Conversa ao pé do fogo.
A Carta Prego em ação.
O tesouro do condor – Um jogo inesquecível.
(- Carta prego são
instruções dadas a uma patrulha com determinações e programas a cumprir. Tem
hora certa para começar e terminar. Os patrulheiros não sabem do que se trata e
nenhum deles sabem o que vão encontrar. Jogo gostoso, sempre com uma pitada de
quero mais).
Faltava pouco menos de meia hora para o encerramento da reunião de tropa. A patrulha,
a pedido do conselho de monitores se reunia, para discutir, sugerir e ver como
deveria ser o Grande Jogo cujo programa anual marcava a sua execução para o
próximo mês de outubro. Era uma tradição e nunca deixaram de realizar. Olhos de
Peixe havia sido transferido para a patrulha há menos de cinco meses, ele tinha
vindo de um grupo da capital do estado, e se incorporara como se fosse o mais
antigo. Enquanto discutiam ele deu uma sugestão que acharam excelente. Toda a
patrulha votou a favor. Na reunião da
Corte de Honra ficaram sabendo que ela havia aprovado e foi uma alegria geral. A
patrulha tinha uma ideia do jogo, e sabiam que o Chefe Polenta iria melhorar, e
claro, dar uma grande “pitada” de aventura. Uma semana antes da atividade,
receberam duas cartas pregos, uma para ser aberta no dia do jogo, as 06 as da
manhã e a outra no campo, após o inicio do jogo, que seria sinalizado por
grandes rolos de fumaça que avistariam na base central.
Todos sabiam que era ponto de honra só abrir as Cartas Pregos no dia e horário
determinado. Isto não tinha discussão e nem era discutido! Receberam também
quatro bandeirolas amarelas e a lista de materiais: – lanche para um dia,
cantil, um par de bandeirolas de semáforas, uma bússola silva, quatro bastão,
uma machadinha, um facão com bainha, uma faca mateira. No roda pé pedia que não
levassem celulares. Solicitava também não se esquecer de levar três lenços
sobressalentes (lenços do grupo), estojo de primeiros socorros, uma lona para
chuva, meias reservas, dinheiro para passagens de ônibus ida e volta. O bastão
era obrigatório. Todos deveriam estar preparados para uma atividade
movimentada e deveriam estar calçados fortes e macios. Disseram-me que muitos
patrulheiros passaram a semana sonhando a espera deste grande jogo, que seria o
primeiro de muitos na patrulha. Dormiam e acordavam
pensando no
grande dia. Às seis horas da manhã em ponto, a patrulha estava a postos, na
praça próximo ao ponto de ônibus e abriram a primeira carta prego.
A Patrulha Águia era composta de sete escoteiros, Zé bolinha, Pinga Fogo, Zé
Colmeia o monitor, Fu Manchu, Olhos de Peixe, Picolé o sub e Pé de Bode (só
apelidos para preservar os nomes). Todos primeiras e segundas classes, ou seja,
uma patrulha bem “escolada”.
Dizia: (a
Carta Prego)
1) – Tomar o ônibus de Cariri, que irá
passar as 06h25min, descer no ponto final. Pegar a Rua das Flores, ir ao seu
final. Lá encontrarão uma estrada carroçável, segui-la por 2 km (deve ser
marcado com o passo duplo). Após orientar pela bússola e tomar o rumo ENE, mais
ou menos 67,5 graus, percorrer mais 800 metros, atravessar um pequeno córrego com
águas límpidas e boa para beber.
2) Segui-lo no sentido nascente por 200
metros e montar o campo assim especificado: - Em forma de pontos cardeais (um
x) com mais ou menos 15 metros de uma ponta a outra e vice versa. Colocar em
cada ponto um bastão com uma bandeirola amarela, (o bastão deverá ser fincado
no máximo com um palmo de fundo). No meio do x, ficará o totem de patrulha,
colocado na mesma maneira. Devem fazer um pequeno cercado de 2 x 2 metros
usando madeira do campo e cipó. Mais tarde saberão para que.
3) – Ao inicio do jogo, as demais patrulhas
também estarão como vocês, como o campo armado e idêntico em algum lugar
próximo. Fora da vista.
4) – Aguardem o inicio do jogo, que pode
demorar de uma a duas horas. Fiquei em posição de alerta e mantenha um
escoteiro de vigia.
5) - Nada
mais dizia. Sabiam que as outras patrulhas estavam nesta hora fazendo o mesmo.
Aguardaram uns bons setenta minutos e eis que viram de um morro próximo, rolos
de fumaça, com o sinais de “O jogo já começou – guerra”. Abriram imediatamente
a segunda carta prego e ela dizia:
1) - Vocês devem colocar os lenços presos
pelo cinto, (proibido amarrar) somente dois palmos para dentro da calça, e
defenderem como puderem as quatro bandeirolas em volta (amarelas) e
principalmente o totem que se for tomado todos serão considerados prisioneiros
perdendo o jogo.
2) – Se defendam das outras patrulhas
para não perderem o lenço, os que perderem devem receber ordens do “matador”
que irá conduzi-lo para o campo de prisioneiros.
3) – Cada patrulha tem um campo próprio e
cercado que fica no centro próximo do bastão totem, para no caso de fazerem
prisioneiros.
4) – O objetivo do jogo é defender as
bandeirolas e principalmente o totem e ao mesmo tempo ir aos demais campos de
patrulha e fazerem o que eles vem fazer com vocês.
5) – A patrulha que conseguir mais vidas
(tirar os lenços), tomar as bandeirolas ou ter o maior numero de bastão totem,
é a ganhadora.
6) É proibido: Lutas, brigas, palavrões
(olhem a lei escoteira) e discussões inúteis;
7) É aceito: Qualquer tipo de truque,
força (sem denegrir imagem), ou qualquer situação a ser criada para ganhar o
jogo.
8) O jogo terá a duração de seis (seis)
horas, a contar do sinal de o Jogo já começou – guerra. O sinal de fumaça “O
jogo já terminou – paz” determina a paralisação imediata do jogo.
9) Lembrem-se, vocês devem proteger o seu
campo e também atacar os demais. Como fazer e o que fazer fica para o conselho
de patrulha resolver.
10) Estaremos toda a chefia em local
privilegiado, vendo vocês através de potentes binóculos. Onde veremos qual a
patrulha mais esperta e a mais não tão honesta!
12 - Boa
sorte Patrulhas da Tropa Mafeking!
Começaram o
jogo. Seu desenrolar foi o esperado. Muitas surpresas, muitas alegrias e até um
pouco de confraternização.
COMPLEMENTO
Foi um jogo
de carta prego idealizado para patrulhas escoteiras. Divertiram-se, correram e
lutaram e muitos têm boas histórias para contar um dia em Fogo de Conselho.
Soube que
fizeram um para a Tropa Sênior, bem diferente. Apenas sugestões:
1) – O jogo foi aplicado em dois dias.
Cada patrulha ficou acampada junto a sua base, portanto o material levado foi
acrescido de 3 refeições e barracas. Levado pelos seniores em mochila e saco
próprio.
2) – Foi preparado um mapa do tesouro com
sua localização e cada patrulha recebeu uma cópia. O mapa foi picotado em
tantas partes quanto forem os bastão com bandeirolas e colocado em sacola
própria amarrado a estes.
3) – Para se localizar o tesouro, era necessário
pelo menos que 3 bandeirolas fossem tomadas. Assim pode-se ver onde está
escondido. Só a chefia sabia onde estava. Estiveram lá antes do jogo.
4) – No primeiro dia, a tomada de
bandeirolas durou até as 18 hs. A partir deste horário até 08 horas da manhã
seguinte, o jogo foi interrompido para o tempo livre de cada patrulha. Tudo foi
conduzido à noite por Morse e ao dia por semáforas ou sinal de fumaça.
5) – O segundo dia foi reservado para a
busca do tesouro. Só para as patrulhas que conseguiram o mapa ou parte deste.
As que não conseguiram ficaram em seu campo até o final do jogo. Uma
programação especial foi preparada com antecedência pela chefia. Não ouve ociosidade
no campo.
Bom mesmo é
quando todos ou quase todos conseguem parte do mapa. O tesouro sempre é uma
surpresa. Quem sabe canivetes suíços para cada um e para o segundo lugar um
belo corte de picanha e um lombo de porco para um churrasco. Uma Tropa Sênior que
uma patrulha abocanhou o segundo lugar fizeram um belo e delicioso churrasco o
que atrasou em mais de 3 horas o retorno à sede, mas com grande
confraternização.
Se ainda
não fez, faça. Vale a pena e o sucesso é garantido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pelos seus comentários