Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 2 de julho de 2017

O “Chefe”.


Conversa ao pé do fogo.
O “Chefe”.

                  Eu me acostumei desde quando assumi a chefia de uma tropa ser chamado de Chefe. Existem críticos dizendo que devemos ter outra denominação. Eu gosto e fico feliz quando sou chamado de Chefe. Claro que o título para mim não tem muita importância, mas considero como uma tradição no escotismo. Do inglês “leader” podemos considerar como guia ou líder. Dizem que o termo Chefe é pelas qualidades de autoridade, competência e poder de decisão. Não concordo muito. Penso mais na impressão que causamos e transmitimos as pessoas o valor da camaradagem, do respeito e da vontade em colaborar sem ser autoritário e se considerar o maioral. Principalmente com crianças.

                 Ser Chefe no bom sentido tem aspectos positivos. Podemos dizer das virtudes, da integridade, da imparcialidade e de atitudes com princípios morais. Baden-Powell fundador do escotismo escreveu que o Chefe não precisa ser um “super-homem” ou um doutor Sabe-tudo. Ele precisa sim ser um adulto criança, ter a mentalidade jovial e ser capaz de se colocar num nível adequado aos jovens. O Chefe deverá compreender as necessidades, aspirações e desejos dos jovens nas suas diversas idades. O Chefe deve se preocupar com a individualidade e não com o conjunto. Isso acontecendo ele deve pensar em criar o espírito de grupo entre todos seus jovens.

                 O Chefe Escoteiro não deve agir nem como professor nem como comandante militar, nem como líder religioso ou como instrutor. O que ele deve é ter a aptidão necessária para gostar da vida ao ar livre, participar das ambições dos jovens para encontrar outras pessoas que dêem a necessária orientação e instrução. Quem sabe substituir sendo o irmão mais velho, isto é, ver as coisas pela mesmo prisma que os jovens e conduzi-los e guia-los entusiasticamente pelo caminho adequado. Como irmão mais velho, ele deverá interpretar as tradições da Família Escoteira e fazê-las respeitar.

- Vejamos o que Baden-Powell escreveu sobre este tema.

- A ideia do Escotismo quando surgiu parecia caminhar bem. Sabia-se que o menino estava preocupado, mas ansioso por fazer tudo àquilo que acreditava. Embora ele tivesse uma ideia de como realizá-lo, havia a pergunta mais importante da necessidade de obter a liderança adulta para organizar a sua administração na prática. De uma forma muito considerável essa questão foi resolvida pelos próprios meninos. Eles tiveram o bom senso de reconhecer que os oficiais crescidos eram necessários, e procuraram os seus lideres em seus respectivos bairros até que encontrassem aqueles dispostos a se tornar seus chefes.

- Pessoalmente, eu tinha visto um trabalho dedicado e esplêndido dos voluntários e dos funcionários da Boys 'Brigade, e então eu percebi que havia em nossa população um número considerável de homens patriotas que estariam dispostos a fazer o sacrifício de tempo para ajudar.  Mas eu nunca previ a resposta surpreendente que foi dado por tais homens à chamada do Movimento Escoteiro.

- Para eles, é devido o crescimento notável e os resultados alcançados até o momento. Eu tinha estipulado que a posição dos Chefes Escoteiros não seria nem a de um professor, nem de um oficial comandante, mas sim a de um irmão mais velho entre os seus meninos. O importante era juntar as suas atividades e compartilhar seu entusiasmo, e, assim, estar na posição de conhecê-los individualmente, capaz de inspirar os seus esforços e para sugerir novas diversões quando seu dedo sobre o pulso lhe disse que a atração de qualquer mania atual fosse se desatualizando.


                        O termo Chefe Escoteiro não era novo. Era um título antigo Inglês usado por Cromwell, que tinha "Chefes Escoteiros" em seu exército, e seu ramo de Inteligência estava sob a direção de um "Chefe Escoteiro-Geral”.

anexo: - Procurei uma denominação que me desse um parecer perfeito sobre o significava ser Chefe. A de Franklin Roosevelt atingiu em cheio o que pensava. – Dizia ele: - As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. Dizer mais o que? Afinal Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários