Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Conversa ao pé do fogo. Os Jogos no movimento Escoteiro – Parte II.


Conversa ao pé do fogo.
Os Jogos no movimento Escoteiro – Parte II.

Ficou acordado na Corte de Honra que os jogos nas reuniões serão uma escolha da Tropa”. O Chefe ficará encarregado somente dos chamados “Jogos surpresa”. Cada Patrulha fará mensalmente sugestões apresentadas pelos escoteiros. Os monitores transmitirão entre si e aos demais às sugestões apresentadas por toda a Tropa. Nenhum jogo terá a formalidade de obrigação e sim jogado espontaneamente, não só pelo caráter competitivo, mas também pela simplicidade de jogar e divertir!
(transcrito de uma ata de Corte de Honra).

                  Definitivamente não vou dar aqui uma aula sobre como fazer e usar jogos nas atividades Escoteiras. Quem sou eu para isto. Vou somente dar o exemplo que ouvi de um Velho Lobo que me contou suas andanças em visitas a Tropas Escoteiras e ali pode ver se o método escoteiros estava sendo levado em consideração pelos jogos apresentados. Vejamos o que ele disse:

- Primeiro exemplo.
Uma visita em uma tropa de um bairro nobre, onde os jovens demonstravam ter conhecimentos intelectuais acima da média, e com um ou dois monitores bem adestrados e outros ainda tentando conhecer melhor suas potencialidades. Os demais aspirantes, já que a rotatividade dava para ver na apresentação das patrulhas. Conversando com alguns chefes (Um com insígnia) ele pode observar um Assistente dirigindo um jogo. Pomposamente formou às patrulhas, chamou os monitores, (ainda bem!) deu às instruções e estes tiveram um tempo para orientar suas equipes. Perfeito, era assim que devia ser feito. - O Jogo iniciou sem muito entusiasmo. Era complicado e cheio de regras. O Assistente parou o jogo pôr três vezes. Até que se deu pôr satisfeito. Deu para ver no olhar do Assistente sua satisfação pela vitória alcançada! - Ele tinha ganhado o jogo! - Os jovens estavam ali, parados, cansados, com ar de quem estão acostumados e muito obedientes e disciplinados!

- Segundo exemplo.
- Nesta Tropa o Chefe fez questão de mostrar um fichário muito bem feito e acabado que foi devidamente colocado em arquivo no seu Windows. Um pai entendido era o responsável para classificá-lo. Os jogos estavam perfeitamente organizados, distribuídos pôr tipo, função, objetivo etc. Tudo conforme palestras do tema em curso. – Foi perguntado quem escolhia os jogos e como saber dos resultados após aplicação. Ele respondeu que era ele mesmo, pois sabia e conhecia a reação dos jovens (comentou baixinho que era professor de Educação Física e formado em psicologia infantil). Participara de vários cursos de Recreação e Jogos e alardeou que sempre o convidavam para participar da equipe de formação sendo bem considerado em suas palestras. O Chefe visitante notou que ele era o único a dirigir e comandar. O jovem ali não se manifestava. Ele já conhecia tais tipos. Muitas vezes pelos jogos se conhece o Adestramento da tropa. Pobre dos rapazes!

                Ele teve o prazer de conhecer muitas tropas Escoteiras em suas andanças. Em cada uma várias surpresas. Mas teve uma que mostrou o verdadeiro espirito do sistema de patrulhas no desenvolvimento dos jogos. Ele me disse que o que mais o deixava triste eram chefes sempre se justificando e se lamentando sem ver que tudo de errado era sua culpa. Disse que conhecia muito desses chefes lamurientos.

            Mas vejamos o que ele viu nesta tropa. - Olhe fiquei perplexo com tamanha confusão. Não havia apitos, chefes dirigindo, todos bem formadinhos feitos soldadinhos. A sinalização era feita com as mãos. Graças a Deus minha audição seria poupada daquela vez! - Ali estavam eles, em dupla, pôr Patrulha três ou quatro em outro canto. Todos espalhados. Notei logo a maneira do Adestramento. A Tropa era pequena, três patrulhas no máximo seis em cada uma. O Chefe estava alçado em um poste simples dentro da sede, junto a mais dois monitores amarrando um cabo.

             Ninguém olhava sinal que aquilo era comum. Mais dois monitores estavam com um Assistente recebendo instruções. Ninguém correu para me receber. - Não deram conta da minha presença. Fiquei a vontade e percorri cada Patrulha com satisfação. Era um Adestramento dos bons. Não só aos monitores como também os demais escoteiros da Patrulha. Ele já conhecia este plano de reunião. Estava em casa! Logo que o Chefe da Tropa me avistou me cumprimentou de longe e se desculpou pôr não poder me dar muita atenção.

            - Um monitor se apresentou educadamente pedindo licença e dizendo ao Chefe sobre o jogo que seria realizado daí a alguns minutos. Apesar de combinado previamente (havia programa!) a maioria gostaria de fazer o jogo do mês anterior. O que o Chefe achava? - Ele concordou de imediato e pediu ao Monitor que preparasse o material. Bem acho que vocês não precisam saber qual das tropas está fazendo o certo. Pena que não foi filmado o olhar, a feição e a alegria reinante antes, durante e depois do jogo. Aquilo sim era diversão!

                     Jogos são sempre uma preocupação para os chefes não importa a sessão. Esquecem que o manancial são os próprios jovens que participam. Quem deve gostar são os jovens e não os chefes. Quantas boas ideias eles podem dar e garanto que irão vibrar com os jogos que tirarem da sua imaginação. Não sou um expert em jogos, mas dou algumas sugestões: - Procure desenvolver nas matilhas e nas patrulhas qualidades de liderança. “Se pretendermos que, nas horas vagas, eles saibam brincar sozinhos, devemos propiciar a eles a prática da direção das próprias atividades”.

                   Para começar, partilhe com todos às suas responsabilidades de orientador de jogos. Vá aos poucos, delegando-lhes obrigação e autoridade, desde que tais coisas estejam à altura de suas capacidades. Dê-lhes não apenas incentivo para a prática da Direção, mas também, tempo. E não esquecer nunca: - Permita que a turma escolha, de vez em quando o jogo que vai realizar e eleja o seu dirigente. Discuta com elas os resultados dos jogos e faça-as participar do planejamento do programa semanal.


                    Theodore Roosevelt Presidente americano disse: “Creio nos jogos ao ar livre e pouco me importa que sejam jogos brutos ou violentos e que ocasionalmente alguém se machuque. Não simpatizo com o sentimentalismo exagerado que pretende manter os jovens embrulhados em algodão. Na luta pela vida o homem formado ao ar livre sempre demonstrou ser melhor. Quando vocês brincarem, joguem duro e quando trabalhar trabalhem duro. Mas não deixem que os jogos e os desportos prejudiquem seus estudos”.

Nota de rodapé: “Senhor, ensina-me a ser obediente ás regras do jogo. Ensina-me a não proferir nem receber elogio imerecido. Ensina-me a ganhar, se me for possível. Mas se eu não puder, acima de tudo, Ensina-me a perder!” (inscrições encontradas nas paredes da Biblioteca real do Palácio de Buckingham). Mais um capítulo sobre jogos. Que cada um tire sua conclusão e compare com o que faz atualmente. Boa leitura.

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