores, em trilhas barrentas, e vi um relâmpago derrubar uma barraca suspensa que dormíamos a sono solto. Para mim quem não acampa não deve participar do escotismo. Se você não se adapta, melhor ficar como um membro da diretoria. Agora se quer acampar faça acontecer. Seu grupo não tem outros chefes? Porque não duas ou mais vezes ao ano saírem por aí em uma atividade aventureira? Sem essa de ter um dirigente mandão ou um chefão que sabe tudo com um programa na mão. Como dizem os velhos lobos, deixe o vento te levar...

                Programa? Tem sim, está cheio de tempo livre para você fazer e aprender técnicas aprendendo com um outro Chefe amigo seu. Vá pescar, vá aprender a subir e descer uma árvore em um nó de evasão. Aprenda a fazer um Ninho de Águia, faça uma escada de cordas, tente montar um elevador de campo. Porque não uma ponte Levadiça? Que tal atravessar um córrego em uma ponte pênsil? Ou então fazendo um comando Crow? Mas não esqueça sua Poltrona do Astronauta. Sem ela não dá. Isto mesmo. Meu amigo quer acampar não fique reclamando. Mochila nos costados, comida no bornal, barraca de uma lona ou vá aproveitar a barraca de Deus pois o céu é seu!

                 Ninguém quer ir? Então não reclame, vá sozinho. O que? Meu amigo eu acampei sozinho tantas vezes que foram os meus melhores acampamentos. Sem vozes humanas, sem chamadas, sem reclamações e ter a oportunidade de olhar o viajar das estrelas no céu. Elas parecem andar e seus brilhos mudam de cor. E um cometa com um enorme rabo colorido? E os objetos voadores que vão por um lado a outro? Bom demais. Dormir e acordar não tem hora marcada. Deu fome? Asse um pão do caçador, ou quem sabe frite um ovo no espeto e se vire meu amigo.


                  Lembre-se, há dois tipos de acampamentos para nós os chefes. Com os jovens sendo você o responsável e com seus outros amigos chefes onde a responsabilidade são de todos. Se acampar com os meninos, faça seu campo. Monte sua barraca, sua cozinha, faça seus bancos para uma noitada de conversa ao pé do fogo. Acampar? Claro, isto sim é escotismo feito na sua raiz. Bom campo, boa atividade e pelas barbas do profeta, que mil morcegos e mil pernilongos cantem para você todas as noites! E olhe fique amigo deles e vai sorrir para sempre nos acampamentos.

Nota: -  Você é Chefe? Gosta de acampar? Se já fez mais de cem noites de campo parabéns se não meu amigo engrene a primeira marcha e faça acontecer. Tu és ainda um Pata Tenra. Não dá? É difícil? Nem sei o que dizer. Mas olhe se ama a vida escoteira não existe nada neste mundo que fará você deixar de viver a natureza, acampando e vivendo o que o escotismo nos deu. Boa atividade e bom campo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários