Conversa ao pé do fogo.
Programas de reunião de Alcatéia.
A programação das reuniões de Alcatéia
deve ser realizada por toda a equipe de escotistas, com antecedência de pelo
menos uma semana e deve atender ao que foi planejado no Ciclo de Programa.
1. OBJETIVOS DA
REUNIÃO –
Antes de realizar a programação em si, é preciso definir o que se pretende
alcançar. Esses objetivos são estabelecidos para todos os lobinhos (não são
aqueles objetivos educacionais do Manual ou Guias). Podem ser objetivos da
reunião, por ex.: Fortalecer laços de amizade na Alcatéia; Desenvolver o
sentimento de patriotismo; Propiciar a socialização; Capacitar para a
participação em acampamentos; Conhecer a mística do Ramo Lobinho; Conhecer a
história do Escotismo; Estimular a prática da boa ação; Fortalecer a união da
matilha; Estimular a participação dos pais; etc.
2. Em seguida escolhem-se
os ELEMENTOS que podem levar ao
alcance dos objetivos da reunião. Os elementos que compõem uma reunião de
Alcatéia são os jogos, dinâmicas, histórias, canções, trabalhos manuais,
dramatizações, danças, técnicas escoteiras, cerimônias, pequenas reflexões, o
acompanhamento progressão pessoal, etc.
3. Definem-se as ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO que podem ser
trabalhadas por meio desses elementos, lembrando que um jogo pode trabalhar
mais de uma área ao mesmo tempo. 4. Os
OBJETIVOS EDUCACIONAIS da
Infância Média e da Infância Tardia são escolhidos, na sequência, de acordo com
os elementos e, se possível, privilegiando os que menos foram conquistados
pelos (as) lobinhos (as).
5. A AVALIAÇÃO
DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS é
feita pela observação da participação da criança em cada um dos elementos da
reunião. Há diferentes aspectos da participação e deve ser escolhido o mais
adequado ou relevante para observar cada elemento. Ao planejar a reunião já
devem ser definidos os aspectos a serem observados nessa avaliação. São eles:
A REAÇÃO:
expressa pelas crianças e/ou observada pelos adultos, indica a disposição e o
empenho na participação, o envolvimento com a atividade, o incentivo aos
companheiros, o entusiasmo, o comportamento diante da vitória ou da derrota, o
respeito pelas diferenças individuais, o interesse em aprender, etc. Deve ser
feita por mais de um escotista e aplica-se os objetivos do tipo: “ajudo os novos
lobinhos e lobinhas para que se sintam contentes na Alcatéia”.
O DESEMPENHO:
refere-se ao nível alcançado no cumprimento das tarefas ou
Funções e indica a necessidade de reforço
ou mudança de abordagem. Aplica-se os objetivos do tipo: “faço bem os trabalhos
de que me encarrego”.
A APRENDIZAGEM:
averiguação da assimilação do conhecimento e habilidade, geralmente feita
através de um jogo ou situação prática de aplicação. Aplica-se os objetivos do
tipo: “conheço os símbolos de meu país”.
A CONDUTA:
observação da conduta durante várias oportunidades para verificar a
incorporação de um determinado conceito ao comportamento habitual. Aplica-se os
objetivos do tipo: “reconheço e aceito meus erros”.
Nota – Pode ser que alguns destes itens
não mais se coadunam com as alterações realizadas no programa do Lobismo. Mas
isto não interfere em boas partes das sugestões aqui colocadas. Boa caçada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pelos seus comentários